Topo

Saída de Rede

Sorteio ajuda e Brasil terá início tranquilo no Mundial feminino de vôlei

Carolina Canossa

07/12/2017 06h09

Fernanda Garay deve ser uma das estrelas do Brasil no Mundial (Foto: Divulgação/FIVB)

Segundo campeonato de maior relevância no mundo do vôlei, perdendo apenas para a Olimpíada, o Mundial teve, na madrugada desta quinta-feira (7), a definição da primeira fase de sua edição 2018. E a seleção brasileira feminina de vôlei terá vida tranquila nos primeiros dias de competição: cabeça de chave do grupo D, sediado em Hamamatsu, o time comandado por José Roberto Guimarães vai encarar Sérvia, República Dominicana, Porto Rico, Cazaquistão e Quênia.

Destes, o adversário de maior relevância é a vice-campeã olímpica Sérvia, mas tal confronto já era conhecido de antemão, já que a seleção europeia também havia sido escolhida como cabeça-de-chave do grupo no sorteio realizado em Tóquio. Vale destacar que a equipe da República Dominicana também conta com um "tempero" verde-amarelo, já que é comandada por Marcos Kwiek, ex-assistente de Zé Roberto no time nacional.

Grávida, Dani Lins avisa: quer defender a seleção no Mundial 2018

Brasil encara a França na primeira fase do Mundial masculino

Dos seis times de cada chave, quatro se classificam para a fase seguinte, na qual os times do grupo do Brasil encaram os melhores do grupo A, composto por Japão, Holanda, Argentina, Alemanha, Camarões e México. A tabela com dias e horários dos jogos ainda não foi divulgada pela FIVB (Federação Internacional de Vôlei).

Já os demais grupos preveem um pouco mais dificuldades para as grandes seleções internacionais, especialmente considerando o cruzamento da segunda etapa. O grupo B, por exemplo, conta com a campeã olímpica China, Itália, Turquia, Bulgária, Canadá e Cuba, enquanto o grupo C terá os Estados Unidos (atuais campeões mundiais), Rússia, Coreia do Sul, Tailândia, Azerbaijão e Trinidad & Tobago.

Confira os grupos da primeira fase abaixo:

Na segunda fase, as 16 seleções ainda vivas na disputa são divididas em dois grupos de oito, levando adiante os resultados obtidos contra os outros classificados da sua chave e enfrentando os demais. Os três melhores de cada grupo vão à terceira fase, onde serão novamente divididos em dois grupos. Os dois mais bem colocados, por fim, classificam-se às semifinais.

O Mundial feminino de vôlei será disputado entre 29 de setembro e 20 de outubro no Japão. Vice-campeã em 1994, 2006 e 2010, além de terceira colocada em 2014, a seleção brasileira feminina irá em busca de um título inédito.

Curta o Saída de Rede no Facebook!

Siga-nos no Twitter: @saidaderede

Sobre a autora

Carolina Canossa - Jornalista com experiência de dez anos na cobertura de esportes olímpicos, com destaque para o vôlei, incluindo torneios internacionais masculinos e femininos.

Sobre o blog

O Saída de Rede é um blog que apresenta reportagens e análises sobre o que acontece no vôlei, além de lembrar momentos históricos da modalidade. Nosso objetivo é debater o vôlei de maneira séria e qualificada, tendo em vista não só chamar a atenção dos fãs da modalidade, mas também de pessoas que não costumam acompanhar as partidas regularmente.

Blog Saída de Rede