Topo

Saída de Rede

Além da Superliga: decisões marcam fim de semana do vôlei no exterior

Carolina Canossa

04/05/2018 06h00

Atanasijevic é a grande esperança de um título inédito do Perugia (Foto: Divulgação/Lega Pallavolo)

As emoções da segunda partida da final da Superliga masculina de vôlei prometem ser intensas, mas não serão as únicas dos fãs de vôlei ao longo do fim de semana: além do campeão brasileiro, também serão decididos o dono da taça no Italiano masculino e o campeão europeu de clubes femininos.

No país dos atuais vice-campeões olímpicos, Perugia e Civitanova fazem o quinto e último jogo da decisão a partir das 13 horas (horário de Brasília) deste domingo (6), com transmissão ao vivo pelo canal "BandSports". Até agora, o fator casa prevaleceu, o que dá uma pequena vantagem para o Perugia, líder da fase classificatória com seis pontos a mais que o segundo colocado.
Não faltarão estrelas em quadra: destino do ponteiro cubano-brasileiro Yoandy Leal, o Civitanova busca repetir o título da temporada passada, o que significaria o quinto scudetto de sua história, contando com Osmany Juantorena e Cvetan Sokolov no ataque – ambos são abastecidos pelo levantador americano Micah Christenson. Na defesa, o ótimo líbero francês Jenia Grebennikov tentará garantir os passes A e os contra-ataques.

O Perugia não fica atrás: em busca de uma taça inédita, o time conta com um Aleksandar Atanasijevic em ótima fase, além de Ivan Zaytsev eAaron Russel – na armação das jogadas, está o argentino Luciano de Cecco. A vitória seria mais um capítulo de uma temporada excepcional para a equipe, que já faturou o título da Copa Itália e da Supercopa local com vitórias justamente sobre o Civitanova. Será que a história mudará ou a freguesia vai prevalecer?

Vakifbank, de Zhu, é o grande favorito ao título no Fina lFour da Romênia (Foto: Divulgação/CEV)

Já a partir de sábado (5) será realizada em Bucareste (Romênia), o Final Four da Champions League, o Europeu de clubes feminino. Campeão das três últimas edições do Campeonato Romeno, o Alba Blaj passou da fase de grupos do torneio continental pela primeira vez nesta temporada, mas, como organizador dos jogos finais, ganhou o privilégio de ir direto para a semifinal do torneio. Em seu elenco, constam duas brasileiras (as centrais Mariana Aquino e Renata Maggioni (lesionada)), a sérvia Tijana Malesevic, ex-Osasco, e a porto-riquenha Lynda Morales, ex-Minas.

As anfitriãs tentarão a sorte contra o Galatasaray, da Turquia, em duelo que começa às 13 horas (de Brasília). A grande estrela da equipe é Tatiana Kosheleva, mas a russa só poderá ajudar dando dicas fora da quadra, já que rompeu o ligamento cruzado do joelho esquerdo em março e ainda se recupera da lesão. As esperanças da equipe vão então se concentrar em Neslihan Demir, principal responsável pela classificação ao fazer 38 pontos no segundo jogo diante do Novara (Itália) na fase anterior.
Na outra semi, que será realizada às 10 horas (de Brasília), teremos uma repetição da final da Champions 2016/2017: Vakifbank, atual campeão turco, versus Conegliano, que recentemente se sagrou campeão italiano. Na esperança de "vingar" a derrota sofrida há cerca de um ano, as donas do scudetto apostam na grande fase da dupla Samanta Fabris e Kimberly Hill. A equipe também terá dois desfalques importantes no meio: Robin De Kruijf e Raphaela Folie, ambas com problemas no joelho.

Favorito ao primeiro lugar no pódio, o Vakifbank tem como grande trunfo a chinesa Ting Zhu, grande nome do voleibol mundial nos últimos dois anos. A ela juntam-se a holandesa Lonneke Sloetjes e a sérvia Milena Rasic. Se ficar com o ouro, o VakifBank conquistará seu quarto título nesta temporada, já que, além do Turco, também faturou a Copa da Turquia e a Supercopa turca. Quer mais? Uma possível conquista transformará a equipe na mais vitoriosa da história do torneio, igualando as quatro taças do Bergamo. O torneio ainda marcará a despedida do vôlei de Gözde Kirdar (Sonsirma), uma das grandes jogadoras da história da Turquia.

A grande decisão do Final Four do Europeu de clubes femininos será às 13 horas (de Brasília) de domingo (6), ou seja, simultaneamente ao último duelo do Italiano masculino. A "ESPN Extra" promete transmitir o confronto para o Brasil.

Sobre a autora

Carolina Canossa - Jornalista com experiência de dez anos na cobertura de esportes olímpicos, com destaque para o vôlei, incluindo torneios internacionais masculinos e femininos.

Sobre o blog

O Saída de Rede é um blog que apresenta reportagens e análises sobre o que acontece no vôlei, além de lembrar momentos históricos da modalidade. Nosso objetivo é debater o vôlei de maneira séria e qualificada, tendo em vista não só chamar a atenção dos fãs da modalidade, mas também de pessoas que não costumam acompanhar as partidas regularmente.

Blog Saída de Rede