Topo

Saída de Rede

FIVB confirma: está repensando formato do Mundial de clubes de vôlei

Carolina Canossa

16/02/2019 06h00

Vakifbank, da chinesa Zhu (foto), bateu o Minas na final da edição 2018 do Mundial (Foto: Divulgação/FIVB)

Disputado atualmente em um formato de dois grupos, onde os melhores vão à semifinal e posteriormente à final, o Mundial de clubes de vôlei deve ter mudanças em breve. A informação, antecipada com exclusividade pelo Saída de Rede, foi confirmada pela Federação Internacional de Vôlei (FIVB).

Através de sua assessoria, a entidade afirmou que está pensando em reformular a competição, uma vez que não acha que a atual fórmula seja "a melhor tecnicamente falando". Como ainda há contratos em vigor, as alterações estão sendo estudadas para entrar em vigor somente no ano que vem, 2020.

Leia mais:

Experimental, Libertadores do vôlei tem saldo positivo nos bastidores

Dos 102 kg ao vôlei profissional: Claudinha, do Osasco, conta como mudou em dez anos

Nenhum detalhe extra foi divulgado, mas é grande a possibilidade de ao menos o torneio masculino virar um jogo único entre o campeão europeu e o sul-americano, conforme revelou o SdR nesta quinta-feira (14).

A fórmula, se colocada em prática, é inédita. Com cinco títulos, o Trentino é o maior campeão no Mundial masculino de clubes, seguido pelo Sada Cruzeiro, que soma três e é o único time brasileiro e já ter conquistado o torneio. No feminino, o Vakifbank é quem tem mais medalhas de ouro (três), enquanto três equipes brasileiras podem se gabar de já terem subido ao ponto mais alto do pódio: as extintas Sadia e Leite Moça, além do Osasco.

Curta o Saída de Rede no Facebook!

Siga-nos no Twitter: @saidaderede

Sobre a autora

Carolina Canossa - Jornalista com experiência de dez anos na cobertura de esportes olímpicos, com destaque para o vôlei, incluindo torneios internacionais masculinos e femininos.

Sobre o blog

O Saída de Rede é um blog que apresenta reportagens e análises sobre o que acontece no vôlei, além de lembrar momentos históricos da modalidade. Nosso objetivo é debater o vôlei de maneira séria e qualificada, tendo em vista não só chamar a atenção dos fãs da modalidade, mas também de pessoas que não costumam acompanhar as partidas regularmente.

Blog Saída de Rede