Topo

Saída de Rede

Festa cruzeirense em mais uma temporada repleta de conquistas

Sidrônio Henrique

06/05/2018 17h00

Ginásio Mineirinho lotado com 14,8 mil pessoas (foto: Wander Roberto/Inovafoto/CBV)

Quando o central Robertlandy Simon cravou aquela bola de xeque e liquidou a fatura no final da manhã deste domingo (6), confirmando para o Sada Cruzeiro o título da Superliga 2017/2018, o clube mineiro fechou mais um ciclo vitorioso. Ao bater o Sesi-SP por 3-2, o time treinado pelo argentino Marcelo Mendez chegou a quinta conquista na temporada. Desde 2010, o Sada Cruzeiro subiu 31 vezes ao lugar mais alto do pódio, com 35 finais em 39 campeonatos.

Dos seis torneios disputados pelo Sada no período 2017/2018, somente um título escapou: o Mundial de Clubes, disputado na Polônia, onde ficou com a medalha de bronze. A primeira taça erguida na temporada veio em outubro do ano passado, com o octacampeonato mineiro. Em seguida, ainda em 2017, foi a vez da Supercopa, vencida em Fortaleza. Já em 2018, o tricampeonato da Copa Brasil, em São Paulo, antes do pentacampeonato sul-americano, em Montes Claros. Finalmente, o hexacampeonato da Superliga, diante do Mineirinho lotado, com público de 14,8 mil pessoas.

Siga @saidaderede no Twitter
Curta o Saída de Rede no Facebook

Na Superliga 2017/2018, o Sada Cruzeiro liderou todo o campeonato. Na fase classificatória, fez 57 pontos, após a campanha de 19 vitórias e três derrotas. Nas quartas de final, o time eliminou o Lebes Canoas. Na semifinal, levou a melhor sobre o EMS Taubaté Funvic, vencendo três partidas seguidas, após ter perdido os dois primeiros jogos. Na final, duas vitórias no quinto set contra o Sesi-SP, em duelos marcados pelo equilíbrio.

A vitória no Mineirinho foi ainda a despedida do ponta cubano naturalizado brasileiro Yoandy Leal, que na próxima temporada vai defender o Lube Civitanova, da Itália – o clube ficou com o vice-campeonato nacional neste domingo, ao perder a série melhor de cinco para o Perugia. Leal, um dos melhores jogadores do mundo, tornou-se símbolo do Cruzeiro, presente em cinco dos seis títulos na Superliga e no tricampeonato mundial, entre outros. O levantador argentino Nicolás Uriarte também está de partida, vai jogar pelo Taubaté.

Confira o que disseram os protagonistas do hexacampeonato do Sada Cruzeiro, logo após a vitória deste domingo:

"Tive a sorte de chegar em um clube que me permitiu fazer as coisas como eu gosto" (Wander Roberto/Inovafoto/CBV)

Marcelo Mendez, técnico
"Contamos com uma diretoria forte, um clube que nos dá tudo e acho que esse é o grande segredo para a conquista de mais um título. Vivemos uma emoção diferente em um jogo tão difícil, no Mineirinho lotado. Já na semifinal foi uma grande emoção, depois de perdermos os dois primeiros jogos e virarmos a série para 3 a 2. Agora, na final, um jogo muito difícil em São Paulo e hoje também. Tive a sorte de chegar em um clube que me permitiu fazer as coisas como eu gosto, como eu acredito. Me permitiram escolher os jogadores e as coisas foram andando. Grandes atletas, grande comissão técnica e uma diretoria forte de um clube que dá tudo o que precisamos. Esse é o segredo. Foi essa combinação que permitiu estes grandes títulos".

"Não tenho palavras para descrever o dia de hoje e essa despedida" (Wander Roberto/Inovafoto/CBV)

Leal, ponteiro
"Eu acho que merecia muito este título. Foram seis anos aqui, ganhando tantos campeonatos, cinco Superligas, e acho que hoje tinha que ser assim, tinha que terminar minha jornada no Sada Cruzeiro desta maneira. Esta foi a final mais difícil que já jogamos, o Sesi jogou muito bem, mas soubemos suportar a pressão. Não tenho palavras para descrever o dia de hoje e essa despedida que o time e a torcida fizeram pra mim. Foi meu último jogo diante dessa torcida e junto com meus companheiros. Daqui a pouco vai bater a tristeza, mas uma coisa é certa: vou ter todos para sempre no meu coração. Saio muito feliz e, quem sabe, um dia eu possa voltar para encerrar minha carreira aqui".

Capitão Filipe agradeceu o apoio da torcida (Agência i7/Sada Cruzeiro)

Filipe, ponteiro
"Nosso time é muito focado, nós passamos por dificuldades, mas nossa equipe tem maturidade. É um grupo que está acostumado a jogar junto há bastante tempo e a crescer nas decisões. É um orgulho enorme vestir essa camisa, representar uma instituição séria como a nossa e poder trazer alegrias para a nossa torcida, que sempre faz um espetáculo na arquibancada como fez hoje".

Simon salva uma bola: meio de rede foi um dos destaques da Superliga (Wander Roberto/Inovafoto/CBV)

Simon, central
"Eles (Sesi) jogaram muito bem e brigaram até o final, estão de parabéns pelo jogo que fizeram, valorizaram ainda mais a nossa conquista. Foi um duelo brigado do início ao fim e muito cansativo, acho que vencemos porque estávamos psicologicamente muito bem. Simplesmente tentamos fazer o melhor possível, conseguimos abrir quatro pontos no tie break e eles recuperaram, foi equilibrado até o final. Leal virou um contra-ataque muito importante e eu falei para os meninos lá fora: 'Se eu for pra rede, vou fazer um bloqueio pra acabar com isso'. Não foi bloqueio, foi uma bola de xeque que funcionou, graças a Deus".

Nico Uriarte recebendo o prêmio de melhor jogador da partida de hoje (Wander Roberto/Inovafoto/CBV)

Uriarte, levantador
"Foi uma temporada incrível e estou muito agradecido a todos dessa equipe. Foi um ano de muito trabalho e dedicação de todo mundo, atletas, comissão técnica, e isso foi o mais importante para que eu pudesse jogar bem. Estou muito feliz. Poder acabar a Superliga assim, com o Mineirinho lotado, todo de azul, acho que não tem coisa melhor. E com a minha família e meus amigos aqui também, hoje é só felicidade".

Isac: "Muito orgulho de estar aqui" (Agência i7/ Sada Cruzeiro)

Isac, central
"O sentimento é de dever cumprido. Uma equipe vencedora, que briga o tempo todo, por todos os pontos. Acho que a equipe toda está de parabéns. O projeto é muito bem feito, a gente sabe o quanto é difícil se manter lá em cima. Temos muitas competições e acho que é por isso que a gente se motiva, queremos ganhar todas porque é gostoso demais chegar nas finais. Estamos todos de parabéns. Muito orgulho de estar aqui hoje, por tudo o que fizemos".

Oposto Evandro ressaltou o trabalho árduo do time (Wander Roberto/Inovafoto/CBV)

Evandro, oposto
"Somos um grande time, com uma grande comissão técnica, a gente trabalha duro para enfrentar momentos como estes. O jogo foi decidido no detalhe e deu certo. Toda a nossa equipe está de parabéns por mais esta bela vitória. Eu não tenho muito claro na minha cabeça o que definiu o jogo, mas deu para ver que foi no detalhe".

Líbero Serginho não se sentiu bem na noite anterior ao jogo (Gaspar Nóbrega/Inovafoto/CBV)

Serginho, líbero
"Hoje foi difícil, fisicamente falando. Foi um jogo de superação e o time me abraçou. Eu passei muito mal durante a noite, achei que não ia conseguir jogar, estou até agora sem comer, tive febre e foi difícil. Mas o time me deu apoio o tempo inteiro, o Marcelo (Mendez) me passou tranquilidade no vestiário, o Sr. Vittorio (Medioli), o presidente, me viu chorando e me fez entender que isso aqui não é um time comercial. Tem muito amor, muita paixão. E o apoio da galera, que sabia que eu não estava 100%, e me disse 'a gente precisa de você'. Isso tudo foi determinante para que eu entrasse e jogasse bem. E eu acho que fui bem. Escutei isso do chefe também, o Marcelo disse que foi a melhor final que eu fiz. Esses comentários positivos a gente tem que guardar pra sempre.

Premiação
Além do título de campeão, três cruzeirenses deixaram o ginásio com prêmios individuais. Simon foi o melhor sacador da competição, Nico Uriarte o melhor em quadra na decisão, enquanto Leal foi o melhor atacante e ainda o MVP da Superliga 2017/2018.

Final
Jogo 1
Dia 28 de abril – Sesi-SP 2-3 Sada Cruzeiro (23/25, 27/25, 24/26, 25/22, 12/15), em São Paulo
Jogo 2
Dia 6 de maio – Sada Cruzeiro 3-2 Sesi-SP (25/16, 17/25, 25/22, 23/25, 22/20), em Belo Horizonte

Os melhores da Superliga
Melhor sacador – Simon (Sada Cruzeiro)
Melhor atacante – Leal (Sada Cruzeiro)
Melhor bloqueador – Maurício Souza (Sesc-RJ)
Melhor levantador – William (Sesi-SP)
Melhor defensor – Tiago Brendle (Sesc-RJ)
Melhor passador – Thales (EMS Taubaté Funvic)
Maior pontuador – Wallace (EMS Taubaté Funvic)
MVP – Leal (Sada Cruzeiro)

Sobre a autora

Carolina Canossa - Jornalista com experiência de dez anos na cobertura de esportes olímpicos, com destaque para o vôlei, incluindo torneios internacionais masculinos e femininos.

Sobre o blog

O Saída de Rede é um blog que apresenta reportagens e análises sobre o que acontece no vôlei, além de lembrar momentos históricos da modalidade. Nosso objetivo é debater o vôlei de maneira séria e qualificada, tendo em vista não só chamar a atenção dos fãs da modalidade, mas também de pessoas que não costumam acompanhar as partidas regularmente.

Blog Saída de Rede