Topo

Saída de Rede

Tandara quase iguala recorde de Tifanny, mas Minas vence o Vôlei Nestlé

Carolina Canossa

08/02/2018 21h38

Tandara marcou nada menos que 15 dos 25 pontos de Osasco no quarto set (Foto: João Pires/Fotojump)

A edição 2017/2018 da Superliga feminina de vôlei está sendo marcada por grandes atuações individuais. Nove dias depois de Tifanny Abreu ter quebrado o recorde de pontuação em uma só partida, com 39 acertos diante do Dentil/Praia Clube, Tandara quase atingiu a mesma marca na noite desta quinta (8) ao fazer 38 no duelo entre seu time, o Vôlei Nestlé, contra o Camponesa/Minas.

Mas, assim como havia ocorrido com a oposta transexual do Vôlei Bauru, a grande atuação de Tandara não foi suficiente para evitar a derrota. Ao término do confronto, o placar apontava 3 sets a 2, parciais de 25-16, 25-18, 20-25, 23-25 e 15-11, para a equipe de Belo Horizonte. Com o resultado, o time de Osasco deixa para as rivais a terceira posição na classificação geral da competição, atrás do próprio Praia e do Sesc-RJ.

Sesc, de Bernardinho, neutraliza Tifanny e vence Bauru fora de casa

Tifanny responde críticas: "Estou aqui simplesmente porque tenho talento"

"Eu preferiria a vitória. Trocaria estes pontos pela vitória para estar uma posição na frente", comentou Tandara em entrevista ao "SporTv" após a partida. Ao analisar o jogo, ela falou em apagão do Vôlei Nestlé nos dois primeiros sets. "Depois jogamos bem e no tie-break demos uma deslizada", apontou.

Tandara, que enfrentou Tifanny na última sexta (ocasião em que se declarou contra a presença da oposta de Bauru na Superliga feminina), atacou um total de 69 bolas no confronto, marcando 35 pontos no fundamento ataque (51% de aproveitamento). Para efeito de comparação, Tiffany teve 75 oportunidades de atacar quando estabeleceu o recorde (44% de aproveitamento).

Apesar de não ter conseguido igualar a marca de Tifanny, a marca de Tandara é um ponto maior do que ela própria já havia conseguido (37 em 2013). Aliás, os números da atacante esta noite diferem dependendo da fonte: segundo a estatística do Minas, dono da casa e, portanto, responsável pela estatística oficial usada pela CBV, ela fez 38 pontos, mas de acordo com o canal SporTV, que detém os direitos de transmissão do torneio, ela marcou 39. Na contagem do clube de Osasco, porém, Tandara ficou com 40. "Independente disso, sei que hoje sou um dos pilares da equipe e por isso me cobro muito para ser cada vez melhor. Melhor para mim e para o meu clube", declarou a atleta.

A jogadora também tem toda razão ao falar em "apagão" do Vôlei Nestlé. No primeiro set, por exemplo, a equipe entrou extremamente desligada em quadra e chegou a estar perdendo por incríveis 18-04. O time ainda conseguiu uma pequena reação para recuperar a moral, mas a virada era impossível. Já na segunda parcial, as paulistas chegaram a ter uma vantagem de seis pontos (14-08), mas uma ótima passagem da levantadora Macris pelo saque foi fundamental para que a parcial terminasse favorável às donas da casa.

Na tentativa de reverter a difícil situação em que se encontrava, o técnico Luizomar de Moura chegou a colocar Tandara para jogar de ponta, com Paula Borgo na saída. Não deu certo e Tandara voltou a atuar como oposta, onde passou a ser extremamente acionada por Fabíola e correspondeu. No quarto set, por exemplo, marcou nada menos que 15 dos 25 pontos de sua equipe, com direito a uma bolada no rosto da líbero Leia, sua amiga de seleção brasileira. No tie-break, porém, o Minas fez uma marcação especial em cima dela e garantiu os dois pontos da vitória.

CORREÇÃO (08/02 às 22h03): Ao contrário do inicialmente divulgado, Tandara marcou 38 pontos ao invés de 39 e chegou a 51% de aproveitamento em 69 ataques e não 60% em 60.

Curta o Saída de Rede no Facebook!

Siga-nos no Twitter: @saidaderede

 

Sobre a autora

Carolina Canossa - Jornalista com experiência de dez anos na cobertura de esportes olímpicos, com destaque para o vôlei, incluindo torneios internacionais masculinos e femininos.

Sobre o blog

O Saída de Rede é um blog que apresenta reportagens e análises sobre o que acontece no vôlei, além de lembrar momentos históricos da modalidade. Nosso objetivo é debater o vôlei de maneira séria e qualificada, tendo em vista não só chamar a atenção dos fãs da modalidade, mas também de pessoas que não costumam acompanhar as partidas regularmente.

Blog Saída de Rede