Topo

Saída de Rede

Americana do Minas é vítima de injúria racial em transmissão de jogo

Carolina Canossa

20/10/2019 11h43

Deja McClendon estava no voleibol italiano antes de ser contratada pelo Minas (Foto: Divulgação/Minas)

Reforço do Itambé/Minas para a nova temporada de clubes do voleibol brasileiro, a ponteira norte-americana Deja McClendon foi vítima de um ato criminoso durante a partida entre seu clube e o Dentil/Praia Clube pelo Desafio MG x RJ, na noite deste sábado (19).

Durante o streaming da confronto feito pela Federação Mineira de Voleibol (FMV), McClendon foi chamada nos comentários de "Macaca careca" por um internauta identificado como Rafael Santos, conforme é possível ver no print abaixo, que tem circulado entre os fãs de vôlei:

Em nota, a Federação Mineira de Vôlei se manifestou sobre o racismo contra McClendon:

Nota de Repúdio!

Durante a transmissão deste sábado (19.10) do jogo: Itambé Minas e Dentil/Praia Clube, pelo Desafio de Vôlei MGxRJ Feminino, foram observados alguns comentários maldosos de cunho racista envolvendo a atleta Deja McClendon, da equipe Itambé Minas.

A Federação Mineira de Voleibol, organizadora do torneio, repudia qualquer ato preconceituoso e destaca que o esporte preza por ideias contrárias as destas pessoas que propagam o ódio.

Para a atleta Deja McClendon fica aqui o nosso apoio e disposição!

RACISMO é crime e comentários maldosos na internet são considerados crime cibernético.
#naoaoracismo

Casos de injúria racial, infelizmente, não são novidades no voleibol brasileiro: em 2012, por exemplo, o oposto da seleção brasileira, Wallace, foi xingado de "macaco" por uma torcedora do Minas. Três anos mais tarde, a ex-capitã da seleção feminina, Fabiana Claudino, ouviu um senhor supostamente torcedor do mesmo clube dizer expressões como "macaca quer banana" – à época, ela também elogiou a atitude do Minas em expulsar o criminoso do ginásio. Em 2017, a ponteira Drussyla também foi vítima de comentários preconceituosos na internet.

PRAIA CAMPEÃO

Em quadra, o Desafio MG x RJ foi vencido pela equipe de Uberlândia, que venceu a "final" contra o Minas por 3 a 0, parciais de 25-18, 25-23 e 25-15. "O Desafio foi importante para dar ritmo. Nós estávamos só há três meses treinando e pegamos três times diferentes nessa competição, cada um com um nível de jogo diferente, então começar ganhando do Minas dá mais confiança para a temporada", comentou a ponteira Michelle Pavão.

Ouça nosso podcast de vôlei, o Voleicast

Siga o Voleicast no Instagram: @voleicast

Curta o Saída de Rede no Facebook!

Siga-nos no Twitter: @saidaderede

*Correção: ao contrário do informado anteriormente, pela legislação brasileira, o crime cometido contra Deja McClendon é o de injúria racial e não racismo

Sobre a autora

Carolina Canossa - Jornalista com experiência de dez anos na cobertura de esportes olímpicos, com destaque para o vôlei, incluindo torneios internacionais masculinos e femininos.

Sobre o blog

O Saída de Rede é um blog que apresenta reportagens e análises sobre o que acontece no vôlei, além de lembrar momentos históricos da modalidade. Nosso objetivo é debater o vôlei de maneira séria e qualificada, tendo em vista não só chamar a atenção dos fãs da modalidade, mas também de pessoas que não costumam acompanhar as partidas regularmente.

Blog Saída de Rede