Topo

Saída de Rede

Semifinal da Superliga masculina será teste de fogo para Sesc-RJ e Taubaté

Janaína Faustino

06/04/2019 06h00

Os opostos Wallace e Alan vão travar uma disputa particular na série que tem o Sesi-SP como favorito (Foto: Divulgação/Sesi-SP)

Após a definição e o início da disputa da fase semifinal da Superliga entre as mulheres, os duelos no naipe masculino começarão neste sábado (6). O vencedor será definido em uma série melhor de cinco.

É importante frisar que, como esperado, as quatro equipes de maior investimento conquistaram suas vagas nesta reta final. Contudo, Sesi-SP e Sada Cruzeiro, times que fizeram a final na temporada passada, chegam aos playoffs em um nível acima dos rivais Sesc-RJ e EMS Taubaté Funvic. Confira a análise do Saída de Rede.

Sesi-SP x Sesc-RJ

Chegou a hora da verdade para o Sesc-RJ. Uma das equipes de maior aporte financeiro na atual temporada, o time carioca começou a 25ª edição da Superliga de forma avassaladora, se mantendo na ponta da competição durante boa parte do primeiro turno. A partir do final do ano, contudo, o Sesc caiu drasticamente de rendimento e desandou.

Problemas físicos e técnicos passaram a assombrar a equipe do técnico Giovane Gávio. As contusões dos ponteiros Maurício Borges e Rozalin Penchev, aliadas à vulnerabilidade na linha de passe e à instabilidade emocional do grupo foram fatores que colaboraram para o declínio.

O grupo chegou a acumular cinco derrotas consecutivas no returno do campeonato. Além disso, caiu diante do arrojado (mas tecnicamente inferior) Fiat Minas nas quartas de final da Copa Brasil e perdeu a final da Copa Libertadores por incontestáveis 3 a 0 para o Bolívar-ARG. No entanto, com um plantel de selecionáveis, como o citado Maurício Borges, o oposto Wallace, o meio de rede Maurício Souza – melhor bloqueador da competição – e o líbero Thiago Brendle, a equipe indica que está novamente em uma curva ascendente no momento mais importante do torneio.

Apesar dos problemas, o Sesc se classificou de forma contundente para a semi, eliminando o próprio Minas. Para tanto, contou com grande atuação de Wallace, que segue como o maior destaque individual do time. Assim, nesta etapa, enfrentará o Sesi-SP, atual vice-campeão brasileiro que fez a campanha mais consistente da fase classificatória.

A equipe se apoia em uma robusta linha de passe formada por Murilo, Lucas Loh e Lipe (que aparece nas estatísticas como o quinto melhor na recepção ao lado de seu companheiro Renato, segundo colocado) para entregar todas as bolas nas mãos do habilidoso William. Neste sentido, para desestabilizar o passe paulista, o saque carioca precisará funcionar.

Na temporada, o retrospecto é favorável à equipe carioca. Foram duas vitórias – no primeiro turno e na semi da Copa Libertadores – contra uma dos paulistas no returno da Superliga. Outro ingrediente que promete apimentar esta disputa é o duelo dos opostos Wallace e Alan, os dois maiores pontuadores da competição. Enquanto o carioca mantém a liderança com larga vantagem (436 pontos), Alan, seu ex-companheiro dos tempos de Sada Cruzeiro que hoje brilha como um dos melhores atacantes do torneio, é o terceiro colocado, com 364 acertos.

Confrontos:

Sábado (6), às 19h, no Sesi Vila Leopoldina, em São Paulo (SP)

Terça-feira (9), às 19h, no Tijuca Tênis Clube, no Rio de Janeiro (RJ)

Sábado (13), às 19h, no Sesi Vila Leopoldina, em São Paulo (SP)

Terça-feira (16), às 19h, no Tijuca Tênis Clube, no Rio de Janeiro (RJ)

Sexta-feira (19), às 20h30, no Sesi Vila Leopoldina, em São Paulo (SP)

Todos com transmissão do SporTV2

Leia mais:

Ranking da Superliga: para mudar, atletas precisam ir além das redes sociais

Ataque funciona e Taubaté evita decepção em casa ao avançar nos playoffs

Rapha conta como terminou curso de pós-graduação durante a Superliga

Taubaté, de Renan Dal Zotto, tem feito uma campanha abaixo do esperado com um time repleto de estrelas (Foto: Rafinha Oliveira/EMS Taubaté Funvic)

EMS Taubaté Funvic x Sada Cruzeiro

Assim como o Sesc, Taubaté também passou por um período bastante conturbado na temporada. Com um elenco estrelado formado por jogadores que dispensam maiores apresentações, casos de Lucarelli, Rapha, Leandro Vissoto, Conte e Lucão, entre outros, a equipe do Vale do Paraíba fez uma campanha para lá de irregular, acumulando performances inseguras e resultados negativos.

Como uma evidência do desencontro vivido pelo time do Vale do Paraíba, Renan Dal Zotto, treinador da seleção brasileira, é o terceiro a comandar a equipe que conquistou apenas o Campeonato Paulista na temporada (seu antecessor foi Ricardo Navajas, supervisor técnico do clube). Quando ainda estava sob o comando de Daniel Castellani, Taubaté foi eliminado na semifinal da Copa Brasil pelo Minas e terminou a Copa Libertadores na quarta colocação, jogando em casa, no ginásio do Abaeté.

A missão de Renan continua sendo, portanto, dar um padrão de jogo ao conjunto que precisa crescer e justificar todo o investimento realizado. A tarefa, entretanto, não será fácil. Depois de encerrar a série de quartas contra o destemido Campinas somente no último confronto, Taubaté terá que mostrar se de fato tem condições de chegar à final justamente diante do Cruzeiro, um adversário para lá de indigesto.

Após ter passado por um grande processo de reconstrução com a perda de algumas peças, a equipe celeste – atual campeã que busca o hepta no torneio – foi eliminada precocemente no último Campeonato Mundial de Clubes, mas voltou a mostrar sua força ao conquistar o tetra na Copa Brasil e o Sul-Americano, além de terminar a fase classificatória da Superliga na segunda posição, dois pontos atrás do líder Sesi.

Já nos confrontos da temporada, melhor para a Raposa, que cedeu apenas um set aos taubateanos. Deste modo, prestes atravessar outra reformulação motivada pela saída do ponteiro Taylor Sander, que atuará no Dínamo Moscou, o time mineiro, no entanto, sinaliza que está focado nesta fase final do campeonato.

Assim como o passador norte-americano (quinto maior pontuador e segundo melhor na recepção), outro poderoso artifício ofensivo do time de Marcelo Mendez é o meio de rede francês Le Roux, que lidera as estatísticas como o melhor sacador da competição. Aliás, vale lembrar que o central teve performance decisiva na primeira vitória sobre o organizado Maringá nas quartas de final.

Confrontos:

Sábado (6), às 21h30, no Riacho, em Contagem (MG)

Terça-feira (9), às 21h30, no Abaeté, em Taubaté (SP)

Sábado (13), às 21h30, no Riacho, em Contagem (MG)

Terça-feira (16), às 21h30, no Abaeté, em Taubaté (SP)

Sábado (24), às 19h30, no Riacho, em Contagem (MG)

Todos com transmissão do SporTV2

Curta o Saída de Rede no Facebook!

Siga-nos no Twitter: @saidaderede

Sobre a autora

Carolina Canossa - Jornalista com experiência de dez anos na cobertura de esportes olímpicos, com destaque para o vôlei, incluindo torneios internacionais masculinos e femininos.

Sobre o blog

O Saída de Rede é um blog que apresenta reportagens e análises sobre o que acontece no vôlei, além de lembrar momentos históricos da modalidade. Nosso objetivo é debater o vôlei de maneira séria e qualificada, tendo em vista não só chamar a atenção dos fãs da modalidade, mas também de pessoas que não costumam acompanhar as partidas regularmente.

Blog Saída de Rede