Topo

Saída de Rede

Brasil perde bronze para a Turquia e fecha Montreux com saldo negativo

Carolina Canossa

09/09/2018 11h20

Crédito: Divulgação/Montreux Volley Masters

Por Daniel Rodrigues

Na disputa pela medalha de bronze do Montreux Volley Masters, a seleção brasileira feminina voltou a ser derrotada em outra apresentação inconstante na manhã deste domingo (09). Diante do promissor time turco, segundo colocado na Liga das Nações deste ano, o Brasil foi superado por 3 sets a 2, com parciais de 25-16, 25-18, 23-25, 20-25 e 15-13, em seu terceiro revés no campeonato.

Leia também: Brasil para diante da juventude italiana e disputará o bronze em Montreux

Mundial masculino começa com vários favoritos e Brasil correndo por fora

O técnico José Roberto Guimarães iniciou o duelo com Dani Lins, Rosamaria, Fernanda Garay, Gabi, Thaisa, Adenizia e a líbero Suelen. A ponteira Fernanda Garay saiu de quadra ainda no primeiro set, com somente um ponto, dando lugar à Drussyla. Carol substituiu a central Thaisa da terceira parcial em diante, enquanto Roberta e Monique também foram utilizadas no decorrer da disputa.

Após os dois primeiros sets com um desempenho muito abaixo do ideal, o Brasil conseguiu uma recuperação importante ditada por um bloqueio muito agressivo. A partir do momento que o fundamento passou a funcionar, as brasileiras ganharam confiança e intimidaram suas adversárias, que jogavam soltas até então. Com a melhora no padrão de jogo, o grupo superou a apatia inicial, demonstrando um importante poder de reação. Contudo, no tie-break o passe brasileiro voltou a oscilar e os erros atrapalharam para que o ritmo dos sets anteriores fossem mantidos. As europeias abriram vantagem logo no começo da parcial e souberam manter a liderança até liquidarem o confronto por 15 a 13.

A ponteira Hande Baladin foi o grande destaque individual, com 24 pontos, seguida pela experiente Eda Erdem, com 18 (sendo 5 em bloqueios). Entre as brasileiras, as maiores pontuadoras foram Gabi, com 13 bolas no chão, além de Rosamaria e Drussyla, com 11, cada uma.

Com o resultado deste domingo, o Brasil fecha a competição com um saldo negativo: foram três derrotas (Polônia, Itália e Turquia) e somente dois triunfos (Rússia e Camarões). Os problemas físicos de Tandara, Bia e Natália, além do recente retorno de Thaisa, Dani Lins e Fernanda Garay podem ter sido prejudiciais, mas não justificam uma participação tão irregular. Há menos de um mês para o Campeonato Mundial, Zé Roberto e sua comissão técnica terão pela frente um árduo trabalho para retomar a confiança do grupo.

O título do Torneio de Montreux ficou com a seleção italiana, que bateu a Rússia por 3 sets a 0 (25-21, 30-28 e 26-24), liderada pelos incríveis 26 pontos da oposta Paola Egonu. A russa Goncharova foi a segunda maior pontuadora, com 18 bolas no chão.

Curta o Saída de Rede no Facebook!

Siga-nos no Twitter: @saidaderede

 

 

Sobre a autora

Carolina Canossa - Jornalista com experiência de dez anos na cobertura de esportes olímpicos, com destaque para o vôlei, incluindo torneios internacionais masculinos e femininos.

Sobre o blog

O Saída de Rede é um blog que apresenta reportagens e análises sobre o que acontece no vôlei, além de lembrar momentos históricos da modalidade. Nosso objetivo é debater o vôlei de maneira séria e qualificada, tendo em vista não só chamar a atenção dos fãs da modalidade, mas também de pessoas que não costumam acompanhar as partidas regularmente.

Blog Saída de Rede