Topo

Saída de Rede

A história diz: ganhar o sul-americano é (quase) obrigação dos brasileiros

João Batista Junior

23/02/2017 06h00

Montes Claros e Cruzeiro: peso do favoritismo brasileiro no Sul-Americano (foto: Fredson Souza/MCV)

Disputado desde 1970, o Campeonato Sul-Americano masculino de Clubes, a exemplo da versão feminina, sofreu um longo hiato entre 1993 e 2008. Contudo, diferentemente do torneio das mulheres, em que a queda vertiginosa do vôlei peruano tornou a competição uma mera burocracia para o Brasil preencher o nome de seu representante no Mundial de Clubes da FIVB, a competição entre os homens sempre promete alguma disputa entre brasileiros e argentinos.

Noutras palavras, com Sada Cruzeiro e Montes Claros, pelo Brasil, UPCN e Bolivar, pela Argentina, o título continental deste ano irá para o currículo de um dos quatro – Bohemios (Uruguai), San Martin (Bolívia) e Unilever (Peru) são meros coadjuvantes, verão as semifinais da arquibancada.

Curta a página do Saída de Rede no Facebook

UPCN comemora sul-americano de 2013: única vitória argentina no Brasil (foto: UPCN)

Das 30 edições já realizadas do sul-americano masculino, cinco foram levantadas por equipes argentinas e três dessas conquistas datam de 2009 para cá, na fase, digamos, moderna da competição. O Bolívar foi campeão em 2010, enquanto a UPCN/San Juan venceu em 2013 e 2015 – o primeiro de seus títulos, inclusive, foi conquistado em Belo Horizonte, na única vez em que um time argentino venceu a competição em solo brasileiro.

Antes deles, só o Gimnasia y Esgrima Buenos Aires (não confundir com o de La Plata), em 1974, e o Ferro Carril Oeste, em 1987, haviam levado o troféu para a Argentina. Todos os outros 25 vieram para o Brasil.

DOMÍNIO BRASILEIRO
O primeiro campeão continental foi o Randi Esporte Clube, em 1970, em Assunção. Primeiro clube-empresa do voleibol nacional, o time de Santo André chegou a contar com Antônio Carlos Moreno e foi também a primeira equipe adulta em que jogou o ex-levantador José Roberto Guimarães. O Randi foi um dos precursores da Pirelli, uma das grandes equipes do Brasil da década seguinte.

Jornal do Brasil noticia título da Atlântica e festeja Bernard: "estrela do jogo" (reprodução: Jornal do Brasil)

Ao título do Randi, seguiram-se dois do Botafogo, que ainda venceria mais uma vez, em 1977. O clube carioca tinha no elenco nomes como Carlos Arthur Nuzman e Bebeto de Freitas, e foi quem mais jogadores cedeu à seleção brasileira que disputou os Jogos de Munique 1972.

Siga o Saída de Rede no Twitter

Porém, o dominou da primeira década do sul-americano masculino coube, mesmo, ao Club Athletico Paulistano. Entre 1973 e 1980, o clube conquistou cinco títulos e ainda hoje é um dos maiores vencedores da história do torneio – empata com o Banespa.

Na década de 1980, o período mais importante para a popularização do vôlei no Brasil, três equipes de três estados distintos disputavam a supremacia continental: a Pirelli, de São Paulo, foi campeã em 1981 e 1983. O Minas venceu em 1984 e 1985. E a Atlântica, do Rio, conquistou os troféus de 1982 e 1987.

Água mole em pedra dura…

O primeiro título da Atlântica, aliás, foi na única vez que o Rio de Janeiro recebeu o sul-americano. Era uma época, diga-se, em que o vôlei até gozava de boa cobertura da imprensa escrita, e a conquista mereceu uma página inteira do caderno de Esportes do Jornal do Brasil da edição do dia 6 de junho de 1982.

Diante de 2,5 mil espectadores no Maracanãzinho, a Atlântica-Boavista venceu a Pirelli por 3 a 0, com folgadas parciais de 15-6, 15-6, 15-5. O time da casa tinha Bernardinho, Renan Dal Zotto, Marcus Vinícius Freire, Bernard Rajzman (saudado pelo Jornal do Brasil como "a estrela do jogo", graças ao êxito de seu saque "Jornada nas Estrelas"). Os paulistas tinham William, então levantador titular da seleção, Montanaro.

"Bernard e Renan estavam num dia muito inspirado", reconheceu José Carlos Brunoro, técnico da Pirelli, logo depois da partida.

Com elenco de estrelas, Banespa dominou o vôlei brasileiro no início dos anos 1990 (reprodução: E.C.Banespa)

Depois do período de equilíbrio de forças no Sul-Americano, eis que surgiu o Banespa para conquistar todos os troféus continentais entre 1988 e 1992 – e igualar-se ao Paulistano como maior vencedor da competição. O clube, em 1991. ano em que se sagrou campeão continental batendo a Associação Atlética Frangosul (RS), chegou a reunir nomes como jogadores como Marcelo Negrão, Tande, Maurício, Giovane, Amauri e Montanaro, como se vê na foto do livro "80 anos de história – Esporte Clube Banespa".

O RETORNO
Com a volta do Mundial de Clubes da FIVB, em 2009, a Confederação Sul-Americana de Vôlei animou-se, novamente, a promover seu torneio. Assim, em outubro daquele ano, Santa Catarina recebeu a competição continental, e o título foi para o time da casa, a Cimed, que dominava o vôlei nacional naquele tempo, com Bruno, Lucão, Éder, Thiago Alves, que entre a temporada 2005/2006 e 2009/2010, conquistou também quatro Superligas.

Twitter vira palco de alfinetadas entre clubes e atletas de vôlei

Cimed comemora o título sul-americano de 2009 (Guto Kuerten)

Depois da vitória do Bolivar em 2010, foi a vez de o Sesi levantar o troféu, em 2011. Com Wallace Martins, Serginho, Murilo e Rodrigão, o time da Vila Leopoldina venceu o torneio pentagonal que valeu o título sul-americano, batendo a argentina UPCN na última rodada, sem chegar a sofrer 20 pontos em nenhum set na competição.

A partir daí, entre 2012 e 2016, o troféu continental passou a alternar-se entre a estante do Sada Cruzeiro, em 2012, 2014 e 2016, e da UPCN/San Juan, em 2013 e 2015. A notável diferença é que o time cruzeirense, com William, Leal, Wallace, Éder, Isac, Filipe, Serginho, conseguiu, em 2013, um título que jamais havia pertencido a qualquer clube do vôlei masculino sul-americano, o de campeão mundial. Repetiu a dose em 2015 e, já com Simón e Evandro no lugar de Éder e Wallace, conquistou o terceiro título mundial em 2016.

Sobre a autora

Carolina Canossa - Jornalista com experiência de dez anos na cobertura de esportes olímpicos, com destaque para o vôlei, incluindo torneios internacionais masculinos e femininos.

Sobre o blog

O Saída de Rede é um blog que apresenta reportagens e análises sobre o que acontece no vôlei, além de lembrar momentos históricos da modalidade. Nosso objetivo é debater o vôlei de maneira séria e qualificada, tendo em vista não só chamar a atenção dos fãs da modalidade, mas também de pessoas que não costumam acompanhar as partidas regularmente.

Blog Saída de Rede