Topo

Saída de Rede

Brasil vence outra, mas Maurício Souza vira preocupação para a fase final

Carolina Canossa

30/06/2019 21h15

Maurício Souza sai carregado de quadra após torcer o tornozelo esquerdo em uma tentativa de bloqueio (Foto: Divulgação/FIVB)

Classificada e encerrando sua participação na fase classificatória da Liga das Nações diante de uma já eliminada Itália, a seleção brasileira masculina de vôlei conseguiu, na noite deste domingo (30), sua 14ª vitória em 15 jogos na competição. O placar da partida, disputada em Brasília (DF), foi 3 sets a 1, parciais de 26-28, 25-22, 25-18 e 25-18.

Se o resultado não mudou nada na tabela de classificação (com a derrota do Irã para os Estados Unidos mais cedo o primeiro lugar estava garantido ao Brasil antes mesmo do duelo começar), o time do técnico Renan Dal Zotto ganhou uma dor de cabeça: ao tentar um bloqueio no início do segundo set, o central Maurício Souza torceu o tornozelo esquerdo e, após receber o primeiro atendimento médico no banco, saiu carregado para o vestiário no intervalo anterior à terceira parcial. Serão necessários mais exames para saber se ele poderá estar em quadra na fase final da Liga das Nações, que será realizada entre 10 e 14 de julho em Chicago (Estados Unidos).

Leia mais:

Volta de veteranas é aposta "tudo ou nada" da seleção feminina

Minutos antes, Alan havia passado situação semelhante, mas o caso do oposto não passou de um susto. Ele, inclusive, seguiu em quadra e terminou a partida como segundo maior pontuador do Brasil, com 17 pontos. Quem mais colocou bolas no chão foi Ricardo Lucarelli: 19 vezes.

Diante de uma Itália desfalcada de suas principais estrelas, que sequer vieram ao Brasil, a seleção masculina enfrentou dificuldades acima do esperado na primeira metade do confronto e esteve, inclusive, ameaçada ficar com 0 a 2 no placar (a Itália teve 20 a 18 na etapa antes de tomar a virada). O revés foi sentido pelos europeus, o que permitiu aos donos da casa se despedirem da torcida com mais um resultado positivo.

Em busca de seu primeiro título na Liga das Nações (o torneio substitui a antiga Liga Mundial), o Brasil vai encarar um grupo com Irã e Polônia na luta por um dos dois lugares na semifinal. Na outra chave, estarão Rússia, França e Estados Unidos. Os horários das partidas ainda serão divulgados pela FIVB (Federação Internacional de Vôlei).

Curta o Saída de Rede no Facebook!

Siga-nos no Twitter: @saidaderede

Ouça o Voleicast, podcast do Saída de Rede

Sobre a autora

Carolina Canossa - Jornalista com experiência de dez anos na cobertura de esportes olímpicos, com destaque para o vôlei, incluindo torneios internacionais masculinos e femininos.

Sobre o blog

O Saída de Rede é um blog que apresenta reportagens e análises sobre o que acontece no vôlei, além de lembrar momentos históricos da modalidade. Nosso objetivo é debater o vôlei de maneira séria e qualificada, tendo em vista não só chamar a atenção dos fãs da modalidade, mas também de pessoas que não costumam acompanhar as partidas regularmente.

Blog Saída de Rede