Topo

Saída de Rede

Sada Cruzeiro x Sesi: a hora da decisão

Sidrônio Henrique

05/05/2018 06h00

O Cruzeiro venceu a primeira partida da final por 3-2 (foto: Gaspar Nóbrega/Inovafoto/CBV)

Depois de um jogo marcado pelo equilíbrio, em São Paulo, definido apenas no tie break, Sada Cruzeiro e Sesi-SP voltam à quadra, desta vez em Belo Horizonte, neste domingo (6), para decidir a Superliga 2017/2018. O time mineiro, que venceu a primeira partida, tem a chance de conseguir o sexto título na competição. Já a equipe paulista tenta sua segunda conquista, no mesmo local onde obteve a única no torneio. O jogo começa às 9h10, no ginásio Mineirinho, com transmissão da TV Globo e do SporTV. Os 14,8 mil ingressos colocados à venda se esgotaram nesta sexta-feira (4).

Siga @saidaderede no Twitter
Curta o Saída de Rede no Facebook

Os dois times se enfrentaram três vezes na decisão, sempre tendo o Mineirinho como palco. Com uma história rica, mas precariamente mantido, sob a responsabilidade do governo estadual, eventualmente maquiado para um ou outro evento, esse ginásio inaugurado em 1980 viu o Sesi superar o então ascendente Sada Cruzeiro na decisão da Superliga 2010/2011 por 3-1. Nas temporadas 2013/2014 e 2014/2015, a final se repetiu, mas o resultado foi melhor para os mineiros: vitórias do Sada por 3-0 e 3-1, respectivamente.

Serginho: boas lembranças do Mineirinho (Gaspar Nóbrega/Inovafoto/CBV)

Memórias
"O Mineirinho é emblemático, tem muita história. As lembranças que tenho dali são quase sempre boas, ganhei mais do que perdi. Aquele local me transporta até a minha infância. Conheci o ginásio pelas mãos do meu pai, que me levou para ver um jogo de vôlei entre Minas (Tênis Clube) e Pirelli, quando eu tinha oito anos. Eu ficava imaginando o que se passava na cabeça daqueles atletas, jogando num ginásio daquele tamanho, com aquele tanto de gente gritando. Anos mais tarde, tive a oportunidade de entrar ali de mãos dadas com a minha filha, antes de uma final que eu disputei pelo Sada Cruzeiro", comentou o líbero Serginho, presente nos cinco títulos de Superliga da equipe mineira – três deles decididos ali.

O central Isac, também do Sada, destacou a participação do torcedor cruzeirense. "Foi lá, em 2013, que ganhei a minha primeira Superliga. É um ginásio do qual temos boas lembranças, jogando diante de uma torcida que faz a diferença".

Para o também meio de rede Lucão, do Sesi, ter disputado a primeira partida da final no Ibirapuera, em São Paulo, ajuda na adaptação às dimensões do ginásio em Belo Horizonte. "O Mineirinho deve ser dez vezes maior do que onde mandamos nossos jogos, na Vila Leopoldina, em São Paulo. Foi bom ter jogado no Ibirapuera, que não é tão grande, mas já dá uma ideia legal sobre as referências que encontramos aqui".

O Sada Cruzeiro, que durante a temporada tem como casa o Ginásio do Riacho, em Contagem, também teve que se adaptar ao local da decisão. "É preciso aproveitar cada treino ao máximo para se ajustar às referências do Mineirinho, que é bem diferente do que estamos acostumados", observou Isac.

Lucão está preocupado com o rendimento do time na virada de bola (Divulgação/Sesi)

Preocupação
Treinando desde segunda-feira no local da final, o Sada Cruzeiro tem dado ênfase ao saque e às jogadas em velocidade. O rival paulista, que optou por viajar somente na quinta-feira e treinou no ginásio pela primeira vez nesta sexta-feira, está preocupado com a virada de bola, cujo aproveitamento ficou aquém da expectativa na partida inicial. "A nossa virada de bola foi pior do que vinha sendo apresentado ao longo da Superliga. Temos que focar nesse ponto, que é tentar fazer a nossa rotação mais eficiente. O bloqueio e a defesa funcionaram muito bem naquele jogo, mas é preciso melhorar o side out para ter chance de título", afirmou Lucão.

Tarefa complicada
Caso o Sesi vença a partida deste domingo, empatando a decisão com uma vitória para cada lado, a Superliga 2017/2018 será decidida no super set, parcial extra, de 25 pontos. O time paulista tem a difícil missão de vencer quatro sets diante do rival em pleno Mineirinho. O único remanescente do título de 2010/2011 é o líbero Murilo, na época ponteiro.

Será o quinto confronto entre essas duas equipes na temporada. Só deu Sada Cruzeiro até aqui. Além do triunfo por 3-2 no primeiro jogo da final, havia vencido por 3-1 e 3-0 no turno e returno, e 3-2 na final da Copa Brasil.

A entrada dos torcedores no Mineirinho no domingo começará às 7h. Não há lugar marcado no ginásio.

Sobre a autora

Carolina Canossa - Jornalista com experiência de dez anos na cobertura de esportes olímpicos, com destaque para o vôlei, incluindo torneios internacionais masculinos e femininos.

Sobre o blog

O Saída de Rede é um blog que apresenta reportagens e análises sobre o que acontece no vôlei, além de lembrar momentos históricos da modalidade. Nosso objetivo é debater o vôlei de maneira séria e qualificada, tendo em vista não só chamar a atenção dos fãs da modalidade, mas também de pessoas que não costumam acompanhar as partidas regularmente.

Blog Saída de Rede