Topo

Saída de Rede

Brasil joga o suficiente em vitória na estreia do Mundial de vôlei

Carolina Canossa

12/09/2018 16h05

Para poupar Lipe, Renan começou o Mundial com Kadu e Douglas Souza como ponteiros titulares (Fotos: Divulgação/FIVB)

Não foi a melhor das atuações, mas, diante de um adversário de baixo nível técnico, isso nem era necessário. Em sua estreia no Campeonato Mundial, a seleção brasileira de vôlei masculino conseguiu uma vitória por 3 sets a 0 sobre o Egito na tarde desta quarta-feira (12), com parciais de 25-17, 25-22 e 25-20.

O trabalho da equipe comandada pelo técnico Renan Dal Zotto foi bastante facilitado pelo alto de número de erros dos vice-campeões africanos: 25, a maior parte deles de saque. O oposto Wallace foi o grande nome do Brasil, com 12 pontos, mesmo número do ponteiro Douglas Souza, que conseguiu ser uma boa opção de ataque para o levantador Bruno. Os saques curtos também complicaram a linha de recepção do Egito.

Mundial de vôlei começa com vários favoritos e Brasil correndo por fora

Por outro lado, preocupa o excesso de erros de bloqueios tomados pelos jogadores brasileiros (nove), assim como os saques na rede e os passes inconstantes, problemas que vêm se arrastando ao longo de toda a atual temporada. A seleção masculina também ficou devendo no bloqueio, fundamento que rendeu apenas cinco pontos para a equipe. Com isso, permitiu aos egípcios equilibrarem as ações no segundo e no terceiro set. Vale destacar que a dupla de ponteiros titulares foi formada pelos jovens Douglas Souza e Kadu, já que o experiente Lipe ainda sente dores no cotovelo e só deve ser usado em partidas mais importantes. Maurício Souza também foi poupado, dando lugar a Isac.

Douglas Souza teve boa atuação no ataque, dividindo a responsabilidade com Wallace

Renan e sua comissão técnica terão pouco tempo para arrumar estes problemas, uma vez que o Brasil volta à quadra já nesta quinta-feira (13), às 14h30 (horário de Brasília), para encarar a fortíssima seleção da França, que também estreou com vitória em sets diretos, só que sobre a China (25-20, 25-21 e 25-17). Em outra partida deste mesmo grupo, o B, o Canadá bateu a Holanda por 25-15, 25-23 e 25-18. Clique aqui para ver todos os resultados do dia no Mundial de vôlei masculino.

O Mundial de vôlei, competição no qual o Brasil acumula três títulos, é dividido em três fases antes das semifinais. Nesta primeira, os 24 times são divididos em quatro grupos, onde os quatro primeiros colocados de cada um deles avançam à segunda etapa da disputa.

Curta o Saída de Rede no Facebook!

Siga-nos no Twitter: @saidaderede

Sobre a autora

Carolina Canossa - Jornalista com experiência de dez anos na cobertura de esportes olímpicos, com destaque para o vôlei, incluindo torneios internacionais masculinos e femininos.

Sobre o blog

O Saída de Rede é um blog que apresenta reportagens e análises sobre o que acontece no vôlei, além de lembrar momentos históricos da modalidade. Nosso objetivo é debater o vôlei de maneira séria e qualificada, tendo em vista não só chamar a atenção dos fãs da modalidade, mas também de pessoas que não costumam acompanhar as partidas regularmente.

Blog Saída de Rede