Topo

Saída de Rede

Em jogo dramático, Zenit vira sobre Civitanova e mantém o título europeu

Carolina Canossa

13/05/2018 17h04

Leon encerrou em grande estilo sua passagem de quatro anos por Kazan (Foto: Divulgação/CEV)

O Civitanova esteve muito perto de acabar acabar com o reinado do Zenit Kazan na Europa, mas acabou falhando nos momentos decisivos e teve que se contentar com mais um vice-campeonato na temporada europeia de voleibol masculino. Em confronto emocionante disputado neste domingo (13), o time russo precisou virar o primeiro, o quarto e o quinto set diante dos italianos para manter a taça da Champions League. Após quase duas horas e meio de duelo, as parciais foram de 29-27, 18-25, 23-25, 25-23 e 17-15.

Segundo colocado no Campeonato Italiano, na Copa Itália e na Supercopa italiana, o Civitanova não se intimidou diante de um ginásio lotado com sete mil torcedores majoritariamente favoráveis ao Zenit e entrou em quadra disposto a finalmente subir ao ponto mais alto do pódio – seria também a oportunidade ideal para "vingar" a derrota sofrida diante do próprio time russo na decisão do Mundial de clubes, em dezembro. Contando com o búlgaro Tsvetan Sokolov inspirado e um bom trabalho de bloqueio, a equipe do técnico Giampaolo Medei esteve perto de fazer história, mas faltou colocar a última bola no chão. Para aumentar o pesadelo italiano, do outro lado da quadra estava Wilfredo Leon.

Jogada sensacional encerra semi do Europeu masculino de clubes; veja

Vôlei em imagens: as melhores fotos das finais da Superliga

Foram três grandes oportunidades desperdiçadas pelo Civitanova: no primeiro set, a equipe deixou escapar dois set points antes do cubano naturalizado polonês colocar o Zenit à frente com um ace. Já na quarta parcial, o Civitanova esteve no placar o tempo quase inteiro, mas permitiu a virada no 22 a 21, com destaque novamente para Leon. A história se repetiu no tie-break, quando o Zenit virou um improvável 7-11 para se sagrar campeão continental pela sexta vez, a quarta consecutiva. Adivinhe quem conduziu a equipe? Isso mesmo: Leon, responsável não só por salvar um match point como também por fazer os dois derradeiros pontos do confronto, encerrando em grande estilo sua passagem de quatro anos pelo clube russo.

Confira o ponto que deu o título ao Zenit, um ace de Leon que precisou do video challenge para ser confirmado:

Destaque ainda para Maxim Mikhailov, que fez 24 pontos para o Zenit e foi eleito o melhor jogador da competição. Pelo Civitanova, Sokolov chegou aos 29. Na disputa da medalha de bronze, outro confronto eletrizante, com o campeão italiano Perugia batendo o Zaksa, da Polônia, também por 3 a 2: 17-25, 29-27, 19-25, 25-23 e 15-07. O Perugia, aliás, deve anunciar nos próximos dias a contratação de Leon, ao passo que o Civitanova será a nova casa de Yoandy Leal, cubano naturalizado brasileiro e ídolo do multicampeão Sada Cruzeiro.

Curta o Saída de Rede no Facebook!

Siga-nos no Twitter: @saidaderede

Sobre a autora

Carolina Canossa - Jornalista com experiência de dez anos na cobertura de esportes olímpicos, com destaque para o vôlei, incluindo torneios internacionais masculinos e femininos.

Sobre o blog

O Saída de Rede é um blog que apresenta reportagens e análises sobre o que acontece no vôlei, além de lembrar momentos históricos da modalidade. Nosso objetivo é debater o vôlei de maneira séria e qualificada, tendo em vista não só chamar a atenção dos fãs da modalidade, mas também de pessoas que não costumam acompanhar as partidas regularmente.

Blog Saída de Rede