Topo

Saída de Rede

Astro da Polônia, León elogia Leal e mostra confiança rumo a Tóquio

Janaína Faustino

25/10/2019 06h00

Um dos melhores jogadores do mundo, León deverá dar trabalho aos adversários na Olimpíada (Fotos: Divulgação/FIVB)

(Entrevista concedida a Euclides Bomfim Neto)

Debutante este ano na seleção medalhista de prata na Copa do Mundo do Japão, o polonês naturalizado Wilfredo León, considerado um dos maiores fenômenos do vôlei na atualidade, ainda não mostrou na equipe tricampeã mundial todas as credenciais que o alçaram a tal posto. Contudo, aos 26 anos de idade, o ponteiro acredita que tem muito a evoluir com a camisa vermelha e branca.

"Estou super contente aqui na Polônia, onde me acolheram de uma maneira que eu não esperava, me receberam bem. Estamos em uma forma muito boa. Acho que é só fazer o nosso jogo, pois somos uma equipe fantástica e vamos trabalhar forte para o próximo ano", afirmou, confiante, o jogador em entrevista ao Saída de Rede.

Apesar de não ter apresentado tanto nesta temporada de estreia o espantoso poder de fogo que exibiu ainda quando defendia a seleção cubana, onde começou a jogar com apenas 14 anos, ou o Zenit Kazan, clube russo onde ganhou todos os troféus possíveis, León já mostrou que é uma das peças-chave no esquema do técnico belga Vital Heynen.

Renan Dal Zotto elogia equilíbrio mental de seus jogadores e diz que Brasil não é o único candidato ao ouro em Tóquio

Voleicast #10: Campeão da Copa do Mundo, Renan se destaca à frente da seleção masculina

Participe do financiamento coletivo do Voleicast e ganhe recompensas

Com ele, a Polônia confirmou a vaga nos Jogos em um grupo difícil no Pré-Olímpico em que venceu por 3 a 1 a Eslovênia – time sensação que terminou o último Campeonato Europeu com a prata –, não tomou conhecimento da França, batida facilmente em sets diretos, e derrotou pelo mesmo placar a seleção tunisiana.

Já no Europeu, os eslovenos devolveram a derrota sofrida no classificatório olímpico. Em um duelo emocionante decidido somente no tie-break na casa dos adversários, eles tiraram dos poloneses a vaga na final da competição, vencida pela seleção sérvia.

"Foi uma partida em que não soubemos ter o controle, apresentamos várias falhas e, assim, a equipe não jogou muito bem. Erramos muito e algumas coisas ocorreram de uma forma que não esperávamos, mas podem acontecer", lamentou o ponteiro, que, ainda assim, terminou a competição com o bronze, superando novamente a França, dessa vez, em casa, na capital parisiense.

Naturalizado polonês, León estreou pela seleção oficialmente no torneio Pré-Olímpico

De olho em Tóquio, León, segundo colocado na estatística de melhor aproveitamento de ataque na Copa do Mundo, considera que a preparação no ciclo tem sido feita da maneira adequada. "Estamos em uma boa condição física e mental para jogar a Olimpíada. Não somos os únicos favoritos, mas vencemos o Mundial, conquistamos a medalha no Europeu e estamos em muito bom nível. Então é só continuarmos assim até lá", apontou.

Na soma de confrontos no ano entre León e Leal – que também vestiu o uniforme verde e amarelo pela primeira vez nesta temporada –, o agora brasileiro ganhou por 2 a 0. Além de ter vencido o polonês na "final antecipada" da Copa do Mundo, garantindo o ouro na competição, Leal já havia levado a melhor no Hubert Jerzy Memorial Wagner, tradicional torneio amistoso disputado na cidade polonesa de Cracóvia.

Em relação ao ex-companheiro de seleção cubana, o astro polonês é só elogios. "O Leal com certeza tem muito a acrescentar ao Brasil. É um jogador bem forte nesta posição [de ponteiro] e vai colaborar bastante com a seleção, que estava precisando dele", finalizou.

*Colaborou Carolina Canossa

Siga o Voleicast no Instagram: @voleicast

Curta o Saída de Rede no Facebook!

Siga-nos no Twitter: @saidaderede

Sobre a autora

Carolina Canossa - Jornalista com experiência de dez anos na cobertura de esportes olímpicos, com destaque para o vôlei, incluindo torneios internacionais masculinos e femininos.

Sobre o blog

O Saída de Rede é um blog que apresenta reportagens e análises sobre o que acontece no vôlei, além de lembrar momentos históricos da modalidade. Nosso objetivo é debater o vôlei de maneira séria e qualificada, tendo em vista não só chamar a atenção dos fãs da modalidade, mas também de pessoas que não costumam acompanhar as partidas regularmente.

Blog Saída de Rede