Topo

Saída de Rede

Técnico do Canadá: “Equipe cresceu, mas pode ir mais longe”

Sidrônio Henrique

03/07/2017 06h00

Ex-técnico da Polônia, Stéphane Antiga assumiu a seleção canadense este ano (fotos: FIVB)

Depois de comandar a tradicional seleção polonesa por três temporadas, conquistando o Mundial 2014, o francês Stéphane Antiga assumiu este ano o desafio de dar continuidade ao plano de ascensão do Canadá. "A equipe cresceu nos últimos anos, mas definitivamente pode ir muito mais longe. O vôlei não é popular entre os canadenses, mas é considerável a quantidade de novos talentos que têm aparecido", afirmou Antiga ao Saída de Rede. Logo na primeira competição sob sua batuta, a Liga Mundial, o Canadá chegou às finais, o que não conseguia há quatro anos. O time é o adversário do Brasil na estreia, nesta terça-feira (4), às 15h05, em Curitiba, numa chave que tem ainda a Rússia.

Siga @saidaderede no Twitter
Curta o Saída de Rede no Facebook

O treinador ressalta o respeito que tem pela seleção brasileira, atual campeã olímpica, mas avisa: "Vamos lutar bastante, queremos um lugar no pódio".

Vernon-Evans, 18 anos, é uma das grandes promessas do voleibol do Canadá

Elogio a Glenn Hoag
Antiga elogia o antecessor, seu amigo Glenn Hoag, que ocupou o cargo de 2006 a 2016, alcançando resultados considerados expressivos para o voleibol canadense, como o quinto lugar na Liga Mundial 2013, o sétimo no Mundial 2014 e o quinto na Rio 2016. "O trabalho feito por Glenn foi fantástico, ele construiu essa base que temos hoje na seleção".

Com a chegada de novos nomes à seleção principal em temporadas recentes, a equipe livrou-se da dependência do oposto Gavin Schmitt, que de 2009 a 2014 era praticamente a única referência no ataque. Atacante de saída de rede de estilo tradicional, com muito alcance e potência, que no ciclo olímpico passado lutou contra diversas contusões, Schmitt foi inconstante em 2015 e 2016. Este ano, anunciou que não jogaria pela seleção, mas deixou aberta a possibilidade de voltar para o Mundial 2018. "Ninguém tem lugar cativo. Se Gavin quiser voltar, será bem-vindo para brigar por uma vaga. Nada é garantido, há uma disputa saudável, mas intensa", disse Antiga.

O levantador Tyler Sanders é um dos pilares da equipe norte-americana

Pilares
Jogadores como os pontas Gord Perrin e Nicholas Hoag, o levantador Tyler Sanders e o líbero Blair Bann foram preparados durante anos para assumir um lugar na seleção A. Hoje são os pilares do Canadá – Hoag recupera-se de uma contusão, mas veio a Curitiba. A mais recente revelação canadense tem apenas 18 anos, 2,02m e ataca pela saída de rede. Sharone Vernon-Evans fez em 2017 sua estreia na seleção principal. Com a pouca idade vêm as constantes oscilações, naturais nessa fase da carreira, mas Antiga tem dado espaço ao oposto novato. "Ele é mais um exemplo da boa safra que o Canadá tem", comentou o técnico.

Para ele, o voleibol apresentado pelos canadenses até aqui – foram cinco vitórias e quatro derrotas na fase preliminar – demonstrou que são capazes de jogar de igual para igual com qualquer adversário. "Nossa meta é se classificar para Tóquio 2020 e brigar por uma medalha".

Sobre a autora

Carolina Canossa - Jornalista com experiência de dez anos na cobertura de esportes olímpicos, com destaque para o vôlei, incluindo torneios internacionais masculinos e femininos.

Sobre o blog

O Saída de Rede é um blog que apresenta reportagens e análises sobre o que acontece no vôlei, além de lembrar momentos históricos da modalidade. Nosso objetivo é debater o vôlei de maneira séria e qualificada, tendo em vista não só chamar a atenção dos fãs da modalidade, mas também de pessoas que não costumam acompanhar as partidas regularmente.

Blog Saída de Rede