Topo

Saída de Rede

Itália tem campeão inédito, enquanto Vakif continua a dominar a Europa

Carolina Canossa

07/05/2018 06h00

Torcedores vão à loucura com a conquista do Perugia (Foto: Divulgação)

Um dos mais tradicionais campeonatos de voleibol do planeta conta com um novo campeão: depois de 11 temporadas de tentativas, o Perugia finalmente conseguiu levantar o scudetto ao bater, neste domingo (6), o Civitanova no quinto e decisivo jogo da série que encerrou o torneio. O duelo, encerrado em um ataque de Ivan Zaytsev, teve parciais de 25-22, 25-23 e 27-25.

Apesar de o placar ter marcado 3 a 0, o confronto foi equilibrado, com o Perugia precisando virar os dois primeiros sets e só conseguindo fechar a partida após muita luta na terceira etapa. O sérvio Aleksandar Atanasijevic foi a principal opção ofensiva da equipe campeã, com 17 pontos, um a menos que o búlgaro Tsvetan Sokolov, do Civitanova, que buscava repetir o título da temporada passada e, a partir de 2018/2019, contará com o ponteiro Yoandy Leal, MVP da Superliga pelo Sada Cruzeiro, em seu elenco.

Confira o ponto e a festa dos cerca de 4200 torcedores que lotaram o PalaEvangelisti:

Vencedor também da Copa Itália e da Supercopa italiana, o Perugia terá a chance de fechar a temporada com perfeição no próximo fim de semana, quando disputará o Final Four da Champions League, o Europeu de clubes, em Kazan (Rússia). Na busca por um lugar na final, os campeões italianos encararão o Zenit, dono da casa e campeão mundial, enquanto a outra vaga fica entre o Zaksa, da Polônia, e o Civitanova.

Vakifbank tem dominado o vôlei feminino na atualidade (Foto: Divulgação/CEV)

CHAMPIONS FEMININA

Se no Italiano masculino tivemos um resultado inédito, no Europeu feminino de clubes o Vakifbank fez valer o seu favoritismo e conquistou seu segundo título consecutivo, o quarto em oito anos. Na final, a equipe turca bateu o Alba Blaj, da Romênia, que entrou na semifinal como convidado por ser sede da fase decisiva e surpreendeu o mundo ao eliminar o Galatasaray com um 3 a 1. Destaque na ocasião, a cubana Cleger foi completamente anulada neste domingo e marcou apenas três pontos.

As parciais da decisão foram 25-17, 25-11 e 25-17, com a chinesa Ting Zhu mais uma vez se destacando: ao todo, foram 15 pontos e 71% de aproveitamento no ataque. O posto de MVP, porém, ficou com a turca Gözde Kirdar, mais conhecida como Sonsirma, o que soou como uma homenagem, uma vez que ela está se aposentando das quadras. De quebra, o Vakif ainda garantiu seu lugar no Mundial de clubes no fim do ano, onde encarará o Camponesa/Minas, campeão sul-americano.

Na disputa pelo bronze, o Conegliano, atual campeão italiano, também não teve maiores problemas para fazer 25-17, 25-18 e 25-20 sobre o Galatasaray.

Veja abaixo os melhores momentos da final:

Sobre a autora

Carolina Canossa - Jornalista com experiência de dez anos na cobertura de esportes olímpicos, com destaque para o vôlei, incluindo torneios internacionais masculinos e femininos.

Sobre o blog

O Saída de Rede é um blog que apresenta reportagens e análises sobre o que acontece no vôlei, além de lembrar momentos históricos da modalidade. Nosso objetivo é debater o vôlei de maneira séria e qualificada, tendo em vista não só chamar a atenção dos fãs da modalidade, mas também de pessoas que não costumam acompanhar as partidas regularmente.

Blog Saída de Rede