Topo

Saída de Rede

Zé Roberto mantém 500 vídeos para ajudar na caça de medalhas na seleção

Carolina Canossa

19/01/2017 06h00

Zé Roberto conta com a ajuda de amigos para conseguir vídeos (Foto: Divulgação/CBV)

Zé Roberto conta com a ajuda de amigos para conseguir vídeos (Foto: Divulgação/CBV)

Por Denise Mirás

Em um cálculo rápido, são pelos menos 500 vídeos de jogos nacionais e internacionais, guardados na casa de José Roberto Guimarães desde que ele assumiu o cargo de técnico da seleção brasileira feminina de vôlei, em 2003. Essa "filmoteca" é fundamental, diz Zé Roberto na batalha por medalhas olímpicas – duas, com as garotas (Pequim 2008 e Londres 2012) e uma com os homens (Barcelona 1992).

Técnico que adora "ser professor" e que agora tem pela frente mais uma transição de ciclo olímpico, com jogadoras menos experientes chegando, Zé Roberto tem na conta que "derrotas marcam muito, são doídas, sofridas, mas são importantes para análises de como as adversárias venceram".  Vencer, para os brasileiros, pode parecer normal, mas não é, diz. "O equilíbrio é cada vez maior e importante mesmo é estar entre os primeiros."

O que esperar da seleção feminina neste novo ciclo olímpico?

"Vão sofrer até ganhar maturidade", diz Paula, sobre renovação da seleção

Para o novo ciclo, Zé Roberto acompanha as seleções sub-17 e sub-19 e se diz contente pela média de altura das equipes, por olhar "de baixo" as garotas. Que, claro, estão na filmoteca, assim como as estrelas – brasileiras e internacionais.

Segundo o treinador, a filmoteca tem jogos, mas também treinamentos… "E não só jogos nossos, mas de nossas adversárias. Jogos da Europa, por exemplo que peço a técnicos amigos para me enviar. Trocamos muitas informações", diz.

Russas Sokolova e Gamova estão entre as principais

Russas Sokolova e Gamova estão entre as principais "personagens" da videoteca do técnico (Foto: Russia Volley)

"Quem organiza os vídeos são o Boni e o Wendell (ex-jogadores, agora da comissão técnica da seleção feminina). Posso pedir a eles tal jogo, ou um apanhado de tal jogadora, algo individual. Eles vão lá e procuram. Pode ser uma jogadora chinesa de 2013, 2014, ou posso querer ver um jogo do ciclo 2004-2008 para ver a evolução da equipe. Mas normalmente a busca é por vídeos mais recentes."

As russas Gamova e Sokolova estão entre as jogadoras que Zé Roberto mais procurou e analisou: "Mas também porque foram mais longevas de seleção, né?"

Um quebra-cabeças para Renan

Se Zé Roberto já tem tudo à mão, para mais um ciclo olímpico da seleção feminina, Renan Dal Zotto está chegando à masculina. Mesmo com toda a estrutura deixada por Bernardinho,  o que "facilita o trabalho", diz que precisa de um tempo para se organizar e começar o planejamento para o grupo.

Curta o Saída de Rede no Facebook!

De toda forma, "a função do técnico é extrair o melhor de cada atleta, para que peças de um quebra-cabeça se encaixem". Se não for assim, assinala, não se forma um time. "E é esse o maior desafio", diz.

Para Renan, não é uma questão de ser mais ou menos rígido, no cargo. "É preciso, sim, que haja um acordo entre técnico e jogadores, e que todos sejam fieis a esse acordo, construindo, aprendendo e melhorando, nos moldando. Porque o vôlei, antes, era União Soviética e Brasil, era Estados Unidos. Agora, são seis, oito países disputando medalhas. É preciso estar muito mais atento…", afirma.

Sobre a autora

Carolina Canossa - Jornalista com experiência de dez anos na cobertura de esportes olímpicos, com destaque para o vôlei, incluindo torneios internacionais masculinos e femininos.

Sobre o blog

O Saída de Rede é um blog que apresenta reportagens e análises sobre o que acontece no vôlei, além de lembrar momentos históricos da modalidade. Nosso objetivo é debater o vôlei de maneira séria e qualificada, tendo em vista não só chamar a atenção dos fãs da modalidade, mas também de pessoas que não costumam acompanhar as partidas regularmente.

Blog Saída de Rede