Topo

Saída de Rede

Uriarte descarta favoritismo do Sada: "O passado não significa muito"

Carolina Canossa

27/04/2018 06h00

Além de sua terra-natal, argentino tem passagens pelo vôlei da Itália e da Polônia (Foto: Renato Araújo/Sada Cruzeiro)

Campeão de cinco das últimas seis temporadas do vôlei brasileiro, de duas das últimas três edições da Copa Brasil, líder da fase de classificação da atual Superliga… motivos não faltam para o torcedor do Sada Cruzeiro se sentir otimista para a grande decisão do principal torneio de clubes do Brasil contra o Sesi. Mas, dentro da equipe, o desafio é não deixar o sucesso recente relaxar o grupo e isso o "recém-chegado" Nicolás Uriarte mostra já ter assimilado bem.

"Eles também são uma grande equipe que joga muito bem e não creio que o passado signifique muito. Não há favorito: quem jogar melhor, vai ganhar e é o que tentaremos fazer", comentou o levantador, em entrevista ao Saída de Rede. Nem mesmo as três vitórias sobre os rivais nos últimos meses (3-1 e 3-0 pela Superliga e 3-2 pela Copa Brasil) o animam? "Pela minha experiência, digo que, quando se chega a uma final, dificilmente há um favorito", destacou o argentino, que tem passagens pelo voleibol de sua terra-natal, da Itália e da Polônia.

Finalista como jogador e campeão  como dirigente, Lipe se diz realizado

Curta o Saída de Rede no Facebook!

Siga-nos no Twitter: @saidaderede

Ele, aliás, falou sobre as diferenças do estilo praticado nos diferentes países. "Na Argentina, o jogo é mais defensivo, menos físico, com saque muito menos forte… Depois, na Polônia, tem muito flutuante, difícil, e aqui tem mais saque de salto e força. Isso é bom para eu me adaptar, aprender a encontrar soluções em cada situação. Estou gostando muito de jogar a Superliga brasileira", destacou.

Contratado na última temporada para substituir William Arjona, que deixou o Sada após sete anos rumo ao Sesi, Nico afirma se sentir à vontade com a camisa celeste. "Acho que tudo foi positivo. Como o grupo e a comissão técnica me receberam para conseguirmos o entrosamento o mais rápido possível… Isso é o mais importante. Tem coisa que demora mais tempo, outras menos, mas agora estamos na final da Superliga", comemorou.
Sobre a decisão, ele acredita que a virada na semifinal sobre a EMS Taubaté Funvic é um impulso a mais na luta pelo sexto título da Superliga – o Sada chegou a estar perdendo a série melhor de cinco por 2 a 0, mas acabou vencendo por 3 a 2. "Isso fala muito sobre toda a nossa equipe e agora já sabemos como temos que jogar para estar da melhor possível e ganhar", avisou.
Sada Cruzeiro e Sesi começam a decidir a Superliga neste sábado (28), às 15 horas (horário de Brasília) no ginásio do Ibirapuera. Os dois times voltam a se encontrar no dia 6 de maio no ginásio do Mineirinho. Em caso de uma vitória para cada lado, independente do placar, será disputado um set extra, chamado super set, a fim de definir o campeão.
* Colaborou Sidronio Henrique

Sobre a autora

Carolina Canossa - Jornalista com experiência de dez anos na cobertura de esportes olímpicos, com destaque para o vôlei, incluindo torneios internacionais masculinos e femininos.

Sobre o blog

O Saída de Rede é um blog que apresenta reportagens e análises sobre o que acontece no vôlei, além de lembrar momentos históricos da modalidade. Nosso objetivo é debater o vôlei de maneira séria e qualificada, tendo em vista não só chamar a atenção dos fãs da modalidade, mas também de pessoas que não costumam acompanhar as partidas regularmente.

Blog Saída de Rede