Topo

Saída de Rede

Líder na estatística, Tandara soma 47% mais pontos que na temporada passada

Carolina Canossa

30/03/2018 10h19

Tandara já havia sido destaque na Superliga passada (Foto: João Pires/Fotojump)

Que a fase da atacante Tandara, do Vôlei Nestlé, é sensacional, ninguém nega. Mas o desempenho da oposta na atual Superliga fica ainda mais impressionante quando olhamos os números: até o segundo jogo da semifinal da competição, a jogadora havia marcado 534 pontos, um incremento de 47% em relação aos 363 que obteve em 2016/2017, quando foi a maior pontuadora e a atleta mais admirada da competição.

Tandara, porém, não se permite iludir. Sempre que questionada sobre seu desempenho, ela faz questão de mudar o foco para o coletivo. "Sou a maior pontuadora da competição, mas não me ligo muito para isso. Trocaria, sem pensar, pelo título de campeã desta temporada", comentou a jogadora.

Ela, que ainda tem pelo menos mais dois jogos pela frente, voltou a insistir que possui  margem para melhora. "Não estou satisfeita com meu desempenho individual. Trabalho em cima de porcentagem e sempre busco atingir marcas acima de 50% de aproveitamento, o que nem sempre consigo. Meu foco é em evolução. Quero crescer mais, ciente da minha responsabilidade dentro do time", destacou.

Apesar de a Superliga ainda não ter acabado, o título de maior pontuadora para Tandara já pode ser considerado definido, já que a atleta com o segundo melhor desempenho, Bruna Honório, que colocou 412 bolas no chão pelo Pinheiros, já foi eliminada. A brasiliense ainda divide a liderança de aces (29) com Juma, do Vôlei Bauru, que também não tem mais jogos a disputar na Superliga.

Tandara não é a única atleta do Vôlei Nestlé que tem se destacado individualmente: maior bloqueadora da Superliga passada, com 107 pontos no fundamento, Bia já soma 105 nesta temporada. Mas, assim como a colega de equipe, quer transformar isso em título.

"Eu gosto muito de bloquear e, por isso, é um fundamento o qual me dedico bastante nos treinos. Mas os resultados individuais são importantes quando são revertidos em vitórias. Vamos conseguir chegar ao nosso objetivo, que é o título da Superliga, como um time, um jogo bem distribuído e todo mundo ajudando", afirmou a central. "Quero muito voltar à decisão da Superliga e agora vamos ganhar. Na temporada passada fizemos um grande campeonato, chegamos à final e fomos superadas em um 3 sets a 2 digno da rivalidade e tradição do clássico Osasco e Rio de Janeiro. Mas fica uma frustração por não ter levantado o título e agora vamos com tudo em busca dessa vitória", completou.

Claudinha: "Temos que ir para cima" (Foto: Divulgação/Praia Clube)

Rival, Praia foca em maior agressividade

Para chegar à decisão, o Vôlei Nestlé de Tandara e Bia precisa vencer pelo menos dois jogos contra o Dentil/Praia Clube – a próxima partida da série melhor-de-cinco (atualmente empatada em 1 a 1) é já nesta sexta (30), às 21h30, em Uberlândia.

Melhor equipe da fase classificatória, o time mineiro foca em uma maior agressividade para frear o crescimento de Osasco. "O que a gente não pode fazer em nenhum momento é recuar. Temos que ir para cima, impor o nosso ritmo e jogar com agressividade. Essa foi a nossa palavra chave da nossa temporada toda em todos os fundamentos", afirma a levantadora Claudinha.

O técnico Paulo Coco lembrou que na segunda partida, encerrada com vitória do Vôlei Nestlé por 3 a 1, o saque praiano facilitou a vida das rivais. "Não causamos nenhum dano nelas, que ficaram muito confortáveis e com o passe na mão o jogo quase inteiro. Quando quebramos o passe, nosso sistema defensivo não trabalhou com eficiência e elas conseguiram o sideout com tranquilidade", analisou.

A semana evidentemente foi dedicada a corrigir essas falhas, mas o fã de vôlei só saberá como isso será feito se acompanhar o duelo desta noite. "Também a gente não pode abrir as estratégias antes, mas tenham certeza que estamos estudando e trabalhando muito para fazermos uma melhor partida", destacou a ponteira Amanda.

Além do jogo que começa às 21h30 desta sexta (30), Vôlei Nestlé fazem a quarta partida da série na terça (2) no mesmo horário, só que em Osasco. Caso seja necessário, um quinto duelo será realizado no dia 6, às 19 horas, em Uberlândia.

Curta o Saída de Rede no Facebook!

Siga-nos no Twitter: @saidaderede

Sobre a autora

Carolina Canossa - Jornalista com experiência de dez anos na cobertura de esportes olímpicos, com destaque para o vôlei, incluindo torneios internacionais masculinos e femininos.

Sobre o blog

O Saída de Rede é um blog que apresenta reportagens e análises sobre o que acontece no vôlei, além de lembrar momentos históricos da modalidade. Nosso objetivo é debater o vôlei de maneira séria e qualificada, tendo em vista não só chamar a atenção dos fãs da modalidade, mas também de pessoas que não costumam acompanhar as partidas regularmente.

Blog Saída de Rede