Topo

Saída de Rede

Bloqueio brilha, Minas vence Praia de novo e fatura o Sul-americano

Carolina Canossa

23/02/2019 15h15

Gattaz comandou o Minas na conquista de mais um título continental (Foto: Reprodução/Instagram)

Quatro jogos e quatro vitórias. Conforme a temporada 2018/2019 se desenrola, o retrospecto favorável do Itambé/Minas sobre o Dentil/Praia Clube aumenta: atual campeão mineiro e da Copa Brasil, a equipe de Belo Horizonte conquistou mais um título sobre o rival regional ao vencer na tarde deste sábado (23) a final do Campeonato Sul-americano por 3 sets a 0, parciais de 25-21, 25-16 e 26-24.

Para chegar ao segundo título continental consecutivo, o Minas contou com uma atuação suprema de seu bloqueio, especialmente através da capitã Carol Gattaz. Bem posicionada e com um ótimo tempo de bola, a veterana central foi um verdadeiro pesadelo para as atacantes do Praia, que também já havia sido superado no primeiro turno da Superliga.

FIVB confirma: está repensando o formato do Mundial de clubes de vôlei

Gabi compara Lavarini a Bernardinho e Zé Roberto: "Vai conquistar muita coisa"

Com o resultado positivo, o time comandado pelo técnico italiano Stefano Lavarini garante participação em mais um Mundial de clubes, torneio no qual é o atual vice-campeão e será disputado em novembro na China. Ao Praia, restará juntar os cacos novamente para não deixar que a freguesia se estenda na Superliga, onde defende o título. Inclusive, as equipes já tem novo confronto programado na disputa nacional: 8 de março, pela 10a rodada do returno.

Ávido por uma revanche no Sul-americano, o Praia tentou impor um ritmo forte logo no começo do jogo, mas gradativamente foi minado pelo paredão minastenista, presente mesmo quando o passe do time de Uberlândia ia direto na mão da levantadora Carli Lloyd. A americana, porém, teve dificuldades em fazer as melhores escolhas, assim como sua compatriota, a oposta Nicole Fawcett, que desperdiçou muitas oportunidades e teve uma atuação abaixo da média.

A história dos sets seguintes foi parecida, com o técnico Paulo Coco apostando, sem sucesso, nas presenças das reservas Ananda e Paula Borgo em quadra. Rosamaria, que começou no banco, também substituiu Michelle na ponta. No terceiro set, o Praia deu a impressão que reagiria, mas o cada vez mais confiante Minas acabou conquistando mais uma vitória, fazendo jus ao status de melhor time do voleibol brasileiro na atualidade.

Curta o Saída de Rede no Facebook!

Siga-nos no Twitter: @saidaderede

Sobre a autora

Carolina Canossa - Jornalista com experiência de dez anos na cobertura de esportes olímpicos, com destaque para o vôlei, incluindo torneios internacionais masculinos e femininos.

Sobre o blog

O Saída de Rede é um blog que apresenta reportagens e análises sobre o que acontece no vôlei, além de lembrar momentos históricos da modalidade. Nosso objetivo é debater o vôlei de maneira séria e qualificada, tendo em vista não só chamar a atenção dos fãs da modalidade, mas também de pessoas que não costumam acompanhar as partidas regularmente.

Blog Saída de Rede