Topo

Saída de Rede

Brasil vira contra Sérvia e está na final do Grand Prix

João Batista Junior

05/08/2017 06h27

A seleção brasileira segue na luta pelo 12º título no GP (fotos: FIVB)

Num ano em que priorizou a renovação, conquistou vaga às finais do Grand Prix apenas na última rodada da fase classificatória e só chegou às semis graças a uma suada vitória da China sobre a Holanda, a seleção brasileira vai disputar a decisão da competição anual. Neste sábado, em Nanjing (China), o time comandado pelo técnico José Roberto Guimarães venceu a Sérvia, vice-campeã olímpica, por 3 sets a 1, de virada, (20-25, 25-23, 25-14, 25-23), e vai lutar, no domingo, pelo 12º título no torneio.

Se a oposta Tijana Boskovic, com 31 pontos, foi a maior anotadora da partida, Tandara, titular da saída de rede brasileira, marcou 24, mas com aproveitamento de ataque melhor do que o da sérvia – 59% contra 48%. A central Bia, com quatro pontos de bloqueio, e a ponta Drussyla, que saiu da reserva no decorrer do segundo set, também se destacaram pelo lado brasileiro.

Siga o @saidaderede no Twitter
Curta a página do Saida de Rede no Facebook

Abusando do saque viagem, a ponteira Brankica Mihajlovic e, principalmente, Boskovic – que ainda não havia enfrentado o Brasil neste Grand Prix – fizeram a diferença na primeira parcial.

Sem o passe na mão, Roberta perdeu a opção de jogar com velocidade e teve de trabalhar com bolas mais altas, o que deixou o ataque verde-amarelo à feição do sistema defensivo adversário – que parecia sentir dificuldade, apenas, nas bolas largadas. Com efeito, o Brasil anotou apenas oito pontos em cortadas no primeiro set contra 17 das rivais.

A partir do segundo set, a seleção brasileira ajustou um pouco mais a marcação sobre Boskovic, a bola mais forte no ataque sérvio, e conseguiu mudar o ritmo da partida. Com o bloqueio mais efetivo e Tandara mais eficiente nas cortadas, o Brasil comandou o placar, resistiu à pressão no fim da parcial e empatou o jogo num ataque de Drussyla, que substituiu Rosamaria.

Destaque do Rexona-Sesc na reta final da última Superliga, Drussyla permaneceu em quadra até o fim da partida. Além de obter quatro aces, a ponteira se mostrou também uma boa opção de ataque, com sete pontos nesse fundamento (aproveitamento de 58%).

Bola de segurança da Sérvia, Boskovic encontrou forte marcação do lado brasileiro

Com o revés na parcial anterior, as sérvias pareciam impacientes no terceiro set e, nessa esteira, as falhas de passe e de ataque se acentuaram em seu jogo – no total, as europeias cometeram 26 erros contra 12 do Brasil.

Mais à vontade em quadra, a seleção brasileira chegou à fácil vitória na terceira parcial com um saque mais agressivo e um bloqueio que tanto amortecia bolas das adversárias quanto conquistava pontos diretos.

Já no dramático quarto set, o Brasil chegou a ter 18-14 no placar, mas a virada de bola da equipe falhou e, em duas boas passagens de saque – uma da central Jovana Stevanovic, outra da levantadora Ana Antonijevic – as sérvias viraram para 22-20.

Então, com Monique vinda do banco no serviço, as europeias voltaram a ter problemas no passe e o Brasil retomou a dianteira, fechando a partida num lance emblemático, em que Boskovic atacou três bolas consecutivas até parar definitivamente no bloqueio.

O adversário do Brasil será a Itália, que se enfrentou a China neste sábado e venceu por 3 sets a 1 (18-25, 25-23, 25-22 e 27-25). A final será no domingo, às 9h (de Brasília), com transmissão da TV Globo e do SporTV.

Sobre a autora

Carolina Canossa - Jornalista com experiência de dez anos na cobertura de esportes olímpicos, com destaque para o vôlei, incluindo torneios internacionais masculinos e femininos.

Sobre o blog

O Saída de Rede é um blog que apresenta reportagens e análises sobre o que acontece no vôlei, além de lembrar momentos históricos da modalidade. Nosso objetivo é debater o vôlei de maneira séria e qualificada, tendo em vista não só chamar a atenção dos fãs da modalidade, mas também de pessoas que não costumam acompanhar as partidas regularmente.

Blog Saída de Rede