Topo

Saída de Rede

Camponesa/Minas despacha Fluminense e está na semifinal da Superliga

Sidrônio Henrique

17/03/2018 17h28

A central Carol Gattaz fez neste sábado a 150ª partida com a camisa do Minas (fotos: Ignácio Costa/MTC)

Já era esperado. Pela quarta vez na Superliga 2017/2018, o Camponesa/Minas bateu o Fluminense. Na tarde deste sábado (17), jogando em casa, vitória por 3-1 (25-22, 23-25, 25-15, 25-23) para fechar em 2-0 a série melhor de três e avançar à semifinal. O adversário na próxima fase, numa melhor de cinco partidas, será o Sesc-RJ, que na sexta-feira (16) eliminou o Pinheiros.

Siga @saidaderede no Twitter
Curta o Saída de Rede no Facebook

Pelo lado vencedor, destaque para a oposta americana Destinee Hooker e a experiente central Carol Gattaz. A atacante de saída de rede foi a maior pontuadora do jogo, 26 pontos, com aproveitamento de 42% no ataque (22 em 52 tentativas). Já a meio de rede, uma das melhores atletas desta Superliga, mais uma vez demonstrou consistência, fazendo 20 pontos (15 de ataque e cinco de bloqueio) – houve uma sequência no primeiro set em que marcou seis seguidos, entre ataques e bloqueios. Na vitória deste sábado sobre o Fluminense, Gattaz fez sua 150ª partida com a camisa do Minas – foi homenageada antes do jogo.

Clubes mantêm ranking na Superliga feminina
Se o vôlei brasileiro chegou tão longe, agradeçam a Bebeto de Freitas

O Fluminense, sexto colocado na fase de classificação, caiu de rendimento desde o returno. Nesta última partida pelas quartas de final, o time ainda pressionou o Minas no set inicial e no final, além de vencer o segundo – o único diante do adversário de Belo Horizonte na competição. Porém, a irregularidade na virada de bola comprometeu as chances da equipe carioca.

A veterana oposta Renatinha, que em meados de fevereiro havia sofrido uma torção no tornozelo direito durante um treino, começou no banco e quase não foi acionada, ainda fora de forma. O principal nome do Fluminense foi justamente Arianne, sua substituta na saída de rede, que já havia ido bem no primeiro confronto das quartas de final (20 pontos) e nesta tarde marcou 21 vezes, com 38% de aproveitamento no ataque (17 em 45 tentativas). A ponteira Thaisinha fez 16 pontos, com um rendimento ofensivo de 54% (14 em 26).

A oposta americana Destinee Hooker marcou 26 pontos

Pressão sobre o Sesc
Na semifinal, embora jogue fora de casa três dos possíveis cinco jogos, o Camponesa/Minas se vê num bom momento diante do Sesc. Após perder para o time de Bernardinho por 1-3 no primeiro turno, a equipe de BH cravou 3-0 no returno na casa do adversário e, na semana seguinte, na condição de anfitriã, fez 3-2 para vencer o Sul-Americano e se classificar para o Mundial de Clubes. Ao final do returno da Superliga, o Sesc terminou como segundo colocado e o Minas, terceiro. Na edição passada, esses dois times também fizeram uma das semifinais, com vitória carioca somente na quinta e última partida.

A outra semifinal da Superliga 2017/2018 será entre Dentil/Praia Clube e o vencedor da série entre Vôlei Nestlé e Hinode Barueri. O Praia Clube se classificou ontem ao fechar em 2-0 as quartas de final diante do Vôlei Bauru. No outro confronto, o time de Osasco venceu a primeira partida por 3-1 e, logo mais, às 19h, como visitante, enfrenta o Barueri. Caso o anfitrião vença, será necessário um terceiro jogo, na terça-feira (20), em Osasco, em horário a ser definido pela Confederação Brasileira de Vôlei (CBV). A entidade vai divulgar as datas e os horários das semifinais quando as quartas de final forem encerradas.

Sobre a autora

Carolina Canossa - Jornalista com experiência de dez anos na cobertura de esportes olímpicos, com destaque para o vôlei, incluindo torneios internacionais masculinos e femininos.

Sobre o blog

O Saída de Rede é um blog que apresenta reportagens e análises sobre o que acontece no vôlei, além de lembrar momentos históricos da modalidade. Nosso objetivo é debater o vôlei de maneira séria e qualificada, tendo em vista não só chamar a atenção dos fãs da modalidade, mas também de pessoas que não costumam acompanhar as partidas regularmente.

Blog Saída de Rede