Topo

Saída de Rede

Sonhando com volta ao topo, Itália mostra força na estreia do Mundial

Carolina Canossa

09/09/2018 18h07

Levantador Giannelli (camisa 6) colocou o time inteiro para jogar, com Zaytsev (9), sendo o maior pontuador, com 13 pontos (Foto: Divulgação/FIVB)


Por Janaina Faustino 

O jogo que abriu o Campeonato Mundial de vôlei masculino neste domingo (9) no histórico Foro Itálico, em Roma, comprovou que não se deve menosprezar a tradição da seleção italiana no torneio. Em uma competição que promete ser uma das mais disputadas dos últimos tempos em função da grande quantidade de favoritos, o time comandado pelo técnico Gianlorenzo Blengini venceu a habilidosa e aguerrida equipe japonesa por 3 sets a 0, com parciais de 25-20, 25-21 e 25-23. Assim, a Azzurra não apenas devolveu a derrota sofrida em junho para a seleção asiática na 1ª edição da Liga das Nações, como também demonstrou que está, sim, entre os candidatos ao título deste Mundial.

A boa estreia serviu para dar esperanças aos apaixonados tifosi, que têm sofrido com os maus resultados de sua seleção. Em sua 17ª participação na história do campeonato, os tricampeões mundiais lutam para deixar para trás os problemas enfrentados no período mais recente, quando, na temporada 2017 quase foram rebaixados para o segundo escalão ao ocuparem a lanterna na extinta Liga Mundial e quando deram um vexame no Campeonato Europeu, caindo nas quartas de final para a seleção belga. Além disso, neste ano, nem chegaram a disputar a fase final da Liga das Nações, na França, alcançando apenas o 8º lugar. Vale ressaltar, ainda, que o último título da Itália foi justamente o Europeu, em 2005, o que é muito pouco para uma das mais tradicionais escolas de voleibol do mundo.

Deste modo, jogando em casa e contando com o apoio incondicional dos seus torcedores, a seleção italiana iniciou o confronto com o jovem e talentoso levantador Simone Giannelli, o ponteiro cubano naturalizado italiano Osmany Juantorena, o ponteiro Filippo Lanza, os centrais Danielle Mazzone e Simone Anzani, o oposto Ivan Zaytsev e o líbero Massimo  Colaci.

A primeira parcial do confronto teve um início bastante equilibrado, com as duas equipes cometendo erros de saque e de ataque. A partir da metade do set, a seleção italiana começou a mostrar mais consistência em quadra, contando com a categoria do levantador Giannelli que fez uma distribuição bastante eficiente, ora com bolas aceleradas pelo meio, ora com inversões difíceis que deixaram os atacantes italianos sem bloqueio. Vale destacar, ainda, a habilidade do levantador com bolas rápidas inclusive para  Zaytsev na saída de rede, que costuma atacar bolas mais altas. Assim, o oposto cresceu no ataque, marcando também pontos de bloqueio e de saque.

Mundial começa com vários favoritos e Brasil correndo por fora

A equipe japonesa buscou uma reação no segundo set, sobretudo com o oposto Issei Otake e o ponteiro Yuki Ishikawa, mas o excesso de erros e as deficiências físicas dificultaram as ações dos asiáticos. Mesmo demonstrando empenho e a famosa disciplina tática, o time não conseguiu impor seu ritmo de jogo, caracterizado pela velocidade e pela habilidade dos jogadores. A baixa estatura para os padrões internacionais continua sendo um grande obstáculo ao crescimento da equipe no cenário mundial.

Por outro lado, os italianos mantiveram o bom nível do set anterior e o levantador Giannelli seguiu como destaque, apresentando uma variação admirável de jogadas, deixando todos os jogadores em ótimas condições de ataque. Vale ressaltar a evolução de Juantorena, que passou a assumir o protagonismo nas ações de ataque com Zaytsev, e para os centrais Mazzone e Anzani, que também fizeram pontos importantes. A Itália fechou a parcial em 25 a 21 com um ótimo rali de 30 segundos, o melhor do jogo.

Na terceira e última parcial, muito parecida com a anterior, os japoneses usaram a mesma estratégia, tentando não permitir que a Itália deslanchasse no placar, mas os italianos construíram uma boa vantagem no final do set, demonstrando mais firmeza nas ações de ataque. Zaytsev e Juantorena definiram bolas fundamentais e o bloqueio continuou sendo uma arma eficaz para a Azzurra. É importante mencionar o quanto esses dois jogadores, reconhecidas estrelas do voleibol mundial, são capazes de mudar a Itália de patamar quando estão juntos em quadra. A partir da evolução do ponteiro no jogo, ambos passaram a ditar o ritmo do jogo e foram determinantes para a vitória da seleção italiana por 25 a 23.

O próximo compromisso da seleção italiana será na próxima quinta (13) contra a Bélgica, pelo grupo A. Outro país-sede da disputa, a Bulgária também começou bem, batendo a Finlândia em sets diretos pelo grupo D: 25-21, 25-19 e 25-22. Os búlgaros enfrentam o Irã na próxima rodada, na quinta.

Curta o Saída de Rede no Facebook!

Siga-nos no Twitter: @saidaderede

Sobre a autora

Carolina Canossa - Jornalista com experiência de dez anos na cobertura de esportes olímpicos, com destaque para o vôlei, incluindo torneios internacionais masculinos e femininos.

Sobre o blog

O Saída de Rede é um blog que apresenta reportagens e análises sobre o que acontece no vôlei, além de lembrar momentos históricos da modalidade. Nosso objetivo é debater o vôlei de maneira séria e qualificada, tendo em vista não só chamar a atenção dos fãs da modalidade, mas também de pessoas que não costumam acompanhar as partidas regularmente.

Blog Saída de Rede