Topo

Saída de Rede

Sem principal pontuador, Brasil vence mais uma na Liga Mundial de vôlei

Carolina Canossa

09/06/2017 12h20

Sob o comando de Renan Dal Zotto, Brasil tem três vitórias em quatro jogos (Fotos: Divulgação/FIVB)

Grande destaque da primeira rodada da Liga Mundial, da qual saiu como o maior pontuador do torneio até então, o oposto Evandro sentiu dores na panturrilha esquerda e não pôde defender a seleção brasileira masculina de vôlei nesta sexta-feira (9), contra o Canadá em Varna (Bulgária). Problemas? Nem tanto. Apesar do desfalque, a equipe do técnico Renan Dal Zotto saiu de quadra com a vitória por 3 sets a 1, parciais de 23-25, 25-20, 25-22 e 25-23.

Foi o terceiro êxito do novo treinador em quatro jogos no torneio. O único revés de Renan até o momento foi diante da campeã mundial Polônia, que coincidentemente será o próximo adversário da equipe, neste sábado às 10h40 (horário de Brasília). Aliás, o técnico que levou os europeus ao título, o francês Stéphane Antiga, agora trabalha justamente para o Canadá.

Aos 34, Vissotto se inspira em Evandro para voltar à seleção brasileira

Destaque da Superliga deixa as quadras para se dedicar aos estudos

Canadá que veio para a partida com a base que chegou às quartas de final da Olimpíada com direito a vitórias sobre potências como Estados Unidos e Itália. Com bons saques e muita habilidade do levantador Walsh para driblar o bloqueio brasileiro, a equipe chegou a ameaçar a seleção masculina, mas o bom momento dos atacantes nacionais impediu que o estrago fosse maior.

Renan Dal Zotto orienta o xará Renan Buiatti, substituto de Evandro, contra o Canadá

A recepção instável obrigou Renan a desfazer um de seus testes nesta sexta: Douglas Souza, que começou a partida como titular, deu lugar a Maurício Borges já no segundo set. O Brasil melhorou bastante com a alteração e o levantador Bruno pôde jogar mais à vontade, especialmente com os centrais. Velho conhecido do armador, com quem atuou durante muitos anos, Lucão foi um dos destaques ofensivos da partida, com 17 pontos (16 de ataque e um de bloqueio).

Liga Mundial tem gafe, WO e até Phelps em quadra; confira!

Mais preciso que na semana passada, Bruno também conseguiu colocou Lucarelli para jogar com mais eficiência na segunda e terceira parcial. Substituto de Evandro, Renan Buiatti,  de 2,17m, teve dificuldade no início para virar as bolas mais rápidas e baixas enviadas pelo armador, algo que foi corrigido ao longo do duelo, com o oposto fechando o jogo com 19 pontos (16 de ataque, dois de bloqueio e um de saque). Manter isso será importante, visto que a tendência é que Evandro seja poupado até a fase final da Liga Mundial, para o qual o Brasil já está classificado por ser o país sede. Já Wallace, titular da posição na Rio 2016, ganhou uma folga para cuidar do filho recém-nascido e, quando voltar, provavelmente já na próxima semana, estará sem ritmo de jogo.

Outro aspecto interessante promovido por Renan foi a alternância de líberos: enquanto Thales ficou responsável pela recepção, Thiago Brendle era chamado na hora de defender. Ambos tiveram seus altos e baixos, mas, no geral, o panorama tem sido positivo neste começo de trabalho do novo técnico brasileiro, que carrega o peso de substituir Bernardinho.

Curta o Saída de Rede no Facebook!

Siga-nos no Twitter: @saidaderede

Sobre a autora

Carolina Canossa - Jornalista com experiência de dez anos na cobertura de esportes olímpicos, com destaque para o vôlei, incluindo torneios internacionais masculinos e femininos.

Sobre o blog

O Saída de Rede é um blog que apresenta reportagens e análises sobre o que acontece no vôlei, além de lembrar momentos históricos da modalidade. Nosso objetivo é debater o vôlei de maneira séria e qualificada, tendo em vista não só chamar a atenção dos fãs da modalidade, mas também de pessoas que não costumam acompanhar as partidas regularmente.

Blog Saída de Rede