Topo

Saída de Rede

Revés da Itália elimina a seleção brasileira do Mundial feminino Sub-20

Janaína Faustino

18/07/2019 20h13

Seleção feminina Sub-20 perdeu para a China nesta rodada e dependia de uma vitória das italianas sobre as russas para chegar à semi (Fotos: Divulgação/FIVB)

Nesta quinta-feira (18), a seleção feminina foi eliminada na segunda fase do Campeonato Mundial Sub-20, que vem sendo disputado na cidade de Aguascalientes, no México. Para avançar à semifinal, a equipe dependia de um triunfo da já classificada Itália sobre a Rússia em partida válida pelo grupo E, o mesmo do Brasil.

A Azzurra chegou a abrir 2 a 0 no placar, mas tomou a virada do time russo que venceu por 3 sets a 2 (parciais de 25-22, 25-21, 21-25, 20-25 e 11-15). Assim, as italianas passaram em primeiro lugar na chave e as russas em segundo (ambas somando duas vitórias em três jogos). Brasileiras e chinesas ficaram de fora da briga pelo título com dois revezes.

O time liderado por Hairton Cabral passou a depender das italianas após sofrer a derrota mais cedo para a China por 3 sets a 2 (parciais de 25-21, 23-25, 25-20, 20-25 e 15-11). Com dificuldades no passe, a equipe verde-amarela concentrou praticamente todo o jogo nas extremidades, utilizando pouco as bolas de primeiro tempo com as centrais.

A maior pontuadora do confronto foi a oposta Kisy Nascimento, com 25 acertos, seguida da ponteira Julia Bergmann, que colaborou com 15. Outro aspecto que chamou a atenção na partida foi o elevado número de erros das brasileiras (31 contra 21 das asiáticas). Com a eliminação precoce, o Brasil mantém o preocupante jejum de mais de uma década sem vencer o torneio e buscará o quinto lugar.

Leia mais:

Seleções de base do Brasil buscam resgatar hegemonia em Campeonatos Mundiais

Voleicast: queda do Brasil na Liga das Nações masculina acende sinal de alerta para o Pré-Olímpico

Base feminina de vôlei: por que não estão surgindo novos talentos?

Equipe liderada por Giovane Gávio passou pelos campeões poloneses na estréia do Mundial Sub-21

Já em Manama, capital do Bahrein, a seleção brasileira estreou com vitória sobre a Polônia no grupo D do Mundial Sub-21 masculino. O placar foi de 3 a 1, com parciais de 23-25, 25-23, 18-25 e 19-25. Vale lembrar que os poloneses venceram a competição em 2017 e também são bicampeões mundiais consecutivos na categoria adulta (ao total, a Polônia tem 3 títulos com a seleção principal).

O ponta Victor Birigui, que também já teve passagem pela seleção adulta na Liga das Nações 2018, foi o maior pontuador brasileiro com 14 acertos. O meio-de-rede Edson Junio da Paixão apareceu logo em seguida com 12 pontos. Os europeus deram 36 pontos em falhas ao time de Giovane Gávio e receberam 22.

A equipe pode encaminhar a classificação para a próxima etapa se vencer o Canadá em jogo programado para as 10h30 desta sexta-feira (19).

Curta o Saída de Rede no Facebook!

Siga-nos no Twitter: @saidaderede

Sobre a autora

Carolina Canossa - Jornalista com experiência de dez anos na cobertura de esportes olímpicos, com destaque para o vôlei, incluindo torneios internacionais masculinos e femininos.

Sobre o blog

O Saída de Rede é um blog que apresenta reportagens e análises sobre o que acontece no vôlei, além de lembrar momentos históricos da modalidade. Nosso objetivo é debater o vôlei de maneira séria e qualificada, tendo em vista não só chamar a atenção dos fãs da modalidade, mas também de pessoas que não costumam acompanhar as partidas regularmente.

Blog Saída de Rede