Topo

Saída de Rede

Ataque funciona e Taubaté evita decepção em casa ao avançar nos playoffs

Janaína Faustino

30/03/2019 06h00

Time teve uma performance consistente na vitória sobre o Vôlei Renata (Foto: Rafinha Oliveira/EMS Taubaté Funvic)

A equipe do EMS Taubaté Funvic entrou em quadra na noite desta sexta-feira (29), no Ginásio do Abaeté, em Taubaté (SP), para jogar a sobrevivência na Superliga masculina de vôlei. E, com um dos maiores investimentos na temporada, o time obteve sucesso e avançou para as semifinais ao superar o competitivo Vôlei Renata por 3 sets a 1, com parciais de 25-18, 25-17, 23-25 e 25-13.

Com isso, Taubaté enfrentará o atual campeão Sada Cruzeiro na série que será decidida em melhor de cinco. Sesc-RJ e Sesi-SP disputarão a outra vaga na grande final. Além da permanência na disputa, o resultado alcançado traz certa tranquilidade para a equipe, que investiu pesado em um elenco recheado de estrelas e, ainda, no técnico da seleção brasileira para dar continuidade a um projeto que vinha sofrendo com muitos altos e baixos na temporada.

Vale lembrar que a única conquista de Taubaté até o momento foi o Campeonato Paulista, já que o time terminou em quarto lugar na Copa Libertadores e também acabou eliminado pelo Fiat Minas na semifinal da Copa Brasil. Neste sentido, uma queda precoce na Superliga seria um fiasco.

Para chegar à classificação, o time apostou em uma eficiente variação de saque, quebrando a boa recepção campineira e, sobretudo, na força de seu sistema ofensivo. A virada de bola funcionou muito bem (foram 64 pontos de ataque contra 36 dos campineiros), principalmente com o ponteiro Facundo Conte, que fez ótima partida, substituindo Douglas Souza, lesionado. O argentino foi o maior pontuador do confronto, com 23 acertos.

Leia mais:

Com show de Wallace, Sesc-RJ espanta crise e se classifica para a semi

O que não deu certo em Taubaté com Daniel Castellani?

Apesar da oscilação na terceira parcial, quando o time demonstrou desconcentração em alguns momentos, caindo de rendimento, a linha de passe taubateana também se mostrou consistente. Assim, com o passe nas mãos, o levantador Rapha conseguiu fazer uma distribuição objetiva.

A equipe do argentino Horacio Dileo, por outro lado, apesar de ter cometido menos erros (foram 15 contra 29 do adversário), não apresentou a mesma regularidade no ataque e no saque, fundamentos determinantes para o triunfo no segundo confronto. Além disso, os ponteiros Bruno Temponi e Gabriel Vaccari, intimidados pelo bloqueio rival, não tiveram a mesma desenvoltura nas ações ofensivas.

Em entrevista ao SporTV, o argentino Conte disse que a equipe fez o seu papel. "Com os jogadores que a gente tem, o objetivo maior é ganhar. Lá, nós fizemos uma boa partida, mas eles jogaram melhor. A classificação para nós era fundamental. Estou muito contente pelo time e também porque joguei. Não estou tendo muita oportunidade nessa temporada, mas esse é o tipo de jogo que todo mundo quer jogar. Fico muito feliz porque atuamos bem e ganhamos. Passamos para a semifinal e agora temos outra batalha pela frente", ressaltou, se referindo ao Cruzeiro.

O líbero Lukinha, do Vôlei Renata, destacou a boa campanha do time. "Diante de Taubaté, uma equipe favorita e muito forte, a gente jogou de igual para igual. Buscamos esse último jogo, entregamos tudo o que podíamos, mas infelizmente eles foram melhores e conseguiram nos derrotar. Eles sacaram muito bem e tiveram esse mérito", finalizou.

Curta o Saída de Rede no Facebook!

Siga-nos no Twitter: @saidaderede

Sobre a autora

Carolina Canossa - Jornalista com experiência de dez anos na cobertura de esportes olímpicos, com destaque para o vôlei, incluindo torneios internacionais masculinos e femininos.

Sobre o blog

O Saída de Rede é um blog que apresenta reportagens e análises sobre o que acontece no vôlei, além de lembrar momentos históricos da modalidade. Nosso objetivo é debater o vôlei de maneira séria e qualificada, tendo em vista não só chamar a atenção dos fãs da modalidade, mas também de pessoas que não costumam acompanhar as partidas regularmente.

Blog Saída de Rede