Topo

Saída de Rede

Inspirado em Bernardinho, Rodrigão faz cursos e cogita virar treinador

Carolina Canossa

26/12/2017 09h49

Rodrigão: gosto por aspectos táticos do vôlei sempre lhe acompanhou na carreira (Foto: Divulgação/CBV)

O primeiro foi o ex-oposto Anderson Rodrigues, cujo trabalho com o Terracap/BRB/Brasília Vôlei chamou a atenção na última temporada da Superliga. O próximo pode ser Rodrigão. Também integrante da geração brasileira que encantou o mundo nos anos 2000, o ex-central tem se preparado para virar técnico e, assim como o antigo companheiro de equipe, pode aparecer na beira de quadras pelo Brasil em breve.

No último mês de novembro, Rodrigão completou o nível II do curso de treinadores da CBV (Confederação Brasileira de Vôlei), que o habilita a treinar categorias de base. No começo de 2018, tem planos de cursar o próximo estágio, que dá autorização para preparação de times da Superliga. "Sempre participei da parte de esquema tático da seleção e tive a oportunidade de trabalhar com o Bernardo (Rezende) e o Chico (dos Santos), que são grandes estudiosos. Gostava muito e tinha vontade de fazer os cursos de treinadores. Desta vez, deu certo", comentou Rodrigão, em entrevista exclusiva ao Saída de Rede.

Ex-jogador da seleção já é habilitado para trabalhar nas categorias de base (Foto: Reprodução/Instagram)

Bem estabelecido em Praia Grande, cidade do litoral sul de São Paulo, Rodrigão condiciona a continuidade da nova carreira ao surgimento de uma equipe na região. "Sair da minha casa e do meu trabalho seria bem complicado", afirmou o atleta, que atualmente exerce o cargo de subsecretario local de esportes. Nos últimos anos foram várias as tentativas de formar um time profissional na região, mas, apesar de ter obtido o apoio do Santos Futebol Clube para o uso da marca, Rodrigão ainda esbarra em algumas dificuldades. "É difícil conseguir empresas que queiram nos patrocinar porque elas ficam mais no interior de São Paulo. Se alguma tivesse consciência do poder do litoral… a cidade aqui tem 300 mil habitantes. Se pegar depois do Ano Novo, chega a 1 milhão e meio, um aumento enorme. É a mesma época que o time jogaria na Superliga, então haveria um apelo muito grande, dá pra fazer muita coisa em relação a marketing", aponta.

Agora líbero, Murilo relata drama com doping: "Ninguém sabia o que poderia acontecer"

Cinco pontos que explicam o bom momento do Dentil/Praia Clube na Superliga

Sada Cruzeiro no Mundial 2017: o que deu errado?

Rodrigão ainda lembra que o litoral paulista tem vários locais com estrutura para receber a Superliga de vôlei, como o ginásio Falcão (capacidade para três mil espectadores), o ginásio Magic Paula (mil espectadores) e até um ginásio que leva seu próprio nome (também para mil espectadores): "Aqui é bem bacana em relação a isso. A Baixada Santista tem muito para oferecer em relação ao esporte".

Rodrigão mantém a forma defendendo a Praia Grande em torneios de vôlei de praia (Foto: Reprodução/Instagram)

Mais um discípulo de Bernardinho

Assim como o próprio Anderson, a inspiração de Rodrigão como técnico é Bernardinho. "Ele não é uma das minhas referências, ele é "a" referência", deixa claro o ex-central. "É um treinador que deu certo pela forma de trabalhar e conduzir o grupo", complementa.

A condução do grupo, aliás, é a maior dificuldade detectada pelo paulista na nova carreira. "É bem complicado administrar pessoas diferentes, com pensamentos diferentes e trazê-las para o mesmo objetivo. O técnico tem que ser muito psicólogo em relação a essa questão. As decisões e as opções dele estão mexendo diretamente com os sonhos de muitos atletas. Você tem que estar sempre se policiando para machucar o menos possível", afirmou.

Com a documentação na Federação Paulista regularizada, Rodrigão já tem auxiliado nos treinos de um time adulto na Praia Grande "para ver como é na parte prática". Esta, porém, é apenas mais uma das atividades do atleta de 38 anos, que, além do trabalho na Prefeitura, também defende a cidade em campeonatos menores de vôlei de praia e participa de torneios de pôquer. "Não dá é para ficar parado, né?".

Curta o Saída de Rede no Facebook!

Siga-nos no Twitter: @saidaderede

Sobre a autora

Carolina Canossa - Jornalista com experiência de dez anos na cobertura de esportes olímpicos, com destaque para o vôlei, incluindo torneios internacionais masculinos e femininos.

Sobre o blog

O Saída de Rede é um blog que apresenta reportagens e análises sobre o que acontece no vôlei, além de lembrar momentos históricos da modalidade. Nosso objetivo é debater o vôlei de maneira séria e qualificada, tendo em vista não só chamar a atenção dos fãs da modalidade, mas também de pessoas que não costumam acompanhar as partidas regularmente.

Blog Saída de Rede