Topo

Saída de Rede

Em biografia, Fofão revela confusão ao tentar dar uma de camelô em Pequim

Carolina Canossa

10/04/2018 06h00

Além das glórias da carreira e de detalhes de sua história de vida, a biografia de Fofão conta também com causos curiosos e engraçados envolvendo a ex-levantadora. Escrito pelo jornalista Rodrigo Grilo e pela professora do Grupo de Estudos Olímpicos da USP Katia Rubio, o livro "Toque de Gênio" será lançado na noite desta terça-feira (10) em São Paulo junto do documentário "Brilhante", que mostra em vídeo a trajetória de uma das maiores atletas da história do país.

O Saída de Rede teve acesso antecipado a um trecho da obra no qual Fofão revela um enorme sufoco que passou ao lado da central Fabiana em 24 de agosto de 2008, um dia após a conquista da medalha de ouro na Olimpíada de Pequim.

Missão cumprida em quadra, Fofão e Fabiana decidiram ir a um lugar da capital chinesa chamado Centrinho, onde as pessoas trocavam pins e materiais esportivos. A ideia era se livrar de itens que já não usariam, como uniformes, e garantirem presentes para amigos e parentes que ficaram no Brasil. Chegando lá, sentaram no chão da praça e abriram as malas. O "escambo" seria feito na base do jeitinho, já que nenhuma das duas falava chinês.

Acontece que a oferta se revelou boa demais para os transeuntes. Rapidamente, formou-se uma aglomeração, com direito a empurra-empurra e bate-boca em mandarim. Alguns espertinhos tentavam, inclusive, enfiar a mão dentro das sacolas para roubar objetos.

Curta o Saída de Rede no Facebook!

Siga-nos no Twitter: @saidaderede

"Fabi do céu, põe tudo dentro da sacola, pelo amor de Deus!", desesperou-se Fofão, que ficou ainda mais nervosa quando viu um grupo de policiais se aproximar da pequena multidão: "Fabi, eu vou te matar, sua desgraçada!".

Por sugestão da meio-de-rede, as duas começaram a sorrir para os policiais, que riram de volta e foram embora. A multidão reuniu-se novamente em volta das bugigangas das campeãs olímpicas, a ponto de incomodar Fabiana: "Fofa, a gente está ferrada se for presa aqui". Com 1,94 m, a hoje jogadora do Dentil/Praia Clube decidiu tomar uma atitude: levantou-se abriu os braços e deu um berro: "Saaaai!".

Mas o efeito foi contrário: diante da inusitada cena, os chineses apenas começaram a rir. Foi a senha para o ultimato da então capitã da seleção feminina. "Chinês, né, Fabi, acha tudo engraçado. Mas vamos embora desse lugar, pelo amor de Deus!".

Houve tempo apenas de, com os corações disparados, ambas recolherem rapidamente as coisas e apertarem o passo rumo à Vila Olímpica. Definitivamente, como camelôs, ambas são grandes jogadoras de voleibol.

Mais histórias de Fofão antes do lançamento do livro podem ser lidas no blog ~dibradoras, que se dedica ao esporte feminino.

Lançamento Biografia "Toque de Gênio" e sessão de autógrafos
Dia 10 de abril (terça-feira), a partir das 19h
Local: Cinesala (Rua Fradique Coutinho, 361 – Pinheiros, São Paulo – SP)
Mais informações: www.fofao7.com.br

Sobre a autora

Carolina Canossa - Jornalista com experiência de dez anos na cobertura de esportes olímpicos, com destaque para o vôlei, incluindo torneios internacionais masculinos e femininos.

Sobre o blog

O Saída de Rede é um blog que apresenta reportagens e análises sobre o que acontece no vôlei, além de lembrar momentos históricos da modalidade. Nosso objetivo é debater o vôlei de maneira séria e qualificada, tendo em vista não só chamar a atenção dos fãs da modalidade, mas também de pessoas que não costumam acompanhar as partidas regularmente.

Blog Saída de Rede