Topo

Saída de Rede

Voleicast: Campeão da Copa, Renan Dal Zotto brilha no comando do Brasil

Carolina Canossa

18/10/2019 06h00

Renan não só fez o Brasil jogar bem na Copa como tem conseguido abrir espaço para a nova geração (Foto: Divulgação/FIVB)

Quando assumiu o comando da seleção brasileira masculina de vôlei, em janeiro de 2017, Renan Dal Zotto se viu repleto de desconfianças: para a maioria dos torcedores e boa parte da imprensa (incluindo este blog), o argentino Marcelo Mendez, do Sada Cruzeiro, e Roberley Leonaldo, o Rubinho, homem de confiança de Bernardinho na comissão técnica, eram opções melhores. Dois anos e meio depois, o ex-jogador mostrou que tinha sim a competência necessária para assumir o posto.

Não bastasse ter derrotado os dois rivais ao longo da última Superliga, Renan fez com que o Brasil conquistasse o título da Copa do Mundo com autoridade. É verdade que boa parte dos rivais colocaram reservas em quadra, mas, quando foi testada diante de Estados Unidos e Polônia, a seleção correspondeu. Outra boa notícia é que, ao mesmo tempo em que o nível das atuações sobe, a comissão técnica consegue abrir espaço para uma nova geração, através de nomes como o oposto Alan, 25, o levantador Fernando Cachopa, 23 anos, do central Flávio, 26, e do líbero Thales, 30.

Este é o principal tema da conversa entre as jornalistas Carolina Canossa e Janaína Faustino na 10ª edição do Voleicast, podcast dedicado ao vôlei feito pelo Saída de Rede. Ao analisar a conquista do Brasil, elas observam que a seleção subiu de nível na reta final da temporada depois de momentos turbulentos, mas ressaltam que, apesar do excelente momento, o time verde-amarelo não é favorito absoluto ao ouro na Olimpíada do ano que vem (e explicam os motivos). A histórica vitória da República Dominicana sobre os EUA no continental da Norceca, a definição das duplas olímpicas do Brasil no vôlei de praia e o Campeonato Paulista masculino também foram abordadas no programa.

Dê o play e ouça abaixo:

Também é possível ouvir o Voleicast no seu celular através dos principais agregadores de podcasts, caso do SpotifyGoogle Podcasts, Podcasts da AppleBreaker e PocketCasts.

Sabia que você pode fazer parte do clube de assinaturas do Saída de Rede – Voleicast, não só contribuindo para a manutenção e melhora do nosso trabalho como também recebendo recompensas como sorteio de camisas, livros e participação em um grupo exclusivo com lives periódicas no Facebook? Clique aqui e veja o que mais se adequa ao seu bolso.

Ouça mais:

Episódio 08 – Copa do Mundo mostra que seleção feminina tem muito a trabalhar até Tóquio 2020

Episódio 09 – Brasil tem bom início, mas ainda será testado na Copa do Mundo

E você, como avalia o trabalho do Renan? Quais as chances da seleção masculina em Tóquio 2020? Deixe sua opinião através da caixa de comentários abaixo, na nossa fanpage no Facebook, no nosso Twitter, no nosso Instagram ou pelo e-mail saidaderede@uol.com.br. Você também pode aproveitar esses contatos para dar sugestões, fazer críticas ou até mesmo elogiar o Voleicast.

Sobre a autora

Carolina Canossa - Jornalista com experiência de dez anos na cobertura de esportes olímpicos, com destaque para o vôlei, incluindo torneios internacionais masculinos e femininos.

Sobre o blog

O Saída de Rede é um blog que apresenta reportagens e análises sobre o que acontece no vôlei, além de lembrar momentos históricos da modalidade. Nosso objetivo é debater o vôlei de maneira séria e qualificada, tendo em vista não só chamar a atenção dos fãs da modalidade, mas também de pessoas que não costumam acompanhar as partidas regularmente.

Blog Saída de Rede