Topo

Saída de Rede

Sesi-SP despacha Sesc-RJ e é o primeiro finalista da Superliga masculina

Sidrônio Henrique

14/04/2018 17h31

Sesi vai em busca do seu segundo título na Superliga, na sua quarta final (fotos: Marcos de Paula/Sesc-RJ)

De um lado, um time coeso, com poucas oscilações ao longo da série semifinal. Do outro, o excesso de erros comprometeu o ritmo e, consequentemente, as tentativas de reação. Resultado: o Sesi-SP é o primeiro finalista da Superliga masculina 2017/2018. A equipe paulistana marcou mais um 3-0 (25-22, 25-23, 25-23) e, com três vitórias (3-2, 3-0 e 3-0) e nenhuma derrota, fechou a série melhor de cinco jogos contra o Sesc-RJ. Em cinco confrontos na competição, cinco triunfos do Sesi – placar de 3-1 no turno e no returno.

Siga @saidaderede no Twitter
Curta o Saída de Rede no Facebook

Será a quarta final de Superliga do Sesi, que busca seu segundo título no torneio. Foi campeão contra o Sada Cruzeiro na temporada 2010/2011, tendo como técnico Giovane Gávio, atual treinador do Sesc. Perdeu duas decisões, em 2013/2014 e 2014/2015, justamente para o Sada.

O Sesi, que começou a temporada sem muito brilho, foi se ajustando aos poucos. Já o Sesc viveu uma situação oposta – estreante na primeira divisão da Superliga, deu a impressão que poderia brigar de igual para igual com o pentacampeão Sada Cruzeiro. Na segunda parte do returno, o time carioca apresentava sinais de desgaste, apresentando mais falhas e perdendo partidas diante de adversários claramente inferiores.

Lucão no ataque: central campeão olímpico e mundial foi um dos destaques do Sesi na semifinal

Erros em excesso
No jogo deste sábado (14), enquanto o Sesi cometeu 15 erros, o Sesc somou 28. Mesma quantidade da partida anterior, quando a equipe de Giovane Gávio acumulou 28 e viu o oponente errar somente nove vezes.

Ainda que tenha vencido sets apenas no primeiro confronto, decidido no tie break, o Sesc conseguiu equilibrar as demais parciais na série, num sinal de que os erros liquidaram as chances do estreante na Superliga nesta semifinal. Merece destaque, claro, a consistência do Sesi, time montado pelo técnico Rubinho.

Maurício Borges foi bem no ataque neste sábado, com 61% de aproveitamento, mas o Sesc esteve irregular

Destaques
Os maiores pontuadores do jogo deste sábado foram da equipe derrotada: o oposto Paulo Victor e o ponta Maurício Borges, com 18 e 15 pontos, respectivamente. O levantador Thiaguinho, a exemplo do duelo anterior, esteve irregular e foi substituído por Everaldo. Pelo Sesi, o central Lucão com 10 e o ponta Lipe e o central Gustavão, nove pontos cada, foram os que mais marcaram. Gustavão foi escolhido, em votação popular, o melhor da partida. Lipe e Lucão mantiveram a regularidade em toda a série. O oposto Alan, um dos principais nomes desta edição da Superliga, começou mal, saiu para a entrada de Franco, mas voltou melhor no final da partida.

O Sesi aguarda agora o vencedor da outra série semifinal, liderada por 2-1 pelo EMS Taubaté Funvic diante do Sada Cruzeiro. Nesta terça-feira (17), às 19h, o quarto jogo, desta vez em Taubaté, com transmissão do SporTV.

Sobre a autora

Carolina Canossa - Jornalista com experiência de dez anos na cobertura de esportes olímpicos, com destaque para o vôlei, incluindo torneios internacionais masculinos e femininos.

Sobre o blog

O Saída de Rede é um blog que apresenta reportagens e análises sobre o que acontece no vôlei, além de lembrar momentos históricos da modalidade. Nosso objetivo é debater o vôlei de maneira séria e qualificada, tendo em vista não só chamar a atenção dos fãs da modalidade, mas também de pessoas que não costumam acompanhar as partidas regularmente.

Blog Saída de Rede