Topo

Saída de Rede

Brasil supera início amarrado e apagão para vencer outra na Liga das Nações

Carolina Canossa

02/06/2018 10h35

Contra um Japão modificado, bloqueio brasileiro só apareceu a partir do segundo set (Foto: Divulgação/CBV)

Comandada pelo técnico Renan Dal Zotto, a seleção brasileira masculina de vôlei conquistou a quarta vitória em cinco jogos pela Liga das Nações ao bater o Japão na manhã deste sábado (2) na Arena Goiânia. O placar foi de 3 sets a 0, parciais de 26-24, 25-19 e 25-20.

Diante de um adversário que resolveu poupar forças após roubar um ponto dos Estados Unidos na sexta (entre os que ficaram no banco de reservas estava o quarto maior pontuador do torneio, o oposto Yuji Nishida), Renan modificou completamente o time que bateu a Coreia do Sul na sexta, colocando em quadra uma formação composta por Bruno, Wallace, Maurício Borges, Douglas Souza, Maurício Souza, Lucão e Thales. E a impressão é que o horário incomum da partida, 8h35 da manhã, fez o time entrar travado em quadra.

Apagão na Arena Goiânia paralisou o jogo por cerca de 25 minutos (Foto: Reprodução/Twitter CBV)

Com um serviço ruim e lenta na defesa, a seleção brasileira permitiu que os japoneses tivessem chances reais de ganhar um set, algo que não ocorre desde a Copa do Mundo de 2007. O set point asiático, porém, foi desperdiçado com um saque flutuante para fora. Na sequência, um erro de armação de jogada deu a vantagem para o Brasil. Evandro, em quadra para a inversão 5-1, explorou o bloqueio e fechou a etapa.

Após o susto, a seleção voltou em outro ritmo para a segunda parcial, dominada do início ao fim com direito a um belo ponto que Bruno proporcionou a Wallace ao buscar a bola fora da quadra, já no lado japonês:

Pelo o que os times apresentavam em quadra, a confirmação da vitória brasileira parecia questão de tempo. Foi então que uma queda de energia no ginásio atrapalhou os planos de todos, fazendo a partida ficar paralisada por aproximadamente 25 minutos. Na volta, a seleção voltou cometendo mais erros do que deveria, especialmente no ataque, mas ainda assim não voltou a ser ameaçada e somou mais três pontos em sua primeira competição na temporada. Com 15 pontos, Wallace foi o maior pontuador do jogo.

O Brasil volta à quadra neste domingo (3) às 12h40 (horário de Brasília) para encarar os Estados Unidos no jogo mais aguardado da rodada de Goiânia da Liga das Nações.

Curta o Saída de Rede no Facebook!

Siga-nos no Twitter: @saidaderede

Sobre a autora

Carolina Canossa - Jornalista com experiência de dez anos na cobertura de esportes olímpicos, com destaque para o vôlei, incluindo torneios internacionais masculinos e femininos.

Sobre o blog

O Saída de Rede é um blog que apresenta reportagens e análises sobre o que acontece no vôlei, além de lembrar momentos históricos da modalidade. Nosso objetivo é debater o vôlei de maneira séria e qualificada, tendo em vista não só chamar a atenção dos fãs da modalidade, mas também de pessoas que não costumam acompanhar as partidas regularmente.

Blog Saída de Rede