Topo

Saída de Rede

Brasil bate reservas da Sérvia e fecha quarta semana invicto

Carolina Canossa

13/06/2019 05h30

Com 21 pontos, a ponteira Gabi foi o destaque individual da partida (Foto: Divulgação/FIVB)

Pela primeira vez na atual edição da Liga das Nações, a seleção brasileira feminina de vôlei fechou uma semana de competições apenas com vitórias. Depois de bater Japão e Tailândia, a equipe comandada por José Roberto Guimarães superou a Sérvia na madrugada desta quinta-feira (13) por 3 sets a 0, parciais de 25-23, 25-21 e 25-15 em Tóquio.

Campeã mundial no ano passado, a Sérvia não foi ao Oriente com suas principais atletas – da mesma forma, o Brasil também não conta com sua força máxima atualmente. Ainda assim, a diferença no nível de atuação se refletiu no número de pontos cedidos em erros aos adversários: enquanto as europeias deram 23, quase um set inteiro, para os adversários, as brasileiras erraram 13 vezes.

Tirando o terceiro set, porém, o jogo foi duro para a seleção, que voltou a ter problemas na linha de passe. A boa atuação individual da ponteira Gabi, com 21 pontos, e a entrada da oposta reserva Lorenne na segunda parcial (especialmente no saque) foram fundamentais para a vitória. Com a vantagem construída, Zé Roberto até pôde fazer alguns testes na última etapa, mantendo a própria Lorenne em quadra, além de dar uma oportunidade para a central Mayany e para as ponteiras Amanda e Julia Bergmann.

Com 28 pontos em 12 partidas disputadas, as brasileiras estão, neste momento, atrás apenas da Itália na classificação geral, mas podem ainda ser ultrapassadas por Turquia e China. De qualquer maneira, o time nacional chegará para a última rodada da fase classificatória dependendo apenas de si para ficar entre os cinco primeiros colocados e garantir uma vaga na fase final.

Os próximos três adversários do Brasil serão Turquia, Bélgica e Itália, em duelos a serem disputados em Ancara (Turquia) entre 18 e 20 de junho.

Ouça o Voleicast, podcast sobre vôlei do Saída de Rede

Curta o Saída de Rede no Facebook!

Siga-nos no Twitter: @saidaderede

Sobre a autora

Carolina Canossa - Jornalista com experiência de dez anos na cobertura de esportes olímpicos, com destaque para o vôlei, incluindo torneios internacionais masculinos e femininos.

Sobre o blog

O Saída de Rede é um blog que apresenta reportagens e análises sobre o que acontece no vôlei, além de lembrar momentos históricos da modalidade. Nosso objetivo é debater o vôlei de maneira séria e qualificada, tendo em vista não só chamar a atenção dos fãs da modalidade, mas também de pessoas que não costumam acompanhar as partidas regularmente.

Blog Saída de Rede