Topo

Saída de Rede

Saque efetivo quebra passe dominicano e Brasil vence a segunda no Mundial

Carolina Canossa

30/09/2018 03h31

Crédito: Divulgação/FIVB

Por Daniel Rodrigues

Atuando em Hamamatsu (Japão), a seleção feminina não teve dificuldades para alcançar o segundo triunfo no Campeonato Mundial. Após uma estreia tranquila contra Porto Rico, as brasileiras mantiveram o bom padrão de jogo e derrotaram as dominicanas em sets diretos e parciais de 25-15, 25-20 e 25-22, no início deste domingo (30).

O técnico José Roberto Guimarães manteve a formação do primeiro desafio da competição, escalando Dani Lins, Tandara, Fernanda Garay, Gabi, Carol, Bia e a líbero Suelen. No decorrer da disputa, Roberta e Rosamaria entraram nas inversões de rede, além da ponteira Natália, utilizada para sacar e fazer o fundo de quadra. A central Adenizia também entrou no final do terceiro set, substituindo Carol e pontuando três vezes em bloqueios.

Leia também: Brasil busca a primeira medalha da temporada no Mundial Feminino

Gabi avisa torcida: "Estamos prontas para buscar o título do Mundial"

A relação saque e bloqueio foi o ponto alto do Brasil no confronto contra as caribenhas. Foram 6 aces contra nenhum das rivais, além de 14 pontos em bloqueios e somente seis da República Dominicana. A efetividade no saque merece ser destacada, pois além de propiciar pontos diretos, também quebrou o passe das adversárias na maior parte do jogo, facilitando o trabalho do bloqueio, que já antecipava a marcação diante das fortes atacantes dominicanas.

A recepção das brasileiras ainda oscilou um pouco, principalmente no início da partida, e precisará melhorar para o decorrer do torneio. No entanto, quando o fundamento funcionou, a levantadora Dani Lins conseguiu variar as jogadas e ditar um ritmo bastante acelerado a todas suas companheiras.

Entre os destaques individuais, as maiores pontuadoras foram Gabi, com 15 pontos (14 em ataques e um em saque), seguida pela oposta Tandara, com 14 (10 em ataques e quatro em bloqueios). A líbero Suelen também merece ser ressaltada, responsável por importantes defesas e passes bem colocados, quando recebeu os saques das adversárias. Entre as dominicanas, a oposta Gaila Gonzalez foi a grande anotadora, com 10 pontos, a frente de Peña, jogadora do Sesc-RJ, que entrou durante a segunda parcial e pontou 9 vezes.

Curta o Saída de Rede no Facebook!

Siga-nos no Twitter: @saidaderede

O resultado desta madrugada leva o Brasil ao topo do Grupo D, com 6 pontos e 100% de aproveitamento. As comandadas de Zé Roberto volta à quadra na segunda-feira (01), às 07h30 (horário de Brasília), quando enfrentarão a Sérvia, no embate que deverá decidir o primeiro lugar da chave.

O SporTv 2 transmite o Mundial feminino de vôlei. Confira a programação do canal para a primeira semana de disputas:

Domingo (30)
7h20 – Turquia x China

Segunda (1)
7h20 – Sérvia x Brasil

Terça (2)
7h20 – EUA x Coreia do Sul

Quarta (3)
7h20 – Quênia x Brasil

Quinta (4)
7h20 – Brasil x Cazaquistão

 

 

 

 

 

Sobre a autora

Carolina Canossa - Jornalista com experiência de dez anos na cobertura de esportes olímpicos, com destaque para o vôlei, incluindo torneios internacionais masculinos e femininos.

Sobre o blog

O Saída de Rede é um blog que apresenta reportagens e análises sobre o que acontece no vôlei, além de lembrar momentos históricos da modalidade. Nosso objetivo é debater o vôlei de maneira séria e qualificada, tendo em vista não só chamar a atenção dos fãs da modalidade, mas também de pessoas que não costumam acompanhar as partidas regularmente.

Blog Saída de Rede