Topo

Federação anuncia medidas para diminuir calendário intenso do vôlei

Carolina Canossa

11/04/2019 06h00

FIVB atualmente é dirigida pelo brasileiro Ary Graça (Foto: FIVB/Divulgação)

A insatisfação generalizada de atletas e treinadores com a quantidade de jogos no vôlei, exposta, entre outros momentos, pelo levantador Bruno Rezende no fim do ano passado, ganhou uma resposta. Após reuniões do conselho da Liga das Nações, a Federação Internacional de Vôlei (FIVB) anunciou uma série de medidas para tentar apaziguar os ânimos.

Umas delas é, a partir da Liga das Nações deste ano, flexibilizar o processo de registro das equipes ao aceitar uma lista de inscrição de atletas mais extensa, permitindo aos técnicos registrar 12 ou 14 nomes antes de cada etapa. Dessa forma, será possível contar com mais jogadores e evitar um rodízio durante a competição.

A entidade que rege o vôlei mundial também promete a, em 2020, abdicar do tradicional sorteio para a definição dos grupos da competição. A tabela então será definida através de um algoritmo desenvolvido pela empresa KPMG cujo objetivo é reduzir as distâncias percorridas por cada equipe e alcançar um equilíbrio de viagens para todas as seleções.

Foi ainda aprovado um período, a ser definido, de descanso após a Olimpíada de Tóquio, em 2020, além da promessa de recomendações sobre o descanso do atleta. Por fim, a entidade afirma que continuará estudando medidas para melhorar o calendário a partir de 2021.

"Tivemos uma série de discussões muito importantes, que moldarão o futuro do vôlei e da Liga das Nações. Tenho muito orgulho de o Conselho ter escolhido apoiar as propostas apresentadas após as reuniões com os atletas. Na FIVB queremos garantir que a voz dos atletas seja ouvida, pois eles estão no coração do nosso esporte. Juntamente com a Comissão de Atletas da FIVB, continuaremos a trabalhar em benefício deles", prometeu Ary Graça, presidente da entidade.

Curta o Saída de Rede no Facebook!

Siga-nos no Twitter: @saidaderede

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Federação anuncia medidas para diminuir calendário intenso do vôlei - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre a autora

Carolina Canossa - Jornalista com experiência de dez anos na cobertura de esportes olímpicos, com destaque para o vôlei, incluindo torneios internacionais masculinos e femininos.

Sobre o blog

O Saída de Rede é um blog que apresenta reportagens e análises sobre o que acontece no vôlei, além de lembrar momentos históricos da modalidade. Nosso objetivo é debater o vôlei de maneira séria e qualificada, tendo em vista não só chamar a atenção dos fãs da modalidade, mas também de pessoas que não costumam acompanhar as partidas regularmente.

Mais Posts