Topo

Saída de Rede

Bélgica conquista vaga para o Mundial 2018 e Alemanha decepciona

João Batista Junior

23/07/2017 19h53

Belgas comemoram nona participação no mundial (fotos: CEV)

Com uma campanha de cinco vitórias em cinco partidas, com apenas uma parcial perdida, a Bélgica venceu a repescagem das eliminatórias europeias e conquistou a última vaga do continente para o Campeonato Mundial da Itália e Bulgária 2018. Neste domingo, em Kortrijk, o time da casa só precisava ganhar dois sets, mas venceu a surpreendente Estônia por 3 a 1 (22-25, 25-20, 25-19, 25-15) e encerrou sua jornada com 100% de aproveitamento.

A Bélgica, que tem como destaques o oposto Gert Van Walle, o ponta Sam Deroo e o central Pieter Verhees, por pouco não chegou às finais da Liga Mundial deste ano: com vitórias sobre Sérvia, EUA, Argentina e Itália, o time ficou na sétima posição da fase classificatória, atrás dos norte-americanos apenas por causa do set average. Sua participação no mundial do ano que vem será a nona na competição, a segunda consecutiva.

Bronze em 2014, a Alemanha está fora do mundial 2018

A Alemanha decepcionou e ficou apenas em terceiro lugar na repescagem: bronze no último mundial e campeã nos Jogos Europeus de Baku 2015 (versão europeia do Pan), a equipe perdeu para Espanha e Bélgica e já chegou eliminada à última rodada.

O segundo lugar do certame ficou com a Estônia. Mesmo não conquistando a inédita vaga para o mundial 2018, o time deu trabalho aos russos, na segunda fase das eliminatórias, e aos belgas, na repescagem, e mostrou que pode crescer no cenário internacional do vôlei. A ex-república soviética é atual campeã da terceira divisão da Liga Mundial e vai participar do campeonato europeu pela primeira vez neste ano – encara Sérvia, Finlândia e a anfitriã Polônia, na fase de grupos.

Dez anos depois, entenda a briga que tirou Ricardinho da seleção
Treinadores fazem coro e reclamam do calendário internacional no vôlei

Com a vitória em casa, a Bélgica se junta a Itália e Bulgária, pré-classificados como países sede do mundial, Polônia, atual campeã, França, Holanda, Rússia, Sérvia, Eslovênia, Finlândia, Japão e Austrália. Ainda faltam 12 vagas em disputa o torneio – duas da Ásia, duas da América do Sul, três da África e cinco da Norceca (América do Norte, Central e Caribe).

O Brasil terá duas chances para se classificar: a primeira será no Campeonato Sul-Americano do Chile, entre os dias 7 e 11 de agosto. Caso não conquiste o título, a seleção ainda pode disputar uma vaga no torneio qualificatório continental, entre os dias 31 de agosto e 4 de setembro.

Siga o @saidaderede no Twitter
Curta a página do Saida de Rede no Facebook

No feminino, a repescagem europeia para o Mundial do Japão será disputada entre os dias 22 e 27 de agosto, em Roterdã, na Holanda. Além do time da casa, Bulgária, Eslovênia, Bélgica, Grécia e Rep. Tcheca lutam por duas vagas no campeonato do ano que vem.

Sobre a autora

Carolina Canossa - Jornalista com experiência de dez anos na cobertura de esportes olímpicos, com destaque para o vôlei, incluindo torneios internacionais masculinos e femininos.

Sobre o blog

O Saída de Rede é um blog que apresenta reportagens e análises sobre o que acontece no vôlei, além de lembrar momentos históricos da modalidade. Nosso objetivo é debater o vôlei de maneira séria e qualificada, tendo em vista não só chamar a atenção dos fãs da modalidade, mas também de pessoas que não costumam acompanhar as partidas regularmente.

Blog Saída de Rede