Topo

Saída de Rede

Brasil para diante da juventude italiana e disputará o bronze em Montreux

Carolina Canossa

08/09/2018 16h29

Crédito: Divulgação/Montreux Volley Masters

Por Daniel Rodrigues

A seleção brasileira feminina não conseguiu repetir a campanha da última edição do Montreux Volley Masters, quando conquistou o título, e foi superada pela Itália na semifinal do torneio, em partida realizada na tarde deste sábado (08). Irregular, a equipe comandada por José Roberto Guimarães foi derrotada por 3 sets a 2, com parciais de 19-25, 25-18, 22-25, 25-17 e 15-12, em mais de duas horas de disputa.

Leia também: Sem dificuldades, Brasil bate Camarões e vai à semifinal do Montreux

Como nos duelos anteriores, o técnico brasileiro iniciou o confronto com Dani Lins, Rosamaria, Gabi, Fernanda Garay, Thaisa, Carol e Suelen. A partir do terceiro set, a ponteira Drussyla entrou no lugar de Garay, enquanto Adenizia substituiu Thaisa. A oposta Monique e a levantadora Roberta também participaram do jogo, entrando nas inversões de rede.

A semifinal deste sábado retratou com exatidão o momento vivido pelas brasileiras desde o início da temporada de seleções. Alternando sets bem jogados e outros sem conseguir impor-se, permitindo a superioridade italiana, o Brasil demonstrou as oscilações e instabilidade que vêm apresentando durante a maior parte dos compromissos deste ano. A concentração parece não atingir a constância adequada e os altos e baixos se tornam frequentes, dificultando um padrão de jogo ideal.

As principais pontuadoras da seleção também tiveram este comportamento no embate contra a Itália. Rosamaria, maior pontuadora pelo lado brasileiro, com 20 pontos, fez um bom primeiro set e um tie-break agressivo, mas pouco pontuou nas demais parciais. Gabi, com 13 bolas no chão, e Drussyla, com 9, também tiveram rompantes positivos, mas momentos de dificuldade tanto no passe, como no ataque. Ainda parece faltar confiança ao grupo, além de uma liderança melhor definida, fatos que precisarão ser afinados com muita atenção para o Campeonato Mundial.

Entre os fundamentos, o passe e o saque ainda preocupam e foram pontos fracos no revés desta tarde. O saque italiano, principalmente nas passagens de Egonu, fez estrago na recepção brasileira e dificultou muito o trabalho das levantadoras. Pelo lado brasileiro, o fundamento que foi  destaque nas gerações anteriores parece não surtir o efeito desejado e pouco pressiona as passadoras dos times adversários, fato visível no duelo contra a Itália.

Para finalizar, o bloqueio do time de Zé Roberto também deixou a desejar: foram 10 pontos, contra 17 das rivais. Além do baixo número de ações efetivas, vale destacar a pontuação elevada da jovem oposta Egonu. Foram marcados 32 pontos e, mesmo recebendo um alto número de bolas, a jogadora pareceu sentir-se à vontade, sem intimidar-se com a marcação brasileira.

Com a derrota na semifinal, o Brasil irá disputar a medalha de bronze do Torneio de Montreux, às 8h30 deste domingo (09). O adversário das brasileiras sairá da partida entre Turquia e Rússia, que disputam a segunda semifinal do campeonato.

Curta o Saída de Rede no Facebook!

Siga-nos no Twitter: @saidaderede

 

Sobre a autora

Carolina Canossa - Jornalista com experiência de dez anos na cobertura de esportes olímpicos, com destaque para o vôlei, incluindo torneios internacionais masculinos e femininos.

Sobre o blog

O Saída de Rede é um blog que apresenta reportagens e análises sobre o que acontece no vôlei, além de lembrar momentos históricos da modalidade. Nosso objetivo é debater o vôlei de maneira séria e qualificada, tendo em vista não só chamar a atenção dos fãs da modalidade, mas também de pessoas que não costumam acompanhar as partidas regularmente.

Blog Saída de Rede