Topo

Saída de Rede

Ainda sem vencer, Dínamo Moscou decepciona na Liga dos Campeões masculina

João Batista Junior

02/02/2018 06h00

Block do Dínamo tenta parar Mariusz Wlazly na vitória polonesa (fotos: CEV)

Tudo bem que "tradição não ganha jogo", mas, no caso da campanha do Dínamo Moscou na Champions League masculina, o clichê virou carma. Com a derrota por 3 a 1, na última quarta-feira (31), na Polônia, para o PGE Skra Belchatow – parciais de 25-23, 23-25, 25-22, 25-13 –, os atuais vice-campeões da Rússia conheceram a quarta derrota em quatro partidas na competição continental.

A liderança deste grupo C da Liga dos Campeões é do Lokomotiv Novosibirsk, que bateu o Chamont, da França, por 3 sets a 1 e garantiu vaga nos mata-matas, com 11 pontos ganhos. O time francês, com seis pontos, é o vice-líder, seguido do Belchatow, com cinco.

Tendo no elenco os pontas Yuri Berezhko – campeão olímpico em 2012 – e Aleksandr Markin (o do polêmico episódio teste positivo para Meldonium, quando defendia a seleção russa no pré-olímpico de 2016), o Dínamo Moscou está na lanterna da chave, com apenas dois pontos, e dificilmente terá vida longa na competição. Vale lembrar que, em dezembro, o clube perdeu o central Kevin Le Roux, que voltou para o voleibol francês.

O que parece salvar a temporada do time – que venceu o campeonato nacional pela sétima e última vez em 2008, e já teve jogadores do naipe de Dante, Ivan Zaytsev, Matey Kasziyski, Max Holt, Vlad Grbic, Alexandr Volkov – é a boa campanha na liga russa. Depois de perder quatro dos seis primeiros jogos que disputou no nacional, a equipe chegou à quarta posição, à frente do novato Zenit São Petersburgo, de alto investimento, e do próprio Lokomotiv Novosibirsk.

Siga o @saidaderede no Twitter
Curta a página do Saida de Rede no Facebook

Sem surpresas
Se o Dínamo Moscou frustra seu torcedor no campeonato europeu, o mesmo não se diz dos principais candidatos ao título no torneio.

3-0 sobre Roeselare sacramentou vaga do Perugia nos mata-matas

No grupo A, líder e vice-líder da liga italiana nadam de braçada. O Perugia recebeu o Knack Roeselare, da Bélgica, e venceu por 3-0 (25-16, 25-22, 25-17), com o ponta norte-americano Aaron Russell marcando 18 pontos e o oposto sérvio Aleksandar Atanasijevic chegando a 71% de rendimento no ataque. A equipe ocupa a primeira posição da chave, com dez pontos, e já sabe que vai aos playoffs.

Já o Cucine Lube Civitanova, segundo na Itália e também no grupo, venceu o Fenerbahçe  na Turquia em sets diretos e alcançou os mesmos dez pontos, mas precisa ainda vencer um set nos próximos dois jogos (Roeselare fora, Perugia em casa) para garantir presença nos mata-matas.

O terceiro representante da Itália no campeonato, o Diatec Trentino, venceu os turcos do Arkas Spor, em Izmir (Turquia), por 3 a 1 – com direito a dez pontos do central brasileiro Éder e a um marcador de 25-9 no segundo set – e chegaram a dez pontos. A equipe assumiu a liderança do grupo E graças ao revés sofrido pelo Zaksa Kedzierzyn-Kozle, na Bélgica, diante do Noliko Maaseik (2 a 3).

Em busca do quarto título europeu consecutivo, o Zenit Kazan venceu o Jastrzebski Wegiel (Polônia) por 3-0 e manteve seu aproveitamento em 100% na Liga. Com 12 pontos, os campeões mundiais lideram o grupo D, com a melhor campanha desta fase de grupos, e já estão qualificados aos playoffs. Os poloneses, com seis, lutam palmo a palmo com o Berlin Recycling Volleys pela segunda vaga da chave – zerado, o lanterna Toulouse já está fora da briga.

Torcida do Friedrichshafen celebra classificação do time

Por fim, no grupo B, o Friedrichshafen (Alemanha) e o Halkbank (Turquia) venceram por 3 a 0, respectivamente, o PAOK Tessalônica (Grécia) e Sastamala (Finlândia), e nem precisaram esperar o Carnaval para garantirem vaga nos playoffs de 12.

A quinta e penúltima rodada da fase de grupos da Liga dos Campeões masculina será disputada entre os próximos dias 13 e 15.

Sobre a autora

Carolina Canossa - Jornalista com experiência de dez anos na cobertura de esportes olímpicos, com destaque para o vôlei, incluindo torneios internacionais masculinos e femininos.

Sobre o blog

O Saída de Rede é um blog que apresenta reportagens e análises sobre o que acontece no vôlei, além de lembrar momentos históricos da modalidade. Nosso objetivo é debater o vôlei de maneira séria e qualificada, tendo em vista não só chamar a atenção dos fãs da modalidade, mas também de pessoas que não costumam acompanhar as partidas regularmente.

Blog Saída de Rede