Topo

Saída de Rede

Bloqueio faz a diferença e Praia Clube quebra hegemonia rival no clássico

Janaína Faustino

09/03/2019 00h15

Praia Clube derrotou o adversário pela primeira vez na temporada (Foto: Divulgação/Praia Clube)

A Arena Minas, em Belo Horizonte (MG), recebeu nesta sexta-feira (8), o grande confronto da 10a rodada da Superliga feminina de vôlei. Valendo a liderança na tabela, Itambé Minas e Dentil Praia Clube, as melhores equipes da competição no momento, se enfrentaram pela quinta vez na temporada, protagonizando um duelo emocionante. E as praianas se superaram, derrotando as campeãs sul-americanas por 3 sets a 2 (parciais de 23-25, 25-20, 25-21, 22-25 e 14-16).

Com o triunfo, as comandadas de Paulo Coco quebraram a boa sequência adversária na temporada, já que as minastenistas haviam derrotado o rival em 4 oportunidades: na final do Campeonato Mineiro, na partida do primeiro turno da Superliga e nas finais da Copa Brasil e do Sul-Americano.

Assim, o Praia Clube somou 2 pontos, chegando aos 52 na Superliga. Do outro lado, mesmo com a derrota, o conjunto liderado por Stefano Lavarini terminará o returno como líder isolado da competição, com 53.

Leia mais:

No Dia da Mulher, trabalhemos por mais Domingas, Maras e Drussylas

Lutadora, Mara, do Minas, busca força para superar drama pessoal

O que se viu no início do confronto "caseiro" na Arena Minas foi um Praia Clube mais intenso e determinado, além de visivelmente incomodado em função da "freguesia" recente para o adversário. Em uma partida equilibrada, o time de Paulo Coco, que não contou com a passadora Fernanda Garay durante todo o tempo, procurou colocar em prática uma estratégia de saque que tinha o objetivo de minar a recepção e, em consequência, o passe minastenista.

Além disso, o time de Uberlândia também soube tirar proveito dos inúmeros erros rivais e se saiu melhor no ataque no primeiro set, com destaque para a oposta norte-americana Nicole Fawcett, referência da sua compatriota Lloyd que, mais uma vez, pecou na precisão em vários momentos e pouco acionou as bolas rápidas com as centrais pelo meio.

O jogo mudou, entretanto, a partir da segunda parcial. Apresentando as costumeiras dificuldades no sistema de recepção, as comandadas de Paulo Coco perderam a intensidade do primeiro set e passaram a sofrer no sideout, contando com a queda expressiva no rendimento da oposta Fawcett, que vinha sendo a bola de segurança do time e acabou substituída por Paula Borgo.

Em oposição, as donas da casa cresceram na virada de bola principalmente através do poder ofensivo da central Carol Gattaz e da oposta Bruna Honório (maior pontuadora do jogo, com 20 pontos, junto com Rosamaria).

Oposta Bruna Honório (em destaque) e a ponteira Rosamaria foram as maiores pontuadoras da partida com 20 pontos cada (Foto: Orlando Bento/MTC)

Se pelo lado mandante o bem montado sistema de jogo funcionou à feição do treinador, com a armadora Macris atuando com o passe nas mãos e extrema velocidade tanto pelas extremidades quanto pelo meio, o time visitante seguiu demonstrando insegurança principalmente com as bolas de primeiro tempo. Com isso, o esquema de ataque praiano foi facilmente marcado pelo bloqueio da casa que, mesmo pontuando menos, trabalhou bem amortecendo o ataque adversário.

O Minas, contudo, sem contar com as ponteiras Lana, com uma lesão no olho, e Natália, diagnosticada com uma fissura na costela, viveu um "apagão" na primeira metade do quarto set. Pressionada na recepção, a equipe, que já vinha cometendo muitos erros na partida, se perdeu completamente em todos os fundamentos.

A levantadora Macris, sem o passe nas mãos, não conseguiu impor o mesmo ritmo de jogo. As visitantes, por outro lado, ganharam confiança e cresceram tanto no bloqueio (anotando 16 pontos contra apenas 7 do adversário) quanto no ataque, sobretudo com Rosamaria e Paula Borgo.

Apostando mais no saque – fundamento em que fizeram a diferença, com 12 acertos contra apenas 1 do rival – e demonstrando poder de reação, as campeãs sul-americanas retornaram mais concentradas para o set decisivo e chegaram a abrir uma vantagem de 11 a 6.

O time do Triângulo Mineiro, no entanto, com mais volume de jogo, retomou o ritmo intenso da primeira parcial e conseguiu reverter o placar. Vale destacar a performance das ponteiras Rosamaria e Michelle, que fizeram a diferença nas ações ofensivas e no sistema defensivo, respectivamente, além da oposta Paula Borgo, para a vitória praiana.

Curta o Saída de Rede no Facebook!

Siga-nos no Twitter: @saidaderede

Sobre a autora

Carolina Canossa - Jornalista com experiência de dez anos na cobertura de esportes olímpicos, com destaque para o vôlei, incluindo torneios internacionais masculinos e femininos.

Sobre o blog

O Saída de Rede é um blog que apresenta reportagens e análises sobre o que acontece no vôlei, além de lembrar momentos históricos da modalidade. Nosso objetivo é debater o vôlei de maneira séria e qualificada, tendo em vista não só chamar a atenção dos fãs da modalidade, mas também de pessoas que não costumam acompanhar as partidas regularmente.

Blog Saída de Rede