Topo

Saída de Rede

Brasil soma três pontos na Liga das Nações, mas ainda não inspira confiança

Carolina Canossa

16/05/2018 19h00

Seleção feminina só deslanchou no quarto set contra o Japão (Foto: Gaspar Nóbrega/CBV)

O silêncio no ginásio José Corrêa, em Barueri, no começo do segundo set da partida entre Brasil e Japão indicava que a atuação das donas da casa era preocupante. Surpreendida pela Alemanha na estreia, a equipe verde-amarela havia acabado de perder a etapa inicial e os constantes erros no ataque murchavam qualquer perspectiva de virada.

Coube a Tandara dissipar o cenário desolador. Chamando a responsabilidade, a oposta foi fundamental para que a seleção feminina não se perdesse completamente. Não fosse por ela, que terminou o duelo com 20 pontos, era bem possível que o Brasil encerrasse a segunda rodada da estreante Liga das Nações sem um ponto sequer. Pouco a pouco, Adenízia também foi entrando no jogo. O acerto no sistema de bloqueio-defesa sobre Sarina Koga também apareceu, animando a torcida que foi prestigiar o grupo comandado por José Roberto Guimarães na tarde desta quarta (16).

Tranquilo mesmo apenas o quarto set, quando o Japão errou tudo o que tinha direito e viu o Brasil nadar de braçadas rumo a importantes três pontos. No fim, o placar de 22-25, 25-18, 25-23 e 25-11 serviu para dar tranquilidade para as brasileiras na tabela, ainda que o time esteja longe de inspirar confiança.

Preocupante? Sim. Desesperador? Não. A temporada ainda está no início, ainda há muito trabalho a ser feito e entrosamento a ganhar. Zé Roberto, por sua vez, segue promovendo um rodízio intenso de jogadoras visando alternativas para o que realmente interessa no ano, o Campeonato Mundial, enquanto atletas importantes como Natália, Dani Lins e Thaisa não possuem condições de jogo.

Nesta quinta (17), o Brasil se despede de sua torcida encarando a Sérvia, adversário mais forte da semana, a partir das 15h05, com transmissão ao vivo da TV Globo.

Curta o Saída de Rede no Facebook!

Siga-nos no Twitter: @saidaderede

Sobre a autora

Carolina Canossa - Jornalista com experiência de dez anos na cobertura de esportes olímpicos, com destaque para o vôlei, incluindo torneios internacionais masculinos e femininos.

Sobre o blog

O Saída de Rede é um blog que apresenta reportagens e análises sobre o que acontece no vôlei, além de lembrar momentos históricos da modalidade. Nosso objetivo é debater o vôlei de maneira séria e qualificada, tendo em vista não só chamar a atenção dos fãs da modalidade, mas também de pessoas que não costumam acompanhar as partidas regularmente.

Blog Saída de Rede