Topo

Saída de Rede

Giba e Nalbert no jogo das estrelas na Polônia

Sidrônio Henrique

08/09/2016 16h30

Giba e Nalbert com Zagumny (de cinza) e autoridades polonesas durante evento nesta quarta-feira em Varsóvia (foto: Reprodução/Facebook)

Uma comemoração um pouco tardia pelos serviços prestados à seleção, mas antes tarde do que nunca, afinal o homenageado é um dos maiores jogadores poloneses de todos os tempos, o levantador Pawel Zagumny, que em outubro completa 39 anos. Nesta sexta-feira (9) em Gdynia, norte da Polônia, e no domingo (11) em Katowice, sul do país, um combinado de astros do voleibol polonês enfrenta os astros do mundo, equipe que inclui dois brasileiros campeões mundiais e olímpicos, os ex-ponteiros Giba e Nalbert.

O time dos astros poloneses inclui jogadores da atualidade e do passado, e será dirigido pelo técnico argentino Raul Lozano, que levou a Polônia ao vice-campeonato mundial em 2006 (derrotada na final pelo Brasil por 3-0). Entre as estrelas polonesas estão os opostos Mariusz Wlazły e Bartosz Kurek, o central Piotr Nowakowski, o líbero Krzysztof Ignaczak, os pontas Michal Winiarski, Michal Kubiak, Sebastian Swiderski e o também ponta cubano naturalizado polonês Wilfredo Leon. A ponteira Malgorzata Glinka será a representante feminina na equipe da casa.

Curta a página do Saída de Rede no Facebook
Exclusivo: FIVB vai alterar classificação para Tóquio 2020

Sob a orientação do técnico russo Vladimir Alekno, ouro em Londres 2012 e bronze em Pequim 2008, os astros do mundo terão entre jogadores aposentados e em atividade os italianos Andrea Gardini (central), Andrea Giani (universal), Andrea Zorzi (oposto), o levantador sérvio Nikola Grbic e seu irmão Vlad Grbic (ponteiro), o ponta francês Stephane Antiga (técnico da Polônia de 2014 a 2016), os russos Sergei Tetyukhin (ponta) e Dmitriy Muserskiy (central), o ponta francês Earvin N'Gapeth e o ponta americano Karch Kiraly, além dos dois brasileiros já mencionados. A representante feminina será a oposta russa Ekaterina Gamova.

Pawel Zagumny em ação na final do Mundial 2014 (foto: FIVB)

Carreira
Zagumny jogou pela seleção polonesa de 1995 a 2014, ano em que conseguiu o maior título da sua carreira, o de campeão mundial, justamente jogando em seu país – disputou a decisão diante do Brasil na mesma Spodek Arena onde jogará este domingo. Embora reserva no Mundial 2014 devido a vários problemas físicos, o veterano foi essencial na decisão do torneio. Após substituir o titular Fabian Drzyzga a partir do segundo set, permaneceu até o final, sendo peça-chave ao lado do ponta Mateusz Mika para a vitória da Polônia por 3-1. Conquistou ainda a Liga Mundial 2012, o Europeu 2009, foi vice-campeão mundial em 2006 e vice da Copa do Mundo 2011.

Depois de cinco temporadas no Zaksa Kedzierzyn-Kozle, um dos principais clubes da Polônia, tendo ainda passagens pelas ligas italiana e grega, Zagumny joga desde o ano passado no razoável Politechnika Warszawska, mesmo clube onde jogou no começo da sua carreira. Tinha apenas 17 anos quando chegou à seleção adulta. Disputou quatro Olimpíadas: Atlanta 1996, Atenas 2004, Pequim 2008 e Londres 2012 – jamais passou das quartas de final.

Sobre a autora

Carolina Canossa - Jornalista com experiência de dez anos na cobertura de esportes olímpicos, com destaque para o vôlei, incluindo torneios internacionais masculinos e femininos.

Sobre o blog

O Saída de Rede é um blog que apresenta reportagens e análises sobre o que acontece no vôlei, além de lembrar momentos históricos da modalidade. Nosso objetivo é debater o vôlei de maneira séria e qualificada, tendo em vista não só chamar a atenção dos fãs da modalidade, mas também de pessoas que não costumam acompanhar as partidas regularmente.

Blog Saída de Rede