Topo

Saída de Rede

Klineman bate brasileiras e é campeã em sua estreia no Circuito Mundial

Carolina Canossa

07/01/2018 15h36

Junto de Ross, Alix (à direita) já deixou claro que formará uma das duplas mais fortes deste ciclo olímpico (Fotos: Divulgação/FIVB)

A trajetória de Alix Klineman, ex-Dentil/Praia Clube, rumo à Olimpíada de Tóquio no vôlei de praia não poderia ter começado de maneira melhor: logo em seu primeiro torneio ao lado da experiente April Ross no Circuito Mundial, em Haia (Holanda), a americana faturou o título.

Na decisão, as representantes dos Estados Unidos bateram as brasileiras Maria Elisa e Carol Solberg por 2 sets a 0, parciais de 21-12 e 21-15. Klineman, com seu 1,94 m, se destacou pelo bom trabalho efetuado na rede.

"Ainda estou chocada", admitiu Klineman, logo após a vitória na decisão. Ela e Ross sequer tinham pontos para entrar direto na chave principal da disputa, de maneira que precisaram disputar o country-cota e o qualifying para poder sonhar com a medalha de ouro. "Tentamos jogar esta partida final como se fosse qualquer outra. Nos preparamos da mesma forma de sempre e acabou sendo o suficiente", analisou.

Ex-jogadora do Praia soube usar bem sua estatura na nova modalidade

Dona de duas medalhas olímpicas (prata em Londres 2012 e bronze no Rio 2016), Ross não ganhava uma etapa do Circuito Mundial desde agosto de 2016, quando ainda jogava com Kerri Walsh. Já Maria Elisa e Carol também tiveram sua história de superação, já que também começaram no classificatório com o adendo de Maria Elisa ter se casado em dezembro, tendo, inclusive, treinado durante a lua de mel.

"Temos muitas coisas em comum, como a forma de pensar, a cultura e os valores. Isso é muito importante em quadra, quando você está se dedicando duro pela outra. É um sentimento muito especial que temos aqui", destacou Ross.

Klineman, que já havia se destacado no Circuito Americano como a "melhor novata" ao longo dos últimos meses, se uniu a Ross apenas no último trimestre de 2017. O objetivo de ambas é subir ao pódio nos Jogos de Tóquio, em 2020.

O Circuito Mundial de vôlei de praia continua entre 1 e 4 de fevereiro, em Shepparton (Austrália).

Curta o Saída de Rede no Facebook!

Siga-nos no Twitter: @saidaderede

Sobre a autora

Carolina Canossa - Jornalista com experiência de dez anos na cobertura de esportes olímpicos, com destaque para o vôlei, incluindo torneios internacionais masculinos e femininos.

Sobre o blog

O Saída de Rede é um blog que apresenta reportagens e análises sobre o que acontece no vôlei, além de lembrar momentos históricos da modalidade. Nosso objetivo é debater o vôlei de maneira séria e qualificada, tendo em vista não só chamar a atenção dos fãs da modalidade, mas também de pessoas que não costumam acompanhar as partidas regularmente.

Blog Saída de Rede