Topo

Saída de Rede

Após susto, Ágatha e Duda ganham a chance de "respirar" na corrida olímpica

Carolina Canossa

17/07/2019 06h00

Ágatha e Duda são as atuas campeãs do Circuito Mundial (Foto: Divulgação/FIVB)

A prata de Carol Solberg e Maria Elisa na etapa cinco estrelas de Gstaad, na Suíça, parecia ter animado a corrida olímpica feminina brasileira no vôlei de praia, mas demorou apenas dois dias para que o cenário mudasse novamente: eliminadas nesta terça-feira (16) por Talita e Taiana no country-cota da etapa quatro estrelas de Espinho (Portugal) com parciais de 12-21, 21-12 e 16-14, as cariocas perderam a chance de levar pontos importantes na disputa por um lugar em Tóquio 2020.

Atualmente, Carol e Maria Elisa estão com 3.370 pontos, contra 3.830 de Ágatha e Duda. Ou seja, a eliminação precoce e a consequente conquista de zero pontos das rivais em terras portuguesas é a chance ideal para as atuais campeãs do Circuito Mundial respirarem depois de desempenhos abaixo do esperado tanto na Suíça quanto no Mundial de Hamburgo. Vale lembrar que a liderança da lista pertence a Ana Patrícia e Rebecca, que ganharam 720 pontos com o bronze na Suíça e agora somam 4.260.

Leia mais:

Voleicast: queda na Liga das Nações acende sinal de alerta da seleção masculina para o Pré-Olímpico

Entre os homens, a corrida olímpica tem o domínio de Evandro/Bruno Schmidt, que ficaram com a medalha de bronze em Gstaad e agora tem 4160 pontos, contra 3030 de Alison e Álvaro Filho, nonos colocados no torneio. Em terceiro lugar estão André/George, que chegaram a 2800 mesmo conquistando apenas na 17a colocação no último torneio. Todos eles jogam a fase de grupos em Portugal a partir de sexta (19).

Na corrida olímpica do Brasil, apenas os eventos de quatro e cinco estrelas do Circuito Mundial, além do Campeonato Mundial, são contabilizados, cada um com peso correspondente. Além disso, os times terão uma média dos 10 melhores resultados obtidos, podendo descartar as piores participações. Só valem os pontos obtidos juntos, como dupla.

Confira a corrida olímpica brasileira do vôlei de praia:

FEMININO

Ana Patrícia/Rebecca – 4260 pontos
Ágatha/Duda – 3830 pontos
Maria Elisa/Carol Solberg – 3370 pontos (não jogam mais em Portugal)
Fernanda Berti/Bárbara Seixas – 2570 pontos
Taiana/Talita – 2530 pontos

MASCULINO

Evandro/Bruno Schmidt – 4160 pontos
Alison/Álvaro Filho – 3030 pontos
André/George – 2800 pontos
Pedro Solberg/Vitor Felipe – 2480 pontos
Guto/Saymon – 1500 pontos

Curta o Saída de Rede no Facebook!

Siga-nos no Twitter: @saidaderede

Sobre a autora

Carolina Canossa - Jornalista com experiência de dez anos na cobertura de esportes olímpicos, com destaque para o vôlei, incluindo torneios internacionais masculinos e femininos.

Sobre o blog

O Saída de Rede é um blog que apresenta reportagens e análises sobre o que acontece no vôlei, além de lembrar momentos históricos da modalidade. Nosso objetivo é debater o vôlei de maneira séria e qualificada, tendo em vista não só chamar a atenção dos fãs da modalidade, mas também de pessoas que não costumam acompanhar as partidas regularmente.

Blog Saída de Rede