Topo

Saída de Rede

Saque e bloqueio se destacam em vitória do Brasil sobre o Cazaquistão

Carolina Canossa

04/10/2018 08h56

Paredão: brasileiras conseguiram 11 pontos de bloqueio nesta quinta (Foto: Divulgação/FIVB)

Se por um lado enfrentar um rival sabidamente mais fraco significa quase certeza da vitória, por outro aumenta a exigência por concentração para que não ocorram problemas desnecessários. Exceção feita à primeira metade do segundo set, a seleção brasileira feminina de vôlei seguiu muito bem essa cartilha e, na manhã desta quinta-feira (4), bateu o Cazaquistão por 3 sets a 0, parciais de 25-11, 25-20 e 25-13, pelo encerramento da primeira fase do Campeonato Mundial.

Pelo aspecto técnico, o saque e o bloqueio foram os destaques da vitória brasileira, respondendo respectivamente por seis e 11 pontos. Além dos pontos diretos, serviço verde-amarelo também dificultou demais a recepção adversária, obrigando a levantadora Natalya Akilova a trabalhar longe da rede – isso quando ela conseguia ser a responsável pelo segundo toque. Quando o bloqueio não resolvia de cara, era questão de tempo para o ataque matar a jogada, especialmente através de Tandara, maior pontuadora da partida com 14 acertos.

A exceção ficou por conta do segundo set, quando o nível de concentração brasileiro caiu e permitiu ao Cazaquistão sonhar em vencer uma parcial. Dois saques flutuantes cruzados para cima de Fernanda Garay, por exemplo, fizeram com que a equipe asiática chegasse a liderar o placar por 12 a 10. O técnico José Roberto Guimarães então parou o jogo e Garay levou a equipe ao empate usando justamente o saque. Na sequência, o treinador promoveu a inversão 5-1 com Roberta e Rosamaria em quadra, além de dar uma nova chance a Natália, que quase perdeu o Mundial por conta de uma tendinite no joelho.

Foi Natália, aliás, quem fez o ponto final do jogo, uma largadinha que pegou a defesa rival de surpresa. A facilidade da parcial fez com que Zé Roberto também conseguisse dar ritmo a Adenízia e Drussyla. Com o resultado, a seleção encerra a primeira etapa do Mundial em segundo lugar do grupo D, atrás apenas da Sérvia, para quem perdeu por 3 a 0 na última segunda-feira (1)

Agora, a seleção brasileira feminina de vôlei deixa a cidade de Hamamatsu e parte para Nagoya, onde jogará a segunda fase do torneio, a partir de domingo (7). Confira abaixo os próximos compromissos da equipe:

Domingo (7)
1h25 – Brasil x Alemanha

Segunda (8)
1h25 – Brasil x México

Quarta (10)
1h25 – Brasil x Holanda

Quinta (11)
7h20 – Brasil x Japão

Curta o Saída de Rede no Facebook!

Siga-nos no Twitter: @saidaderede

Sobre a autora

Carolina Canossa - Jornalista com experiência de dez anos na cobertura de esportes olímpicos, com destaque para o vôlei, incluindo torneios internacionais masculinos e femininos.

Sobre o blog

O Saída de Rede é um blog que apresenta reportagens e análises sobre o que acontece no vôlei, além de lembrar momentos históricos da modalidade. Nosso objetivo é debater o vôlei de maneira séria e qualificada, tendo em vista não só chamar a atenção dos fãs da modalidade, mas também de pessoas que não costumam acompanhar as partidas regularmente.

Blog Saída de Rede