Topo

Saída de Rede

Zé Roberto: “Se pudesse, não jogaria a Liga das Nações”

Carolina Canossa

01/05/2019 10h00

"Obrigado" a disputar a Liga das Nações, Zé Roberto vai usar o torneio como preparação para o Pré-Olímpico (Foto: Divulgação/FIVB)

O desgaste físico e mental causado pelo calendário apertado do vôlei é o principal motivo da série de dispensas que afetou o início do trabalho da seleção brasileira feminina de vôlei. Técnico da equipe, José Roberto Guimarães não só se posicionou ao lado das jogadoras como também se queixou da cansativa programação, que somente este ano prevê quatro grandes competições até setembro: Liga das Nações, Jogos Pan-Americanos, Pré-Olímpico e Copa do Mundo.

"Se eu pudesse, não jogaria a Liga das Nações", comentou o treinador em entrevista ao "SporTv", em referência ao primeiro e mais longo torneio da temporada, com jogos entre 21 de maio e 7 de julho. "Mas, como estamos classificados, somos obrigados a disputar", explicou Zé Roberto.

Leia mais:

– Carol Gattaz comemora título do Minas: "A superação e a vitória são do grupo"

Tifanny: "Que jogadora não quer a seleção?"

Dupla sensação sai na frente na corrida olímpica brasileira do vôlei de praia

Diante de tal situação, o técnico quer aproveitar a Liga das Nações (antigo Grand Prix) para dar ritmo às atletas visando aquele que considera o principal compromisso de 2019, o Pré-Olímpico, entre 2 e 4 de agosto. Na ocasião, o Brasil vai encarar República Dominicana, Camarões e Azerbaijão em busca de uma vaga na Olimpíada de Tóquio, em 2020 – caso não consiga, o time disputará um Pré-Olímpico Mundial em janeiro do ano que vem, o que traria ainda mais transtornos para o calendário, já que este mês costuma ter jogos do returno da Superliga e da Copa Brasil.

"Estamos conseguindo adequar bem o trabalho das jogadoras com o tempo que temos até o início da competição. Queremos usar a Liga das Nações para prepará-las para o Pré-Olímpico.  Vamos precisar estar com todas as jogadoras bem para essa competição. Conseguindo a classificação no Pré-Olímpico teremos mais tranquilidade no nosso trabalho", ressaltou.

DISPENSAS

Zé Roberto ainda minimizou os pedidos de dispensa recebidos até agora, ressaltando que, apesar de já saber que eles aconteceriam, anunciou as convocações para deixar claro que estava convocando as melhores atletas da Superliga. Conforme o "Saída de Rede" antecipou na semana passada, o assunto não tira o sono da comissão técnica.

Desde a semana passada, estão treinando em Saquarema as levantadoras Roberta e Juma, a oposta Tandara, a ponteira Amanda, as centrais Bia, Milka e Lara e a líbero Natinha. Outras três jogadoras participam dos treinamentos como convidadas: a oposta Lorenne e as ponteiras Julia Bergmann e Tainara Santos.

Até o fim da semana, Zé Roberto complementará a lista de convocadas com as jogadoras de Itambé/Minas e Dentil/Praia Clube, times que disputaram a final da Superliga feminina.

Sobre a autora

Carolina Canossa - Jornalista com experiência de dez anos na cobertura de esportes olímpicos, com destaque para o vôlei, incluindo torneios internacionais masculinos e femininos.

Sobre o blog

O Saída de Rede é um blog que apresenta reportagens e análises sobre o que acontece no vôlei, além de lembrar momentos históricos da modalidade. Nosso objetivo é debater o vôlei de maneira séria e qualificada, tendo em vista não só chamar a atenção dos fãs da modalidade, mas também de pessoas que não costumam acompanhar as partidas regularmente.

Blog Saída de Rede