Topo

Saída de Rede

Adenizia se destaca no bloqueio e briga pela liderança esquenta na Itália

João Batista Junior

26/02/2018 06h00

Adenizia: cinco blocks contra Conegliano (foto: divulgação/Scandicci Volley)

Melhor jogadora de meio de rede da liga italiana, Adenizia cumpriu mais uma boa jornada no fim de semana. Sua equipe, o Savino Del Bene Scandicci, venceu o Imoco Volley Conegliano, líder da competição, fora de casa, por 3 a 0 (25-14, 25-22, 25-20), e deixou ainda mais acirrada a briga pela ponta da tabela. Para variar, a brasileira se destacou no bloqueio.

Dos seis pontos anotados pelo Scandicci no bloqueio, nada menos que cinco foram da central brasileira. Maior bloqueadora da competição, Adenizia chegou a 78 anotações nesse quesito (a segunda colocada tem 63), com a média de 1,1 ponto/set (a média da concorrente mais próxima é de 0,83).

Faltando duas rodadas para o fim da fase classificatória, o Conegliano estacionou nos 49 pontos, com 17 vitórias, e ainda pode ser alcançado pelo vice-líder Igor Gorgonzola Novara, que fez 3-1 no Saugella Team Monza e foi a 46 pontos e 15 vitórias, bem como pelo próprio Scandicci, que tem 16 triunfos e 45 pontos na temporada.

A próxima rodada do campeonato, no domingo que vem, terá um duelo entre Conegliano e Novara. No sábado, o Scandicci pega o Foppapedretti Bergamo, que precisa desesperadamente de uma vitória para não ser eliminado da briga por um lugar nos playoffs.

Na penúltima rodada da liga masculina da Itália, no domingo, o Azimut Modena, venceu o líder Sir Safety Conad Perugia por 3 a 2 (21-25, 25-20, 25-20, 21-25, 15-13), mas não tem mais chance de terminar essa fase na segunda posição: com a vitória do Lube Civitanova também por 3-2 sobre o Piacenza, a equipe do levantador Bruno e do ponta francês Earvin N'gapeth se consolidou no terceiro posto da tabela – o Perugia já havia garantido o primeiro lugar.

Siga o @saidaderede no Twitter
Curta a página do Saida de Rede no Facebook

Turquia
Em má fase na temporada – ainda mais, depois da eliminação precoce na Champions League, no meio da semana –, o Fenebahçe se deu mal na última rodada da primeira fase da liga turca feminina de vôlei.

Fenerbahçe não passou pelo Seramiksan e caiu na tabela (Fenerbahçe)

Ainda sem contar com Natália, as atuais campeãs nacionais perderam para o Seramiksan (da ponta sérvia Tijana Malesevic), nono colocado do campeonato, e caíram do terceiro para o quarto lugar. Na prática, o revés por 3 a 0 (25-20, 25-17, 25-15) para uma equipe eliminada dos playoffs colocou o Fenerbahçe em rota de colisão, numa hipotética semifinal, com o Eczacibasi VitrA – líder da competição.

Nas quartas de final, o Fenerbahçe pega o Bursa Sehíd, quinto colocado. Já o Nilüfer, da central brasileira Carol, que terminou na oitava posição, jogará contra o Eczacibasi.

Rússia
Com o Zenit Kazan disparado na ponta e o Belogorie Belgorod afincado à segunda posição, a boa briga na liga russa masculina é pelo terceiro lugar na tabela: a uma rodada  do fim da fase de classificação, o Dínamo Moscou (terceiro) tem 18 vitórias, enquanto o Fakel (quarto) e o Zenit São Petersburgo (quinto) têm 17 triunfos.

Dínamo Moscou está de olho na terceira posição da liga russa (divulgação)

Pela liga feminina, não houve partidas no fim de semana, mas os playoffs das quartas de final já estão em andamento. Sem surpresa, o Dínamo Kazan vence a série contra o Sakhalin por 1 jogo a 0, mesma situação do Dínamo Moscou contra o Leningradka. As segundas partidas das séries serão disputadas entre o próximo sábado (03/3) e segunda-feira (05/3).

Polônia
Depois de um revés para o Onico Warszawa, por 3-2, no meio da semana, o Zaksa Kedzierzyn-Kozle voltou a vencer na PlusLiga. No sábado, o líder do campeonato aplicou um 3 a 1 sobre o Lucziczka Bydgoszcz e foi a 62 pontos e 21 vitórias em 23 jogos.

A briga está boa, no entanto, na segunda posição, já que o Warszawa foi surpreendido pelo lanterna Bielsko-Biala, que venceu por 3-1, e voltou ao terceiro posto no campeonato, atrás do vice-líder PGE Skra Belchatow graças ao set average.

Chemik Police abriu boa vantagem sobre segundo lugar (foto: Krzysztof Cichomski)

Na liga feminina, o Chemik Police venceu o Legionovia Legionowo por 3-0 e disparou na liderança, com 51 pontos. O LKS Lodz, da ponta Regiane, joga na terça-feira contra o Bielsko-Biala muito mais preocupado em manter o segundo posto do que em alcançar o sexteto líder: o time tem 44 pontos e só está á frente do terceiro colocado (Developres SkyRes Rzeszow) por causa do número de vitórias – 16 a 15.

Faltam quatro rodadas para o fim da fase de classificação do campeonato feminino e sete  para o masculino.

Sobre a autora

Carolina Canossa - Jornalista com experiência de dez anos na cobertura de esportes olímpicos, com destaque para o vôlei, incluindo torneios internacionais masculinos e femininos.

Sobre o blog

O Saída de Rede é um blog que apresenta reportagens e análises sobre o que acontece no vôlei, além de lembrar momentos históricos da modalidade. Nosso objetivo é debater o vôlei de maneira séria e qualificada, tendo em vista não só chamar a atenção dos fãs da modalidade, mas também de pessoas que não costumam acompanhar as partidas regularmente.

Blog Saída de Rede