Topo

Saída de Rede

Abatido, Brasil perde em sets diretos para a França e alerta é aceso

Carolina Canossa

16/06/2018 12h18

Com 16 pontos, o craque Earvin Ngapeth foi outra vez decisivo (Foto: Divulgação/FIVB)

 

Por Daniel Rodrigues

Fazia muito tempo que a seleção masculina não perdia dois jogos seguidos por três sets a zero, mas aconteceu. Na manhã deste sábado (16), os comandados de Renan Dal Zotto parecem ter sentido a derrota para o Canadá e viram a França, atual líder da Liga das Nações, sair com a vitória em parciais diretas (25-19, 25-23 e 25-23).

Na condição de sede da fase final do torneio e, consequentemente, já classificada, a seleção francesa jogou extremamente solta e sem responsabilidade. Com 16 pontos, o craque Earvin Ngapeth foi outra vez decisivo, mas também chamou atenção Boyer, o promissor oposto do time europeu que, com apenas 22 anos, foi responsável por 14 bolas no chão. Trata-se, aliás, de mais um dos jovens talentos franceses que já estão dando dor de cabeça aos adversários, dentre os quais também podemos destacar o ponteiro Thibault Rossard (25 anos), o central Barthélémy Chinenyeze (20) e o oposto reserva Jean Patry (21).

Em relação aos fundamentos ofensivos, o Brasil foi massacrado pelos franceses: 38 a 29 pontos no ataque, e 12 a 4 nos bloqueios. Para "fechar a conta", foram nove aces dos europeus contra três dos sul-americanos.

Rendida, a seleção de Renan, que entrou em quadra com a mesma formação iniciada contra o Canadá (Bruninho, Wallace, Douglas, Maurício Borges, Isac, Lucão e Thales), repetiu um comportamento preocupante visto na derrota anterior: a queda de rendimento na reta final das parciais. Tanto no segundo como no terceiro sets, o Brasil esteve à frente do placar, mas nos últimos pontos passou por um apagão, atuando com menos agressividade e concentração, resultando no resultado negativo nas parciais.

Wallace mais uma vez foi o maior pontuador entre os brasileiros, com 10 bolas no chão, mas teve uma atuação abaixo do que vinha apresentando, muito devido à marcação dos franceses, que já se prepararam para uma distribuição de bolas concentrada no oposto. Maurício Borges, por sua vez, melhorou em relação ao duelo contra o Canadá, enquanto Douglas Souza ficou devendo uma participação mais contundente. Os atuais campeões olímpicos parecem estar sentindo a falta do ponteiro Lipe, além de Ricardo Lucarelli, em fase final de recuperação.

Muita coisa pode e deve ser extraída dessas duas derrotas por 3 sets a 0 e convenhamos que pegar uma França embalada não era o melhor dos adversários para se recuperar do revés diante do Canadá. Fato é, porém, que Renan Dal Zotto precisará recuperar seus jogadores o mais rápido possível para que a seleção brasileira saia desta rodada com pelo menos três pontos e não se complique para avançar às finais da competição. Com três derrotas em 11 partidas, o time verde e amarelo soma 23 pontos e pode cair para a quinta colocação, dependendo dos resultados do dia.

Na tentativa de deixar o saldo do final de semana menos negativo, o Brasil volta à quadra neste domingo (17), quando irá enfrentar a Bulgária, às 12h30 (horário de Brasília).

Sobre a autora

Carolina Canossa - Jornalista com experiência de dez anos na cobertura de esportes olímpicos, com destaque para o vôlei, incluindo torneios internacionais masculinos e femininos.

Sobre o blog

O Saída de Rede é um blog que apresenta reportagens e análises sobre o que acontece no vôlei, além de lembrar momentos históricos da modalidade. Nosso objetivo é debater o vôlei de maneira séria e qualificada, tendo em vista não só chamar a atenção dos fãs da modalidade, mas também de pessoas que não costumam acompanhar as partidas regularmente.

Blog Saída de Rede