Topo

Saída de Rede

Seleção masculina de novos toma virada da Argentina e é vice da Copa Pan

Carolina Canossa

03/09/2018 02h16

Seleção de novos pagou caro pelo excesso de erros na final (Fotos: Divulgação)

Em uma partida emocionante e repleta de equilíbrio, a Argentina mostrou um maior poder de decisão e derrotou a seleção brasileira masculina de novos na final da Copa Pan-americana, realizada no México, na noite deste domingo (2). Após cerca de três horas de jogo, o placar apontou 3 sets a 2, parciais de 25-27, 25-17, 25-22, 27-25 e 15-10.

Apesar da medalha de ouro ter escapado, o principal objetivo da competição foi alcançado pelo Brasil: a vaga nos Jogos Pan-americanos do ano que vem, que serão realizados em Lima (Peru), dada aos cinco primeiros colocados (Argentina, Brasil, Cuba, Porto Rico e México).

Curta o Saída de Rede no Facebook!

Siga-nos no Twitter: @saidaderede

Individualmente falando, dois jogadores brasileiros se destacaram e entraram para a seleção do campeonato: o oposto Alan, maior pontuador do torneio com 93 pontos, e o central Flávio. Contra a Argentina, ambos marcaram respectivamente 19 e 11 pontos.

Comandada por Giovane Gávio, a seleção de novos entrou para a disputa de título com uma modificação em relação ao time que havia vencido os quatro jogos anteriores: o meio de rede Leandro Aracaju substituiu Matheus. Completaram a equipe titular Alan, Flávio, o levantador Thiaguinho, os pontas Henrique Honorato e Léozinho, além dos líberos Rogerinho e Douglas Pureza. Também jogaram o levantador Carísio, o oposto Davy, o central Matheus, e os ponteiros Victor Birigui e Gabriel.

Campeã em 2017, Argentina se manteve no topo da Copa Pan-americana

Na Argentina, que também não contou com seus principais jogadores, o grande nome foi Ezequiel Palacios, eleito o MVP do torneio. Com 21 pontos no jogo decisivo, ele fez uma dupla formidável ao lado do levantador Matías Sánchez.

Escassez na base deixa seleção masculina abaixo dos rivais no Mundial

Seleção feminina B volta a sofrer no passe e fica em quarto na Copa Pan

Mostrando um bom volume de jogo, a Argentina foi capaz de pressionar o sistema defensivo da seleção brasileira, que foi bem no ataque, mas de uma maneira geral errou além do desejado. Depois de perder um match point ainda no quarto set, a equipe do treinador Alejandro Grossi foi muito superior no tie-break, abrindo 5 a 1 logo de cara e mantendo o controle do placar até o final.

"Hoje, foi uma disputa bonita, mas com alguns erros que não poderiam acontecer, obviamente nos sets em que perdemos. Contra um time como a Argentina, que erra pouco, acabamos pagando um preço muito alto por isso. Mas, essa oportunidade foi muito importante. Uma pena não ter alcançado o lugar mais alto do pódio, mas vamos todos aprendendo. Fica a alegria de ter tido essa chance, e agradeço a oportunidade por essa missão", analisou Giovane.

Sobre a autora

Carolina Canossa - Jornalista com experiência de dez anos na cobertura de esportes olímpicos, com destaque para o vôlei, incluindo torneios internacionais masculinos e femininos.

Sobre o blog

O Saída de Rede é um blog que apresenta reportagens e análises sobre o que acontece no vôlei, além de lembrar momentos históricos da modalidade. Nosso objetivo é debater o vôlei de maneira séria e qualificada, tendo em vista não só chamar a atenção dos fãs da modalidade, mas também de pessoas que não costumam acompanhar as partidas regularmente.

Blog Saída de Rede