Topo

Saída de Rede

Skowronska deve chegar ao Brasil na próxima semana, diz Zé Roberto

Sidrônio Henrique

13/10/2017 13h00

Kasia Skowronska voltará às quadras após ter passado por uma cirurgia (foto: Reprodução/Internet)

Ela está chegando. Na próxima semana, a oposta polonesa Kasia Skowronska deverá desembarcar no Brasil e juntar-se ao time do Hinode Barueri para a disputa da Superliga 2017/2018. A informação é do técnico do clube, José Roberto Guimarães, que conversou com o Saída de Rede esta manhã. "A Skowronska está só aguardando o aval do governo polonês, a federação local já deu seu OK. O visto brasileiro de trabalho para que ela atue aqui já foi enviado para Varsóvia", explicou o treinador tricampeão olímpico, que está no comando da seleção feminina desde 2003.

Siga @saidaderede no Twitter
Curta o Saída de Rede no Facebook

Kasia Skowronska, que se recupera de uma lesão, segue fazendo fisioterapia e musculação em Varsóvia, capital polonesa, onde tem residência. Zé Roberto não deu detalhes sobre a atual condição física da atacante de 34 anos e 1,89m nem precisou a data de chegada. Ela terá que ganhar ritmo antes de jogar. No início deste mês, em entrevista a uma emissora de rádio polonesa (Polskie Radio), a atacante afirmou que Zé Roberto a espera e ela pretende retribuir em quadra toda a confiança que ele tem nela.

Zé Roberto orientando o time de Barueri (Divulgação/Hinode Barueri)

Cirurgia
O fato de Kasia Skowronska retornar às quadras após uma intervenção cirúrgica para reconstrução do ligamento cruzado anterior do joelho direito não foi motivo de preocupação a Zé Roberto. "Ela está melhorando, fazendo muita fisioterapia, quer voltar bem e, além do mais, é muito responsável", disse o treinador ao SdR no final de agosto, quando o blog conversou com Skowronska em Varsóvia e ela acreditava que voltaria ao Brasil em três semanas. Em junho, a atleta polonesa havia estado em Barueri para conversar com o técnico e conhecer a equipe.

A oposta já foi treinada por Zé Roberto no Pesaro, da Itália, e no Fenerbahçe, da Turquia. Além de tê-la como atleta em clubes europeus, ele tentou trazê-la para jogar no Brasil quando era técnico do Amil, em Campinas, mas não foi possível por causa do alto valor pedido pela jogadora em 2013. Na temporada passada, Skowronska estava novamente na Itália, jogando pelo Bergamo, mas se machucou em janeiro, durante uma partida contra o Scandicci. Era a maior pontuadora do seu clube e uma das cinco maiores da liga italiana. Ela retornou então imediatamente à Polônia, para se submeter a uma cirurgia.

Skowronska é, ao lado da atacante Malgorzata Glinka, já aposentada, o maior nome do voleibol feminino polonês nas últimas décadas. Pela seleção, foi bicampeã europeia (2003 e 2005), conquista inédita para o vôlei do seu país – os homens só ganhariam seu primeiro e único título em 2009. Ela teve apenas uma participação nos Jogos Olímpicos, em Pequim 2008 – mesmo contando com Skowronska e Glinka, a equipe não passou da primeira fase.

A equipe disputa logo mais a final do Campeonato Paulista (Divulgação/Hinode Barueri)

Barueri
O Hinode Barueri venceu a Superliga B este ano e ascendeu à primeira divisão. Com o objetivo de chegar pelo menos à semifinal da Superliga 2017/2018, o clube contratou como reforços, entre outras, a levantadora Naiane, a ponta/oposta Edinara (vem jogando como titular na saída de rede), as centrais Saraelen e Fran. Seguem no time as ponteiras Suelle e Érika, que participaram da conquista da Superliga B.

A equipe de Zé Roberto estreia na Superliga nesta terça-feira (17), em casa, às 19h30, contra o Vôlei Nestlé. É justamente contra o time de Osasco que Barueri decide logo mais, como visitante, a partir das 18h30, o Campeonato Paulista. O Vôlei Nestlé venceu a primeira partida por 3-0 e caso o Hinode consiga devolver a derrota, o título será decidido no golden set.

Sobre a autora

Carolina Canossa - Jornalista com experiência de dez anos na cobertura de esportes olímpicos, com destaque para o vôlei, incluindo torneios internacionais masculinos e femininos.

Sobre o blog

O Saída de Rede é um blog que apresenta reportagens e análises sobre o que acontece no vôlei, além de lembrar momentos históricos da modalidade. Nosso objetivo é debater o vôlei de maneira séria e qualificada, tendo em vista não só chamar a atenção dos fãs da modalidade, mas também de pessoas que não costumam acompanhar as partidas regularmente.

Blog Saída de Rede