Topo

Saída de Rede

Renan Dal Zotto anuncia os primeiros convocados para o Mundial

Carolina Canossa

12/07/2018 11h57

(Crédito: Wander Roberto/Inovafoto/CBV)

Por Daniel Rodrigues

Após o quarto lugar na Liga das Nações, a seleção masculina terá menos de dois meses para iniciar a caminhada rumo ao seu principal objetivo. Trata-se do Campeonato Mundial, que será disputado de 9 a 30 de setembro, na Bulgária e na Itália.

A primeira convocação conta com uma importante baixa: Maurício Borges. O ponteiro, que sofreu uma lesão em seu joelho direito na Fase Final da Liga das Nações, precisará ser submetido a uma cirurgia e desfalcará o grupo para a disputa do Mundial. A ausência do campeão olímpico preocupa, pois o mesmo vinha se firmando cada vez mais no sistema de jogo da equipe brasileira, além da carência de opções para a posição, que ficou nítida nos últimos desafios.

Para o lugar de Maurício, volta ao time o ponteiro Lucarelli. O também campeão olímpico nos Jogos dos Rio, em 2016, ainda está em fase de recuperação de uma cirurgia realizada em novembro, após sofrer uma lesão no tendão calcâneo. A situação física do atacante ainda é uma incógnita, mas caso consiga reabilitar-se totalmente até a competição na Europa, pode ser um importante reforço para o Brasil.

Além de Lucarelli, Renan manteve a base dos últimos torneios e convocou os levantadores Bruninho e William; os opostos Wallace e Evandro; os centrais Lucão, Maurício Souza, Éder e Isac; os ponteiros Lipe, Lucas Lóh, Douglas Souza, Rodriguinho e Victor Cardoso, e o líbero Thales. Fica a surpresa da ausência dos líberos Murilo e Tiago Brendle, que vinham revezando na posição, junto com Thales.

Para finalizar, também surpreendeu o convite ao ponteiro Kadu Barreto. O jogador ficou afastado das quadras por mais de um ano depois de ser pego no exame antidoping por uso de clostebol, presente em um creme para a pele. Porém os advogados do atleta de 23 anos conseguiram autorização para que ele pudesse voltar a treinar desde o início de junho. Desta forma, Kadu, convocado outras vezes quando Bernardinho comandava a seleção principal, terá mais uma oportunidade para mostrar seu voleibol e agregar à posição dos ponteiros.

 

 

 

 

Sobre a autora

Carolina Canossa - Jornalista com experiência de dez anos na cobertura de esportes olímpicos, com destaque para o vôlei, incluindo torneios internacionais masculinos e femininos.

Sobre o blog

O Saída de Rede é um blog que apresenta reportagens e análises sobre o que acontece no vôlei, além de lembrar momentos históricos da modalidade. Nosso objetivo é debater o vôlei de maneira séria e qualificada, tendo em vista não só chamar a atenção dos fãs da modalidade, mas também de pessoas que não costumam acompanhar as partidas regularmente.

Blog Saída de Rede