Topo

Saída de Rede

Praia Clube abre vantagem contra o Vôlei Nestlé; Taubaté avança à semifinal

Sidrônio Henrique

31/03/2018 00h40

Garay no ataque: ponteira do Dentil/Praia Clube foi escolhida a melhor do jogo (foto: Divulgação/Praia Clube)

Na noite desta sexta-feira (30), dois jogos pela Superliga 2017/2018. No torneio masculino foi definido o último semifinalista, o EMS Taubaté Funvic, que voltou a derrotar o Minas Tênis Clube por 3-0 para fechar as quartas de final. No feminino, a terceira partida da semifinal entre Dentil/Praia Clube e Vôlei Nestlé, com vitória da equipe de Uberlândia por 3-1, para abrir vantagem de 2-1 na série melhor de cinco. Confira como foram os confrontos:

Siga @saidaderede no Twitter
Curta o Saída de Rede no Facebook

Dentil/Praia Clube vs. Vôlei Nestlé
Numa partida emocionante, mas repleta de erros, o Dentil/Praia Clube, jogando em casa, derrotou o Vôlei Nestlé por 3-1 (25-23, 22-25, 25-23, 25-20) e abriu 2-1 na série semifinal. As falhas ocorreram principalmente do lado osasquense, que acumulou 28 erros em quatro sets, contra 16 do time do Triângulo Mineiro – sem contar os erros de execução durante os ralis.

Pelo Praia, destaque para a ponta Fernanda Garay, escolhida a melhor do jogo em votação popular, e para as centrais Fabiana e Walewska – esta última foi a maior pontuadora da equipe com 17, enquanto as outras duas marcaram 15 vezes, cada uma. Chamou a atenção, mais uma vez, o baixo rendimento ofensivo da oposta americana Nicole Fawcett. Ela somou 10 pontos, sendo quatro no saque (seu melhor fundamento nas semifinais) e seis no ataque, fundamento onde teve um aproveitamento de apenas 22%.

Já no Vôlei Nestlé, a oposta Tandara saiu de quadra outra vez na competição como a maior pontuadora, foram 23 neste duelo. As ponteiras Mari Paraíba e Angela Leyva marcaram, respectivamente, 17 e 15 pontos.

A oposta Tandara foi a maior pontuadora da partida, com 23 pontos (Divulgação/Praia Clube)

Desequilíbrio
Um momento específico da partida demonstrou como o Praia Clube, apesar da vitória na primeira parcial (e no jogo), é presa fácil dos seus nervos. O time vencia o set inicial por 18-12 quando Osasco marcou com um ataque pela saída de rede. A equipe de Uberlândia recorreu ao desafio e, embora tenha ficado claro que bola havia sido dentro, portanto o 13º ponto osasquense, engatou uma discussão desnecessária com o árbitro principal. O que se viu logo depois foram erros seguidos do Dentil/Praia Clube, até em lances simples. O Vôlei Nestlé aproveitou a situação e empatou (20-20) um set em que estava seis pontos atrás – perdeu, é verdade, a parcial na reta final, mas ficou claro o desequilíbrio do Praia, que se complicou à toa.

Ao longo da Superliga, o Saída de Rede comentou mais de uma vez que um dos principais problemas do Vôlei Nestlé é a irregularidade da sua linha de passe. Nesta sexta-feira, em que pese o bom desempenho do Praia Clube no saque, a oscilação de Osasco na recepção foi ainda maior do que de costume. Mesmo a ponta Mari Paraíba, que tem no passe um de seus pontos fortes, falhou constantemente no fundamento. A equipe paulista até compensou com uma boa relação entre o bloqueio e a defesa, mas muitas vezes errou em outros momentos dos ralis. Um exemplo disso foi o primeiro set, quando o Vôlei Nestlé marcou 18 pontos no ataque, contra 10 do Praia, porém ainda assim foi derrotado.

Praia Clube lidera a semifinal e tenta chegar pela segunda vez à decisão da Superliga (Divulgação/Praia Clube)

Video check
Logo no início da partida ficou evidente a importância do video check. Tandara ataca, o árbitro aponta bola fora e dá o ponto para o Praia Clube. O time de Osasco desafiou e ganhou – a bola caiu na linha. O que seria 2-2 virou 3-1 para o Vôlei Nestlé. A central Ninkovic foi para o saque e seu time abriu 6-2. Na sequência, a equipe de Uberlândia virou o set, mas o lance mostrou, mais uma vez, que não é possível que um torneio dessa importância seja disputado sem a ajuda do video check.

O quarto confronto entre Vôlei Nestlé e Dentil/Praia Clube será nesta segunda-feira (2), às 21h30 (com SporTV), em Osasco. Se vencer, o time de Uberlândia avança à final pela segunda vez – perdeu a final da temporada 2015/2016 para o então Rexona Ades, atual Sesc. O Vôlei Nestlé, vice-campeão no ano passado e que tem cinco títulos da Superliga, precisa vencer para provocar o quinto jogo – às 19h de sexta-feira (6), em Uberlândia, também com SporTV, se for realizado.

Neste sábado (31), pela outra série semifinal, Sesc-RJ e Camponesa/Minas se enfrentam no Rio de Janeiro, às 15h, com SporTV e RedeTV. O time carioca, 12 vezes campeão do torneio, lidera por 2-0 e está a uma vitória de sua 14ª final consecutiva na Superliga.

Ponteiro Marko Ivovic foi o destaque da partida entre Taubaté e Minas (Orlando Bento/MTC)

EMS Taubaté Funvic vs. Minas Tênis Clube
Faltou equilíbrio no duelo pelas quartas de final entre o quarto colocado da fase de classificação, EMS Taubaté Funvic, e o quinto, Minas Tênis Clube. Após perder, fora de casa, a primeira partida por 0-3, a equipe mineira tinha que vencer nesta sexta-feira para forçar o terceiro jogo. No entanto, mesmo como visitante, o Taubaté não tomou conhecimento do adversário, que pouco ofereceu resistência, exceto pela primeira metade do set inicial. Vitória da equipe do Vale do Paraíba em sets diretos: 25-22, 25-17, 25-20.

O ponta sérvio Marko Ivovic, do Taubaté, depois de oscilar no começo da partida, cresceu ao longo do confronto e foi o melhor do jogo. Ivovic e o oposto Wallace foram os maiores pontuadores, cada um com 11. O serviço do atleta sérvio minou a linha de passe do time de Belo Horizonte – além de cinco aces, várias vezes ele quebrou a recepção do Minas. Foi a quarta vitória da equipe paulista em quatro jogos contra esse oponente nesta edição da Superliga, perdendo apenas um set, no returno.

O Minas abusou dos erros: foram 33 que resultaram em pontos do Taubaté, numa partida de apenas três sets – o time do Vale do Paraíba cometeu 10. O melhor jogador da equipe de BH foi o ponteiro Honorato, que marcou 10 pontos, sendo nove no ataque, com aproveitamento de 64% no fundamento.

Na série semifinal, decidida em melhor de cinco jogos, o EMS Taubaté Funvic vai enfrentar o Sada Cruzeiro, pentacampeão da Superliga. Na outra série, Sesi-SP vs. Sesc-RJ. O confronto entre Taubaté e Cruzeiro reedita a final do ano passado – a equipe paulista nunca venceu a competição. As datas e horários das semifinais devem ser divulgadas pela Confederação Brasileira de Vôlei (CBV) este fim de semana.

Sobre a autora

Carolina Canossa - Jornalista com experiência de dez anos na cobertura de esportes olímpicos, com destaque para o vôlei, incluindo torneios internacionais masculinos e femininos.

Sobre o blog

O Saída de Rede é um blog que apresenta reportagens e análises sobre o que acontece no vôlei, além de lembrar momentos históricos da modalidade. Nosso objetivo é debater o vôlei de maneira séria e qualificada, tendo em vista não só chamar a atenção dos fãs da modalidade, mas também de pessoas que não costumam acompanhar as partidas regularmente.

Blog Saída de Rede